fbpx

Lista de medicamentos para abrir uma farmácia: um item essencial para quem quer empreender no ramo farmacêutico

A lista de medicamentos iniciais é um item essencial para os preparativos de uma nova drogaria. Entenda todos os passos e pormenores que são necessários para se montar não apenas uma lista de medicamentos completa, mas também uma farmácia de sucesso.

12 nov 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
lista de medicamentos para abrir uma farmacia

Certos medicamentos possuem maior saída de estoque do que outros e é necessário compreender essa lógica para ter um melhor controle dos medicamentos.

O Brasil é um país conhecido pela grande inventividade do seu povo e pelo espírito empreendedor que está impregnado no DNA brasileiro.

Por causa disso, muitas pessoas se perguntam como abrir uma farmácia, ou: “quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?”, por exemplo.

Esses questionamentos são válidos, uma vez que a indústria farmacêutica é um segmento extremamente lucrativo e com alta rotação de mercadorias, quando comparado com outros setores industriais.

Iniciar no ramo farmacêutico não é tão simples, pois exige do empreendedor uma série de pré-requisitos e muita preparação.

Dentre os preparativos mais essenciais que precisam ser observados antes da inauguração de uma farmácia, está a definição de uma lista de medicamentos que devem ser comprados para gerar um estoque inicial para o estabelecimento.

Nesse artigo você vai saber de vários detalhes importantes para quem pensa em abrir uma farmácia e, é claro, entenderá o que é e como montar uma lista de medicamentos corretamente.

Confira agora mesmo!

Abrir uma farmácia: vale a pena?

A indústria farmacêutica, que gera o mercado farmacêutico na sua etapa de distribuição e comercialização, está cada vez maior, sendo um dos setores que mais emprega no Brasil e no mundo.

Na esteira desse sucesso, que se intensificou bastante nos últimos anos, a abertura de novas farmácias explodiu.

O Conselho Federal de Farmácias (CFF), estima que até dezembro de 2020 havia mais de 89 mil farmácias abertas no país.

Esse número impressionante demonstra que, por causa do aquecimento do mercado, a competitividade aumentou bastante, mas isso não quer dizer que não seja viável abrir uma farmácia.

Existem locais onde há bastante presença de empreendimentos no setor. Por outro lado, existem regiões onde é complicado se encontrar uma farmácia, dado ao extenso território brasileiro.

Além disso, as estimativas de faturamento do setor farmacêutico brasileiro dão conta de que mais de 43 bilhões de dólares devam circular só nas farmácias brasileiras entre 2021 e 2023.

Com isso, a resposta é que sim, vale muito a pena abrir uma farmácia.

Contudo, só obtém sucesso nessa empreitada os empreendedores que estão plenamente preparados para os desafios do setor.

Continue lendo e veja algumas dicas para quem deseja abrir uma farmácia.

Quais são os tipos de mercadoria que uma farmácia precisa ter?

Antes de tecer qualquer lista de medicamentos para encher as prateleiras de uma nova farmácia, é necessário entender que tipos de produtos esses estabelecimentos devem oferecer ao cliente.

E engana-se quem pensa que uma farmácia deve oferecer apenas remédios aos seus clientes. Veja o que mais, além de remédios, é necessário disponibilizar em uma drogaria:

  • Itens de higiene pessoal (desodorantes, sabonetes, absorventes e outros);
  • Maquiagem e perfumaria;
  • Fraldas e produtos para higiene de recém-nascidos;
  • Produtos e equipamentos de uso hospitalar (luvas, nebulizadores, máscaras, lancetas e outros);
  • Itens de conveniência (chocolates, sorvetes, refrigerantes e outros);
  • Dentre outros.

Além disso, os medicamentos a serem ofertados possuem algumas categorias, como:

  • Medicamentos monitorados (com ou sem prescrição);
  • Medicamentos liberados (com ou sem prescrição);

Por fim, vale a pena lembrar que serviços, como aferição de pressão arterial e aplicação de medicamentos injetáveis também podem ser oferecidos no estabelecimento, o que pode atrair ainda mais os clientes.

As estratégias para quem quer começar

Não adianta “meter a cara” no universo do mercado farmacêutico sem antes definir estratégias que irão proporcionar o sucesso.

Sucesso esse que pode ser resumido na atração de clientes e ganho de autoridade no mercado, devido a boa prestação de serviço e competitividade nos preços cobrados, por exemplo.

Veja abaixo uma série de pontos estratégicos a serem observados na hora de montar uma farmácia.

Defina o perfil dos clientes

Para vender algo, seja lá o que for, é imprescindível saber para quem se está vendendo. A expressão “público-alvo” vem dessa máxima.

Muitos empreendedores têm a ideia errada de que com farmácias essa lei mercadológica não se aplica, mas estão redondamente enganados.

É preciso entender o perfil de quem vai à farmácia e os motivos que estão levando as pessoas ao estabelecimento em questão.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em parceria com o ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade), trouxe alguns dados interessantes sobre o assunto e você pode conferir abaixo.

Em primeiro lugar, ficou claro que a maioria dos brasileiros veem a farmácia como um mercado, onde elas podem entrar e comprar itens livremente.

Esse dado deixa claro a importância de ter mais do que apenas medicamentos, como é o caso de itens de conveniência e higiene pessoal.

Além disso, ficou comprovado que preço, localização e qualidade no atendimento são os principais pontos a se levar em consideração na hora de escolher em qual farmácia comprar um medicamento.

Por fim, a pesquisa diz que 55% dos clientes de farmácias são mulheres e 45%, homens. Além disso, pessoas da classe C são mais constantes nesses estabelecimentos.

Dados como esses devem ser levados em consideração durante o planejamento para o início das atividades de uma nova farmácia.

Monte o seu portfólio pensando como o cliente pensa

Depois de definir o seu público-alvo e a localização da drogaria que vai montar, busque entender como essa classe de pessoas pensam e o que elas esperam que exista em sua farmácia.

Se o local onde a sua farmácia será inaugurada possui um grande fluxo de aposentados, por exemplo, busque preencher as suas prateleiras com itens de uso essencial para pessoas na terceira idade, e assim sucessivamente.

Contudo, não permita que a sua farmácia se torne um estabelecimento de nicho. Afinal, por mais que exista um público-alvo dominante, o estabelecimento será procurado por muitos outros tipos de pessoas.

Procure aliar o atendimento às necessidades do seu público-alvo a uma diversificação de mercadorias.

Use o Google como aliado

O Google, a maior ferramenta de buscas da internet, é também um importante aliado para quem deseja entender o comportamento das pessoas.

Já está comprovado o fato de que muitas pessoas recorrem ao Google na hora de descobrir o que significam determinados sintomas. Inclusive, isso é tratado até de forma bem-humorada na internet, onde as pessoas citam o “Doutor Google”.

Nesse sentido, a ferramenta é de suma importância para quem deseja obter uma lista de medicamentos para abrir uma farmácia, por exemplo. Isso porque o Google disponibiliza listas de medicamentos mais procurados pelas pessoas.

Com isso, o empreendedor saberá de forma mais clara o que as pessoas estão sentindo e que tipos de remédios elas entendem como solução para aqueles sintomas.

No último tópico desse artigo, traremos uma lista contendo os 60 medicamentos mais procurados no Google, o que é de grande ajuda na hora de montar a lista de mercadorias que deverão compor o estoque de uma farmácia.

Os fornecedores

Na última fase da cadeia produtiva da indústria farmacêutica, está a distribuição e comercialização de medicamentos.

O elo que compõe essa fase é criado por distribuidores, que são entidades ligadas diretamente com as fábricas de medicamentos, e os comerciantes de produtos farmacológicos, o que inclui donos de farmácias.

Portanto, para abrir uma farmácia e montar a lista de medicamentos que precisam estar nas suas prateleiras, é necessário ter o contato com esses fornecedores.

Veja abaixo uma lista com alguns fornecedores que possuem networking em todo o Brasil:

Andorinha

SAC: 0800 16 9663

Baiana Medicamentos

SAC: 0800 284 4474

Dislab

SAC: 0800 941 056

Distrimed

SAC: 0800 772 0103

Elite Distribuidora

SAC: (11)4469-4402

Galindo

SAC: (81) 3343-8970

GAM Genésio A. Mendes

SAC: 0800 728 9030

UtilDrogas

SAC: 0800 606 9100

Horus Distribuidora

SAC: (11) 4563-4500

MedSul Pharma

SAC: 0800 723 4808

Navarro

SAC: 0800 77 29 550

Neosul

SAC: 0800 600 0008

Oriente Farmacêutica

SAC: 0800 707 2525

Potiguar Farmacêutica

SAC: 0800 084 9953

Prosper

SAC: 0800 723 0303

Servimed

SAC: 0800 709 9065

Vera Cruz

SAC: 0800 704 5544

Esses são apenas alguns distribuidores de medicamentos e produtos farmacológicos, dentre uma vasta gama de entidades do setor que atuam no Brasil.

O que a concorrência faz, importa?

Assim como acontece em qualquer segmento, os atos da concorrência no mercado farmacêutico devem pesar muito na hora de refletir sobre a viabilidade de um estabelecimento como uma farmácia.

E, diga-se de passagem, o fator concorrência tem feito muitos empreendedores desistirem de investir em farmácias, dado o aumento da competitividade no setor.

Até mesmo a confecção da lista de medicamentos para abrir uma farmácia precisa levar em conta o que a concorrência apresenta.

Como exemplo, podemos citar o fato de algumas farmácias terem convênio com distribuidores, o que confere alta rotatividade de mercadoria a esses estabelecimentos. Com isso, os concorrentes que deixarem faltar mercadoria, já perdem ponto perante os consumidores.

Fatores como poderio econômico, localização, forma de atendimento (como a adoção de teleatendimento e delivery, por exemplo) e principalmente preços praticados, também precisam ser observados na concorrência.

O ideal é empreender esforços para jamais ficar atrás da concorrência, estando sempre igual ou na frente dos outros estabelecimentos na opinião dos clientes.

Montando a lista de medicamentos para abrir uma farmácia: três principais passos para ter uma farmácia de sucesso

Antes de abrir a sua farmácia considere, além da lista de medicamentos, as seguintes questões:

  1. O que vender? Aqui, considere todo o material deste artigo e a lista dos principais medicamentos pesquisados no Google (disponibilizada abaixo);
  2. Percentual de lucro de cada produto vendido na farmácia: Neste importante ponto, busque entender quanto vai ganhar em cada medicamento e demais produtos comercializados na farmácia. Tenha em mente que, estimativamente, remédios costumam dar de 10% a 50% de lucro;
  3. Custos de operação: Por fim, mas não menos importante, deve-se ter “na ponta do lápis”, quanto a farmácia vai custar para manter-se aberta. Essa etapa é de suma importância, visto que apenas após a sua observação, será possível saber qual o lucro líquido do empreendimento.

Para finalizar, veja a lista com os 60 remédios mais pesquisados no Google, como prometido:

  1. Ibuprofeno;
  2. Nimesulida;
  3. Prednisona;
  4. Fluconazol;
  5. Cetoprofeno;
  6. Omeprazol;
  7. Cetoconazol;
  8. Dexametasona;
  9. Paracetamol;
  10. Predsim;
  11. Dipirona;
  12. Buscopan;
  13. Profenid;
  14. Toragesic;
  15. Ranitidina;
  16. Domperidona;
  17. Dorflex;
  18. Albendazol;
  19. Sinvastatina;
  20. Secnidazol;
  21. Furosemida;
  22. Risperidona;
  23. Hidroclorotiazida;
  24. Pantoprazol;
  25. Metformina;
  26. Naproxeno;
  27. Luftal;
  28. Miosan;
  29. Tandrilax;
  30. Flancox;
  31. Citoneurin;
  32. Tropinal;
  33. Cimelide;
  34. Benegrip;
  35. Tylenol;
  36. Neosaldina;
  37. Aspirina;
  38. Dramin;
  39. Noripurum;
  40. Xantinon;
  41. Alivium;
  42. Flanax;
  43. Neutrofer;
  44. Proctyl;
  45. Pasalix;
  46. Cerumin;
  47. Musculare;
  48. Novalgina;
  49. Glifage;
  50. Neosoro;
  51. Maxsulid;
  52. Gillette;
  53. Lisador;
  54. Driclor;
  55. Atroveran;
  56. Digesan;
  57. Beserol;
  58. Gelol;
  59. Escabin;
  60. Doralgina.

Com a posse dessas informações, é possível montar uma completa lista de medicamentos para abrir uma farmácia.

Compartilhe este conteúdo:

          

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *