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Como realizar a inauguração da sua farmácia?

A inauguração da farmácia é um momento que gera grande mídia espontânea para o estabelecimento comercial. Ela deve ser aproveitada para aprimorar a imagem da farmácia e começar a fidelização dos clientes.

29 mar 2022

Tempo de Leitura: 12 min.
encarte de farmacia

Uma das ideias de inauguração da farmácia é aproveitar o ‘hype’ do momento para divulgar a empresa e os produtos oferecidos.

Depois de aprender a como abrir uma farmácia, é chegada a hora de realizar a abertura. Nesse momento de inauguração da farmácia, é importante tomar as decisões certas, já que é uma situação decisiva.

Na abertura da farmácia, você passa a primeira impressão para o seu público, o que influenciará na imagem da sua marca futuramente. Consequentemente, isso impacta na futura fidelização dos clientes.

Então, quais são as ideias para a inauguração da farmácia? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre essa etapa!

Qual é a importância da inauguração da farmácia?

Por que é tão importante a inauguração de uma farmácia nova? Para entender, basta uma frase simples: a primeira impressão é a que fica. A inauguração é o momento de primeiro contato dos clientes com a empresa.

Dessa forma, é o momento onde a farmácia nova se encontra em destaque, sendo uma ótima oportunidade para divulgar a própria empresa e os produtos. Se for uma divulgação satisfatória, é quase garantido que as pessoas se tornarão clientes.

Além disso, você pode realizar as ações da farmácia antes mesmo da inauguração, gerando expectativa e curiosidade sobre a abertura. Dependendo do tipo de divulgação pré-abertura, o público fará também a publicidade boca a boca.

Sendo assim, a abertura da farmácia é um momento de impacto para qualquer loja. Não é possível deixar passar esse momento sem grandes ações, considerando a mídia espontânea que gera.

O que é importante para a abertura da farmácia?

Primeiro, deve saber a diferença entre farmácia e drogaria. A drogaria realiza o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em embalagens originais. A farmácia traz tudo isso mais a manipulação de medicamentos.

Segundo, deve acompanhar a indústria farmacêutica, de forma a ver o que está sendo feito pelos grandes players do mercado. Considerando a diversidade de nomes, não é difícil encontrar modelos de abertura para comparação.

Ideias para inauguração da farmácia: Como realizar a abertura?

Antes de ser um momento propício para ações da farmácia, a abertura é um projeto estrutural que requer planejamento. Dessa forma, é necessário saber como organizar uma farmácia e também como administrar uma farmácia.

E o que faz parte do projeto estrutural?

  1. Data da inauguração: é importante definir o melhor dia para a abertura, já levando em conta possíveis impedimentos que podem ocorrer na ocasião (chuva, trânsito forte, etc);
  2. Campanhas de divulgação: é também essencial a elaboração prévia de estratégias de divulgação e ações de marketing;
  3. Serviços de abertura: você deve oferecer algum diferencial na abertura da farmácia, podendo ser a entrega de brindes ou realização de serviços especiais. Até mesmo descontos especiais podem fazer parte.
  4. Planejamento estrutural: por fim, é importante que preste atenção na capacidade estrutural da sua farmácia para recepcionar os clientes. Não deve cometer um erro tão crucial no primeiro dia.

Dentre as partes importantes do projeto estrutural, uma das mais são as campanhas de divulgação.

Distribua panfletos sobre a inauguração da farmácia

Uma das principais ideias para a farmácia é a panfletagem, que se trata de elaborar panfletos pequenos com informações diretas. As informações podem ser o local, a data de inauguração, redes sociais e dados para contato.

A panfletagem é realizada de mais de uma forma, como através de promotores, em pontos próximos da loja ou mesmo na frente da farmácia.

Produza brindes para os clientes da farmácia

Brindes para os clientes da farmácia é uma ação que pode ser realizada tanto na abertura, quanto depois dela. Na abertura, as ações promocionais são excelentes para atrair os clientes, podendo serem exploradas de mais de uma forma.

Os brindes para os clientes da farmácia não precisam ser coisas tão elaboradas. Algumas ideias comuns são:

  • Chaveiros;
  • Canetas;
  • Porta-cartões;
  • Copos;
  • Lixas de unha;
  • Porta-medicamentos.

Os brindes geralmente acompanham alguma ação, que é feita de acordo com a sua criatividade. Essa ação deve ser bastante divulgada nas suas peças publicitárias.

Conte com a presença de um influenciador digital no evento

O marketing de influência tem se tornado mais forte nos eventos de inauguração e se encaixa com a indústria farmacêutica. A presença do influenciador digital é uma estratégia tanto de loja física, quanto de farmácia online.

Os influenciadores apresentam milhares de seguidores, podendo gerar um forte engajamento para o dia da inauguração, seja presencialmente ou online. Não é necessário investir muito dinheiro, podendo oferecer produtos em troca da parceria.

Além disso, não precisa buscar o engajamento nacional – na verdade, é ideal que busque influenciadores locais.

Ofereça pipoca e algodão-doce

Pode parecer pouco, mas pipoca, algodão-doce e outras guloseimas são itens que fazem sucesso na abertura da loja. Elas são capazes de agradar tanto aos adultos, quanto às crianças, que geralmente fazem fila para pegar os doces.

Pensando nas crianças, pode ser útil criar atividades recreativas para elas.

Ofereça a demonstração de produtos

Além da lista de medicamentos para abrir uma farmácia, há produtos de necessidade diária e de alimentação na loja. São esses últimos que você pode oferecer aos clientes como uma das ações de marketing da farmácia.

Aproveite da variedade de seu estabelecimento comercial e ofereça amostras e serviços envolvendo os produtos das estantes. Por exemplo, traga a limpeza de pele com os produtos como uma ação publicitária.

Traga serviços farmacêuticos para a abertura

Uma ação da farmácia que é típica é o oferecimento de serviços farmacêuticos como aferição de pressão e teste de glicemia. Além deles, vários outros agregam valor à imagem da farmácia e promovem a fidelização dos clientes.

Afinal, ao oferecer orientações médicas e serviços farmacêuticos, você garante uma boa impressão local, assim como a confiança dos potenciais clientes.

Crie promoções exclusivas para o dia

A ideia mais comum para a abertura da farmácia é a criação de promoções exclusivas para o dia. Geralmente, essas promoções são absurdas e não se repetirão frequentemente, então é uma chance única para o cliente.

Dessa forma, é garantido que terá muitas pessoas na inauguração. Por isso, é importante que tenha estoque o suficiente para o público que provavelmente atrairá. Além disso, deixe claro que a promoção é exclusiva para o dia da inauguração.

Ideias para inauguração da farmácia: Como realizar a abertura da farmácia online?

Como agregar vendas em farmácia sem investir na parte digital do negócio? A publicidade da farmácia online é tão essencial quanto a publicidade presencial, já que boa parte do público se encontra na internet.

E para garantir a presença no ambiente digital, é importante estar cadastrado nos canais digitais:

  • Estar presente no Google Meu Negócio, que é importante para o SEO local da farmácia;
  • Estar presente nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Isso é importante para o marketing social;
  • Estar presente nos canais de atendimento online, como WhatsApp e o chat de atendimento do site.

O marketing digital para a abertura da farmácia deve seguir metas específicas e mensuráveis. Considerando que as ações de marketing se voltam apenas para a abertura, é mais fácil de ser específico.

Com os objetivos e metas criados para a inauguração da farmácia, veja agora o que fazer na publicidade online!

Elabore a identidade visual da sua farmácia

Caso ainda não tenha uma identidade visual bem definida na farmácia física, elabore ela agora para a divulgação digital. É muito difícil ter sucesso nas ações de marketing online sem um layout bem definido e alinhado com a imagem da farmácia.

Afinal, a identidade visual gera conexão com o cliente, já que as cores e formas despertam alguma sensação em quem vê.

Realize a divulgação de forma segmentada

Uma das vantagens da divulgação digital é a possibilidade da segmentação de público. É possível criar diferentes campanhas na internet, voltadas para diferentes públicos, de forma que mensagens específicas sejam entregues aos potenciais clientes.

Inclusive, uma das principais mensagens que pode enviar de forma segmentada é o convite para a abertura.

Tenha uma boa chamada para a inauguração da farmácia

Assim como a identidade visual, a chamada da peça digital é extremamente importante. Ela é um convite direto ao público, feita para chamar atenção com impacto, de forma que não passe despercebida.

É importante que ela apresente boa quantidade e qualidade nos adjetivos, mas não se esqueça que a mensagem deve ser clara e curiosa. Alguns exemplos de chamadas comuns são:

  • Inauguração da farmácia X. Você não pode perder;
  • Mais economia para o dia a dia na nova farmácia X;
  • Qualidade e economia, é na farmácia X. Não perca a sua primeira visita;
  • Inauguração da farmácia X – você é nosso convidado especial.

Esses são alguns exemplos, mas é importante que seja criativo e único. E o que não pode faltar na chamada? Informações básicas, como data e local, e dados para contato. Também não se pode esquecer de enviá-la para o máximo de pessoas.

Produza layouts de divulgação para a publicação nas redes sociais

Postagens são importantes para manter os seus canais digitais ativos e, assim, cultivar usuários engajados. Quanto mais engajados eles ficam, mais fácil deles se converterem em potenciais clientes e comprar online ou presencialmente.

E uma parte do que mantém o público engajado é a manutenção de um padrão visual. Criar layouts de divulgação diferentes, mas que seguem o mesmo modelo, promove uma identidade visual que lhe conecta com o público.

Faça um sorteio nas redes sociais

Para promover suas redes sociais e, consequentemente, a sua inauguração, você pode realizar sorteios de produtos e vale-compras. Para o sorteio, é importante que os participantes:

  • Curtam a postagem do sorteio;
  • Curtam a página da farmácia;
  • Marquem um amigo nos comentários da postagem do sorteio.

Para manter o sorteio em alta, continue fazendo postagens acerca dele, principalmente nos stories do Instagram.

Ofereça cupons de desconto nas redes sociais e no site

Os cupons de desconto podem ser oferecidos no sorteio ou serem um evento à parte no processo de divulgação da inauguração. Eles são oferecidos nas redes sociais e no site da farmácia, podendo ser de mais de um tipo.

Uma dica é oferecer esse cupom de desconto para uso apenas na inauguração, mostrando o quão exclusivo ele é.

Feche parceria com influenciadores digitais

Estando presente ou não no evento da inauguração, o influenciador digital pode promover o evento através das redes sociais. Antes e durante o dia, o influenciador cria postagens marcando a sua farmácia.

Dessa forma, você garante, pelo menos, os seguidores dele nas suas páginas das redes sociais. Com esses seguidores, você aumenta o seu alcance social, assim como o alcance da inauguração.

Quais são os erros que não deve cometer de forma alguma na inauguração da farmácia?

É péssimo perder qualquer retorno de investimento, principalmente de um investimento como a abertura da farmácia. Por isso que deve garantir que tudo dê certo na inauguração, seja presencialmente ou digitalmente.

E para garantir que tudo dê certo, você deve evitar os principais erros que podem ser cometidos no grande dia. Qualquer falta de atenção nesse momento pode levar ao fracasso do evento e à queda dos lucros futuros.

Se você é uma farmácia de pequeno porte – e sabe quanto fatura uma farmácia de pequeno porte – entende que não pode ter falta de atenção. É preciso ter um planejamento preciso e uma boa capacidade para improvisar.

Todos sabemos o quão trabalhoso pode ser a inauguração de uma farmácia. Caso tenha sucesso, os resultados gerarão lucros por um longo tempo. Para lhe ajudar nesse processo, aqui vão os principais erros que não deve cometer!

Não planejar tudo sobre o evento

Muitos são os erros que podem ocorrer por falta de planejamento: gastos excessivos, cupons de desconto mal calculados, promoções acima da capacidade da farmácia, poucos produtos nas prateleiras, entre outras coisas.

Esses erros podem ter impacto na inauguração ou depois, quando o prejuízo financeiro diminui o caixa da empresa.

Data de inauguração errada

Ao escolher a data de inauguração errada, você acaba gerando um fluxo baixo de pessoas no evento. Quando a inauguração ocorre com meia dúzia de potenciais clientes, isso acaba afetando a imagem da sua farmácia.

Por isso, foque nos dias de maior movimento na região do estabelecimento comercial. Também é interessante escolher uma data mais próxima ao pagamento de salários e pensões, já que funcionários e aposentados costumam ser o público-alvo.

Divulgação tardia

Começar a divulgação pouco tempo antes da inauguração é um grande tiro no pé, já que:

  • Não alcança um grande público;
  • O público que alcança acaba não tendo tempo para se programar e ir ao evento.

Por isso, é importante anunciar com uma antecedência de, pelo menos, 1 mês.

Materiais de divulgação com erro

Materiais de divulgação com erro são uma péssima falha, já que podem conduzir os potenciais clientes ao engano. Por exemplo, ofertas com erro podem gerar problemas com o Código de Defesa do Consumidor ou com o seu caixa.

Além disso, falhas nos materiais de divulgação também demonstram falta de profissionalismo por parte da sua farmácia.

Ausência de decoração especial

A inauguração da farmácia é um evento especial, logo, pede por uma decoração especial. Não ter esse tipo de decoração acaba chamando pouca atenção do cliente que passa em frente. Além disso, a presença dele contribui para a experiência do cliente.

Equipe despreparada

De nada vale um ambiente bem montado e bons descontos, se a equipe de vendas não está preparada para a inauguração. Afinal, se o cliente não é bem atendido, ele passa a ter uma impressão ruim da loja – logo no primeiro dia dela!

Dessa forma, a preparação da equipe é um dos pontos mais importantes do planejamento, pois ela está atada à imagem da farmácia.

Estoque insuficiente

Se você fez um bom planejamento de marketing, é esperado que hajam muitas pessoas presentes na inauguração. Dessa forma, é péssimo que o estoque não seja suficiente para o público que conseguiu chamar para o evento.

Estoque insuficiente se traduz em clientes insatisfeitos – e nenhum empresário quer começar o primeiro dia com esse tipo de cliente. Por isso, estipule o volume de vendas!

Documentação ou instalação irregular

Não deixe que a ansiedade para a inauguração o faça abrir as portas com documentação ou instalação irregular. Isso pode prejudicar a farmácia legalmente e, dependendo do tipo de instalação errada, até machucar os clientes.

Dessa forma, ocorre um prejuízo de tempo, de dinheiro (por causa das multas) e também de credibilidade com os convidados.

Conclusão

A inauguração da farmácia é um momento definidor para o estabelecimento comercial – ela define se a loja começa bem ou mal financeiramente. Por ser o começo de uma loja, a inauguração acaba atraindo uma mídia espontânea que o empresário deve captar.

Porém, esse momento de “hype” da farmácia também pode ser negativo, caso cometa alguns erros citados aqui. Afinal, assim como a mídia positiva é turbinada na abertura, a mídia negativa também o é. Por isso, a sua organização deve trabalhar por duas coisas:

  • Por ótimas ações de marketing, fazendo algo especial que crie uma imagem mais positiva para a sua marca;
  • Por planejamento, de forma a evitar as falhas citadas que podem impactar negativamente na sua credibilidade.

O planejamento é a palavra que capitaneia a inauguração da farmácia. É através dele que promove as melhores ações publicitárias e que evita as principais falhas. Só com planejamento se consegue a inauguração perfeita!

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Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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