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Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte e qual a margem de lucro?

O faturamento de uma farmácia é relevante para a empresa se manter de pé. Entender o quanto se costuma faturar vai lhe ajudar a saber o que esperar no futuro do negócio. Contudo, é necessário tomar os passos certos para lucrar.

20 ago 2021

Tempo de Leitura: 8 min.
farmácia faturamento

A rentabilidade de uma farmácia depende das escolhas que fizer antes e durante a abertura da empresa.

Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte? Quanto é o investimento inicial? São essas duas questões que guiam o empresário na abertura de uma farmácia e ambas dependem das decisões que tomar antes de abri-la.

O primeiro ponto a se questionar são os custos no projeto de drogaria pequena ou farmácia de manipulação de pequeno porte. Existem os custos iniciais e aqueles que permanecerão com a farmácia: variáveis, fixos e comerciais.

O segundo ponto a se questionar é o faturamento e ele depende não só dos custos, mas também da rentabilidade da farmácia. Prossiga com a leitura e entenda melhor sobre isso!

Como se cadastrar como empresa de pequeno porte?

A sua farmácia é automaticamente registrada pela Anvisa como Grupo I no momento do cadastro. Dessa forma, você precisa comprovar na agência o seu verdadeiro porte, de maneira a obter descontos no pagamento da Taxa de Fiscalização da Vigilância Sanitária.

Para alterar o porte, é necessário apresentar: original ou cópia autenticada da Certidão Simplificada atualizada pela Junta Comercial ou pelo Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Nela, deve constar a sua identificação como EPP.

Os documentos são enviados para a Gerência de Gestão da Arrecadação (GEGAR/GGGAF) da Anvisa. Há a preocupação de não ter o faturamento definido pelo seu porte? Bem, isso não é um problema.

O seu enquadramento pode ser definido com base no faturamento presumido, tendo o tempo de um ano de funcionamento para alcançar o valor estipulado.

    O que define uma farmácia de pequeno porte?

    Antes de entender a rentabilidade de uma farmácia, é interessante compreender uma parte de como abrir uma farmácia: o porte. Porte se trata da capacidade econômica de uma empresa, que é definida pelo faturamento anual bruto.

    Há comumente seis tipos de porte, que estão de acordo com a MP 2.190/01 e a Lei Complementar 139/11. Eles são:

    • Grupo I para empresa de grande porte com rendimento superior a R$ 50.000.000;
    • Grupo II para empresa de grande porte com rendimento igual ou inferior a R$ 50.000.000 e maior que R$ 20.000.000;
    • Grupo III para empresa de médio porte com rendimento igual ou inferior a R$ 20.000.000 e maior que R$ 6.000.000;
    • Grupo IV para empresa de médio porte com rendimento igual ou inferior a R$ 6.000.000;
    • Empresa de Pequeno Porte (EPP) com rendimento igual ou inferior a R$ 4.800.000 e maior que R$ 360.000;
    • Microempresa com rendimento igual ou inferior a R$ 360.000.

    Qual é a diferença entre farmácia e drogaria?

    Entre um projeto de drogaria pequena e um de farmácia de manipulação, o rendimento acaba sendo diferente. Isso ocorre pela diferença entre farmácia e drogaria quanto aos produtos e serviços oferecidos.

    Segundo a lei 5.991/73, que aborda o controle sanitário do comércio:

    • Drogaria é uma farmácia sem manipulação que trabalha com a dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e afins;
    • Farmácia com manipulação é uma empresa que trabalha com manipulação de fórmulas, fora a dispensação e o comércio.

    Entendido isso, podemos finalmente partir para o investimento inicial de uma farmácia!

    Quanto custa uma farmácia: entendendo o investimento inicial que é feito!

    Não existe um valor exato para o investimento inicial, da mesma forma que não há para o faturamento de uma farmácia de pequeno porte. Tudo depende das decisões que tomar no projeto de drogaria pequena ou farmácia de manipulação.

    De qualquer forma, há elementos que são essenciais no seu projeto e que podem aumentar ou diminuir o investimento. Por isso que é recomendado um planejamento correto nessa parte, pois impacta no faturamento depois.

    E quais são os elementos?

    • Ponto comercial da sua farmácia;
    • Montagem e manutenção da equipe da farmácia;
    • Mix básico de produtos nas gôndolas;
    • Mobiliário para a farmácia;
    • Equipamentos e outros materiais para o estabelecimento.

    Outros pontos podem ser abordados antes da inauguração da farmácia, mas esses são os principais. O investimento inicial pode variar entre 100 mil e 150 mil – para entender melhor, vamos ver tudo em detalhes!

    1. Ponto comercial da sua farmácia

    Nesse ponto, é importante definir alguns aspectos da sua localização comercial, como:

    • É próprio ou alugado?
    • Qual é o tamanho em metros quadrados (o básico é 20m²)?
    • Qual é o tipo do imóvel?
    • É localizado em região nobre?
    • Quais são as condições gerais do espaço?

    2. Montagem e manutenção da equipe da farmácia

    O primeiro detalhe aqui é se você é farmacêutico ou não. Se não for, é obrigatório que tenha esse profissional na sua equipe. Depois disso, comece a pensar na contratação de atendentes, nos gastos com a administração e com a gestão, entre outras coisas.

    3. Mix básico de produtos nas gôndolas

    Tenha em mãos uma lista de medicamentos para abrir uma farmácia, pois isso vai lhe guiar na montagem do mix básico de produtos. Você deve ir atrás de saber quais são os medicamentos mais comuns, os propagados, genéricos e etc.

    Além disso, também precisa ter uma noção do melhor mix de produtos de beleza, perfumaria, de conveniência e afins. Serve de ajuda ter um público-alvo já definido, pois a escolha dos produtos impacta no faturamento de uma farmácia de pequeno porte.

    4. Mobiliário para a farmácia

    O mobiliário para a farmácia deve ser pensado no momento em que você obtém o estabelecimento – pense onde ficará cada um. Os mobiliários são balcões, armários, prateleiras de vidro, gôndolas e outros.

    5. Equipamentos e outros materiais para o estabelecimento

    Por fim, há o custo com os equipamentos para atendimento e administração, como computadores, monitores, impressoras, leitores de códigos de barra, etc. Por fora, você ainda pode gastar num software de gestão da empresa.

    O software é importante para melhor administrar o negócio e ter um bom faturamento com sua farmácia!

    6. Ponto extra: custos fixos, variáveis e comerciais

    Os gastos aqui abordados podem ser encaixados nos custos fixos, variáveis e comerciais. Os fixos são os gastos que a farmácia vai ter com as operações, como salários, materiais de consumo, água, telefone, luz, etc.

    Os variáveis são os custos recorrentes que variam, como a obtenção de produtos para comercialização. No plano de negócio da farmácia, é importante estimar o valor dos medicamentos e outros produtos.

    Por fim, os comerciais são os gastos decorrentes do aumento de clientes, sendo também variáveis. Por exemplo, impostos e contribuições, taxa de administração de cartão de crédito, entre outros.

      Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?

      Finalmente chegamos na grande questão: o faturamento de uma farmácia de pequeno porte. O valor pode variar conforme as especificidades do negócio (como ser drogaria ou farmácia) ou seu modelo de negócio (licenciamento de marca, por exemplo).

      Além disso, não existe um faturamento absoluto que define o sucesso – o valor que é positivo para um, pode ser negativo para o outro. Por isso que a melhor forma de abordar o faturamento é por margem de lucro em porcentagem.

      Isso foi estudado pelo farmacêutico Cadri Saleh Ahmad Awad e divulgado numa entrevista para o ICTQ. Segundo ele, o faturamento de uma drogaria de pequeno porte varia entre 6% e 15% em margem de lucro.

      Essa é a margem de lucro que você fatura com uma farmácia de pequeno porte. Contudo, o valor pode ser ainda mais positivo dependendo das decisões que tomar!

      1. Gestão correta dos impostos aumenta o faturamento

      Segundo Cadri Saleh, de 10 farmácias no Brasil, 9 pagam impostos de maneira indevida. Das que sonegam impostos, 73,4% acabam pagando mais do que as que pagam corretamente.

      2. E-commerce + delivery podem aumentar o faturamento

      O uso de canais digitais (e das estratégias de omnichannel) podem contribuir bastante para o aumento do faturamento. Para muitas farmácias consolidadas, o comércio digital representa mais de 50% das vendas.

      E o comércio digital vai além dos medicamentos, já que também há busca na internet por itens de higiene pessoal, conveniência, cosméticos, perfumaria, infantis, etc.

      2. Outros cuidados que deve ter para aumentar o faturamento

      Para que tenha sucesso com sua farmácia, você deve ter algumas noções importantes para o negócio. Você deve saber:

      Essas noções são importantes para que sua empresa não comece a entrar em prejuízo não muito tempo depois da abertura!

      Conclusão

      Abrir farmácia é, no Brasil, um ótimo negócio. Segundo a Sindusfarma, a indústria farmacêutica continua em expansão e nesse ano deve encontrar um crescimento de 8,04%. Segundo a XP Investimentos, a porcentagem é ainda maior: 10,3%.

      No cenário de pandemia do ano de 2020, as farmácias apresentaram uma busca maior: em comparação com 2019, tiveram um crescimento médio por mês de 15,4% nas buscas pelos itens da farmácia.

      E entre 2015 e 2019, o setor apresentou uma expansão de 53%. É esperado até 2023 que a nossa indústria farmacêutica seja a 5ª maior do mundo.

      Por esses e outros motivos que vale a pena realizar a abertura de uma farmácia: você estará inserido num mercado lucrativo e que constantemente é buscado por novos clientes, ainda mais nesse cenário.

      O que você achou desse conteúdo?

      Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

      4 Comentários

      1. DORIVAL

        Parabéns!!! Objetivos com linguagem clara!!! Maravilhosos!!

        Responder
      2. Werly Darzan da Silva

        Bom dia, excelente apresentação e didática, de fácil compreensão e conteúdo de altíssimo nível..
        Nota 10 .
        Estou adquirindo uma Drogaria e essas informações me ajudaram bastante.

        Responder
      3. Agnaldo

        Parabéns pelo conteúdo

        Responder
      4. Helena Bengue

        Muito obrigada pelo esclarecimento!!!!
        Um conteúdo de fácil entendimento 🥰🙏🏽

        Responder

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