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Como abrir uma farmácia: o guia completo da abertura de empresa até as técnicas de vendas para farmácia!

O processo para abrir uma farmácia é longo, mas é benéfico ao final. Tomando os passos certos na abertura de empresa, é possível montar uma farmácia lucrativa no Brasil.

10 ago 2021

Tempo de Leitura: 14 min.
abrir farmacia

Para abrir uma farmácia de sucesso, não se esqueça: ofereça um serviço personalizado e diferenciado aos consumidores.

Como abrir uma farmácia? Essa é uma boa questão para todos os empresários no varejo farmacêutico. Pode ser um projeto de drogaria pequena ou então uma franquia – de qualquer forma, costumam seguir o mesmo caminho para abertura.

Esse caminho costuma se estruturar da seguinte forma: questões legais, operacionais, administrativas e de vendas. É necessário ter as ações certas nessas etapas para não se tornar mais uma das empresas que fecham após 5 anos de abertura no Brasil.

É pensando nisso que montamos um grande plano para a abertura de farmácia. Prossiga com a leitura do artigo e veja como ter sucesso nessa nova empreitada!

Introdução: entendendo um pouco mais sobre farmácias e drogarias

O ponto forte de qualquer farmácia, seja uma pequena farmácia ou uma franquia, é a qualidade e a credibilidade no mercado.

A farmácia e a drogaria são ambas partes da indústria farmacêutica – um ramo dedicado à pesquisa, desenvolvimento e distribuição de remédios. Elas podem funcionar em diferentes ramos de negócio como:

  • Farmácia de manipulação;
  • Farmácia pequena;
  • Franquia de farmácia.

A escolha do modelo de negócio depende do seu objetivo como farmacêutico. E precisa ser farmacêutico para abrir uma farmácia? Não, mas é obrigatório que a farmácia apresente um farmacêutico habilitado em seu corpo técnico.

A indústria farmacêutica é bastante competitiva, o que exige que apresente conhecimento na área e uma boa administração de negócios. Outras características podem ser exigidas, considerando que há muitos concorrentes nessa área.

Então, além de saber realizar a abertura de empresa, é necessário ter noções de gestão de farmácia e de marketing para farmácia.

Qual é a diferença entre farmácia e drogaria?

Outra informação relevante antes da abertura da empresa é a diferença entre farmácia e drogaria. Isso é definido pela Lei 5.991/1973, que diz que:

  • Drogaria se trata de um estabelecimento para comércio e dispensação de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros de embalagem original;
  • Farmácia se trata de um estabelecimento que não apenas comercializa os itens já falados, como também pode manipular fórmulas oficinais e magistrais.

Quanto fatura uma farmácia de pequeno porte?

Para ter uma noção de quanto é possível faturar nesse ramo, é necessário ter uma base e saber quanto fatura uma farmácia de pequeno porte. Claro que antes é necessário entender os possíveis custos:

  • Aluguel do ponto comercial e sua manutenção;
  • Equipe de profissionais;
  • Mix básico de produtos;
  • Mobiliário, equipamentos e materiais.

Isso pode chegar a um investimento inicial de 100-150 mil reais. E qual é a rentabilidade da farmácia? Uma drogaria de pequeno porte pode lucrar entre 6% e 15%, mas é claro que a rentabilidade da farmácia depende das escolhas que fizer na abertura e administração do negócio!

Como abrir uma farmácia: entendendo as etapas legais e operacionais!

Apesar de complicada, a formalização da farmácia é uma etapa crucial para evitar problemas futuros.

A primeira etapa para se ter uma farmácia de pequeno porte ou maior é a abertura da empresa. Essa abertura envolve questões legais (registros e normalizações do negócio) e operacionais (elementos da farmácia).

Após essas etapas que começam todas as outras questões: gestão da farmácia, organização, aumento de vendas, marketing da farmácia e por aí vai. Sem uma boa estratégia nessas primeiras etapas, todo o resto acaba falhando.

Afinal, é aqui que começa a definir o tipo societário da sua empresa, o nome da farmácia, a localização, entre outras coisas. Também define o plano de negócio da farmácia, seu capital, o público-alvo e os produtos/serviços oferecidos.

Mas enfim, como essas etapas se desenvolvem e se tornam numa farmácia lucrativa? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre as questões legais e operacionais!

1. Defina qual será o seu tipo societário

O tipo societário acaba definindo como sua empresa vai ser reconhecida no mercado e a estrutura de sócios da empresa. Dessa maneira, pode impactar na parte financeira da sua empresa a escolha que fizer aqui.

E quais são os principais tipos?

  • Sociedade comandita simples;
  • Sociedade comandita por ações;
  • Nome coletivo;
  • Sociedade anônima;
  • Sociedade limitada.

2. Escolha o nome da sua farmácia

Após escolher o tipo societário da sua farmácia, você deve definir o nome da farmácia, que pode ser uma denominação social ou firma.

  • Exemplo de firma: Marco Antônio e Júlio Torres Farmácia Ltda (limitada), carregando o nome de um ou mais sócios;
  • Exemplo de denominação: Bem Saúde – Farmácia Ltda, designando o objeto da sociedade.

Após definir o nome, é necessário realizar o pedido de busca na Junta Comercial da sua cidade. Isso é feito para verificar se não há outra sociedade com mesmo nome – se não houver, pode realizar a inscrição.

E caso queira estender a exclusividade do seu nome para o território nacional, deve buscar o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

3. Escolha o melhor local para a sua farmácia

O espaço que você alocou deve cumprir com as necessidades operacionais que serão mostradas depois. Ele deve ter:

  • Boa localização, tendo fácil acesso e estacionamento para veículos;
  • Ser atendido por serviços básicos (água, luz, telefone, esgoto);
  • Boa capacidade para a instalação das estruturas físicas;
  • Regularização junto dos órgãos públicos municipais.

4. Realize o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

É essencial que tenha um CNPJ para a farmácia e que, como pessoa jurídica, se inscreva na Receita Federal. Nessa inscrição, você conhece o seu regime de tributação, que estabelece como serão as cobranças de impostos para o CNPJ da farmácia.

Há três regimes comuns para a sua escolha, que são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

É recomendado que tenha um contador nessa etapa, de forma a definir o regime mais adequado para a sua farmácia.

5. Comece a elaborar o contrato social

Na Junta Comercial, você apresenta o contrato social, que é um documento que representa a pessoa jurídica (quase como a certidão de nascimento da empresa). Contudo, essa é a opção para quem busca o registro da sociedade.

Para quem busca a personalidade jurídica como empresário, é necessário apresentar uma declaração própria ao invés do contrato social.

6. Reúna os documentos para as etapas

Para as etapas citadas até aqui, é importante que reúna os seguintes documentos:

  • Fotocópia do IPTU do imóvel que será a sede da farmácia;
  • Contrato de locação (com registro em cartório) ou declaração do proprietário;
  • Fotocópia do RG e CPF/MF dos sócios, assim como dos comprovantes de endereço dos mesmos.

7. Realize o registro da sociedade na Junta Comercial

A partir dessa etapa, começam os diferentes registros da sua farmácia. O primeiro registro é o realizado na Junta Comercial, onde você entrega o contrato social ou declaração própria para registrar o nome da empresa.

Para o registro ser realizado, é necessário:

  • Ter uma localização correta no aspecto sanitário;
  • Possuir instalação e equipamentos que atendam aos requisitos técnicos adequados;
  • Existir um farmacêutico para assistência à farmácia em tempo integral.

8. Realize o registro da farmácia na vigilância sanitária

Para ter o comércio de drogas, medicamentos, insumos e correlatos na farmácia, é necessário ter a licença da Anvisa. Você deve pedir a Autorização de Funcionamento (AFE Anvisa) com os seguintes documentos:

  • Prova de constituição da empresa;
  • Contrato de serviço entre a farmácia e o responsável técnico, caso tenha;
  • Habilitação legal do responsável técnico, que deve ser expedida pelo Conselho Regional de Farmácia!

9. Realize o registro na prefeitura

Você também deve se encaminhar para a prefeitura local para se informar sobre o registro da farmácia no cadastro de contribuintes local.

10. Realize o registro no Conselho Regional de Farmácia

Por lei, estabelecimentos com atuação farmacêutica precisam provar ao Conselho Regional de Farmácia que suas atividades são exercidas por profissionais habilitados e registrados.

A farmácia ou drogaria precisa estar registrada no CRF e também precisa comprovar que possui profissionais com inscrição regular no Conselho. Os documentos que a empresa deve apresentar são:

  • Contrato social ou estatuto de constituição;
  • Requerimento de inscrição para o Conselho;
  • Requerimento de assunção da responsabilidade técnica mais a comprovação de vínculo empregatício.

Após avaliação do CRF, e aprovação, você recebe uma Certidão de Regularidade, que deve ser fixada na farmácia para facilitar a fiscalização. Com isso, você vai ficando cada vez mais próximo da inauguração da farmácia.

11. Comece a montar o plano de negócio para a farmácia

Começando a parte operacional do negócio, você precisa montar o plano de negócio para a farmácia. Ele se trata da descrição do projeto de sua empresa, onde aborda todos os detalhes que envolvem a abertura dela.

Alguns dos detalhes que podem ser abordados são:

  • Capital a ser investido;
  • Estrutura física (com mobiliário e equipamentos);
  • Localização da farmácia;
  • Produtos e serviços que serão oferecidos;
  • Público-alvo da farmácia;
  • Divulgação e marketing da farmácia!

12. Defina qual será o seu investimento inicial

Antes de pensar na rentabilidade de uma farmácia, você deve racionalizar os gastos iniciais que terá. Estude e anote todas as despesas que possuirá com a abertura da empresa e com sua manutenção inicial.

Depois, calcule o quanto você deve ter de dinheiro para imprevistos e para o capital de giro nos primeiros meses da farmácia. É importante lembrar que os primeiros meses serão parados para o seu negócio e que você deve se manter financeiramente bem neles.

13. Tenha em mente quem é o seu público-alvo

Outro ponto no planejamento operacional é a definição do público-alvo, ou seja, quem frequentará a farmácia. Você deve fazer as perguntas certas para chegar a essa definição, como:

  • Quem vai frequentar?
  • Por que esse público vai frequentar?
  • Quanto clientes serão e onde eles se encontram em relação à farmácia?
  • Com quanto clientes você consegue ter um lucro sustentável?
  • E por aí vai.

Sem a definição do público, não é possível estabelecer o melhor mix de produtos e principais serviços a serem oferecidos. Além disso, se torna difícil de estabelecer o melhor marketing para a farmácia!

14. Faça o planejamento da estrutura física

Para começar, é essencial que o seu espaço tenha uma área mínima de 20m², com a área para serviços tendo no mínimo 3m². Na área principal, é importante que tenha ambientes como:

  • Área de estoque;
  • Espaço para recebimento dos produtos;
  • Ambiente de atividades administrativas;
  • Depósito dos materiais de limpeza;
  • Entre outros.

Como manter a estrutura física?

Para começar, as áreas internas e externas da estrutura devem apresentar boas condições físicas e estruturais. A superfície interna deve ser lisa e impermeável, de forma que resista aos itens de limpeza.

Além disso, o espaço deve apresentar saídas de ventilação e iluminação bem localizadas em cada ambiente da estrutura. Também deve apresentar uma clara divisão de espaços, não misturando ambiente de dispensação com o de prestação de serviços.

Por fim, é essencial que:

  • Escolha mobílias feitas de maneira específica para farmácias;
  • Permita uma boa mobilidade aos clientes, de forma que não pareça um lugar apertado;
  • Sempre esteja de acordo com a legislação vigente.

    15. Escolha o seu mix de produtos e serviços

    Segundo a legislação vigente no Brasil, é permitida a comercialização de: medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, perfumes, cosméticos, itens para higiene pessoal, produtos médicos, diagnósticos e alimentos com fim especial.

    Todos esses produtos devem estar regularizados junto dos órgãos sanitários. Monte uma lista de medicamentos para abrir uma farmácia que lhe guie.

    Estabelecido isso, você deve realizar uma pesquisa de mercado para saber quais produtos são mais comprados, o que falta na concorrência e por aí vai.

    Quanto aos serviços, as farmácias e drogarias devem prestar os serviços farmacêuticos que estão previstos na RDC 44/09.

      16. Produza o marketing da farmácia

      Enfim, é momento de repassar uma imagem profissional da sua farmácia por meio do marketing digital. Você deve possuir diferentes estratégias de divulgação, de forma que alcance o seu público-alvo de maneira ampla.

        Como organizar uma farmácia após a sua abertura?

        Com o estabelecimento aberto, como organizar uma farmácia? Há algumas dicas que pode aplicar para ter um negócio de maior sucesso:

        • Monte as prateleiras de uma maneira que libere espaço para a passagem dos clientes;
        • Sempre categorize bem os produtos e os separe de maneira inteligente, de forma a não confundir o olhar do cliente;
        • Sempre coloque em ordem os produtos que se encontram desordenados ou virados;
        • Utilize das placas de farmácia com nomes e valores dos produtos num tamanho legível e maior. Se for uma promoção, aumente ainda mais a placa;
        • Foque nas pontas das gôndolas, pois são os cantos onde os consumidores costumam realizar uma curva. Nesse momento, prestam mais atenção nos produtos que estão sendo exibidos;
        • Situe o cliente na farmácia através de sugestões visuais. Ex: estante de leite para bebês próxima da estante com pacote de fraldas;
        • Não utilize de muitas placas promocionais, pois isso pode gerar confusão no cliente.

        Como administrar uma farmácia após a sua abertura?

        Após organizar o espaço, como administrar uma farmácia? Também há dicas para essa etapa após a abertura da empresa que você pode utilizar:

        • Contrate bons funcionários, pois eles estão muito relacionados com a rentabilidade de uma farmácia. Ofereça treinamentos para o aprendizado das técnicas de vendas e para o emocional;
        • Possua gestão de estoque, de forma a controlar a entrada e saída de produtos da sua farmácia;
        • Tenha uma boa comunicação, seja no atendimento do caixa, na indicação de produtos ou na internet;
        • Trabalhe com metas bem definidas, de maneira que saiba onde quer chegar com sua farmácia;
        • Conte com uma boa gestão contábil, que seja capaz de lhe fornecer informações estratégicas para as tomadas de decisão;
        • Insira a sua farmácia na comunidade, trazendo diferentes campanhas de saúde. Essas campanhas podem ser informativas ou trazerem tratamentos gratuitos.

        Como agregar vendas em farmácia após sua abertura?

        Por fim, como agregar vendas na farmácia após realizar a sua abertura? Bem, há muitas técnicas de vendas para farmácia que pode aplicar para melhorar a lucratividade e aumentar o ticket médio.

        • Promova o cross-selling (venda cruzada), que se trata de indicar um outro produto junto do que o cliente escolheu. É uma das mais comuns técnicas de vendas em farmácias;
        • Trabalhe com o desconto progressivo, que aumenta conforme o valor da compra realizada pelo cliente;
        • Utilize da tática do cashback, oferecendo um cupom de desconto em troca do valor gasto pelo cliente;
        • Crie um programa de pontos, onde o cliente pode ganhar um cupom de desconto ou produto ao atingir “x” quantidade de pontos;
        • Invista no balcão de pagamento, inserindo diferentes produtos menores que o cliente vai se sentir tentado a levar junto;

        Tenha mais de um canal para atendimento (omnichannel), permitindo que o cliente possa transitar de um atendimento para o outro sem problemas.

        Conclusão

        Abrir uma farmácia é um processo que pode se mostrar complicado se tomar os passos errados. Seja nos aspectos legais ou operacionais, você deve tomar decisões que permitam a rentabilidade do seu negócio em outras etapas.

        Essas outras etapas são:

        • Organização da farmácia, onde você organiza o ambiente e o negócio de maneira que fomente um maior interesse do cliente;
        • Administração da farmácia, onde você aplica as técnicas de gestão do negócio, do estoque e dos funcionários;
        • Vendas, onde você utiliza das técnicas de vendas para farmácia para aumentar a rentabilidade do negócio.

        Nessas outras etapas, também deve tomar as melhores decisões, de forma que o espaço seja bem organizado e administrado. Por fim, com as técnicas de vendas, você deve garantir o faturamento do negócio.

        Agora você sabe como abrir uma farmácia e começar a ter lucro com ela. Utilize das dicas desse artigo no seu futuro negócio!

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        Sobre o autor:

        Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
        Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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