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Como contratar funcionários para a farmácia e evitar a alta rotatividade?

A busca por funcionários para a farmácia é abrangente, englobando o farmacêutico, o atendente da farmácia e até mesmo o motoboy do delivery. Para acertar na escolha, é necessário buscar as características profissionais certas para a farmácia.

4 nov 2022

Tempo de Leitura: 8 min.
compras farmacia

A rotatividade de funcionários apresenta um caráter negativo quando o número de funcionários que sai é maior do que a quantidade que entra.

Contratar funcionários para a farmácia é uma necessidade muitas vezes mal realizada. Essa ação é comumente uma das principais causas para a rotatividade de funcionários, que não atendem aos padrões do seu estabelecimento.

Toda vez que busca contratar novos funcionários para a equipe de trabalho, você perde tempo com mais um processo seletivo e dinheiro com mais treinamentos. Basicamente, se trata de retrabalho e desperdício de dinheiro.

E como evitar isso na raiz do problema, ao contratar novos colaboradores? Prossiga com a leitura do artigo e aproveite para conferir algumas dicas de como contratar um bom funcionário!

Por que a alta rotatividade de funcionários é um problema para as farmácias e drogarias?

Também chamada de turnover, a rotatividade de pessoal se trata da proporção entre contratações e desligamentos de uma empresa. Isso pode ser causado por questões internas, como falha no RH, ou externas, como a pandemia.

De qualquer forma, é um índice negativo quando a quantidade de funcionários que sai é maior do que a quantidade que entra no mesmo período. Também é pouco positivo quando a rotatividade é alta num curto período de tempo.

A alta rotatividade na farmácia ou drogaria resulta em:

  • Aumento de gastos, pois é necessário custear a integração do profissional na farmácia e treinar as suas habilidades
  • Desestruturação do setor, pois os setores ficam desestabilizados pela alta rotatividade. Isso dificulta o atendimento farmacêutico e até mesmo afeta relacionamentos externos, como o associativismo da farmácia
  • Queda de produtividade, pois as pessoas se sentem sobrecarregadas ao suprir as funções dos funcionários desligados. Além disso, as demissões aumentam a pressão por resultados da equipe de trabalho
  • Perda de talentos, que preferem sair para outras farmácias e drogarias
  • Má imagem da empresa, pois os melhores profissionais fogem da sua instabilidade e isso afeta o seu marketing farmacêutico

Contratar os colaboradores certos e melhorar o ambiente de trabalho podem resolver isso?

Sim. Quando o processo de contratação não é bem realizado, resulta na admissão de profissionais pouco adequados para a função. Além disso, um bom ambiente de trabalho é capaz de estimular o desenvolvimento de cada funcionário.

E o que configura um bom processo de contratação? Primeiramente, ele deve ser assertivo. Segundo, deve apresentar um padrão ideal. Com essas duas características básicas, é possível contratar um bom funcionário!

Como contratar um bom funcionário em 4 passos?

A gestão farmacêutica tem um papel crucial na contratação, pois ela é a responsável pelo processo de admissão. Como dito anteriormente, é importante que o processo seja assertivo e padronizado para evitar qualquer erro.

Quando se fala em erros, estamos dizendo contratações de funcionários fora do perfil da farmácia. Se você contrata alguém fora do que espera para a sua equipe de trabalho, é maior o risco dele ser rapidamente demitido no futuro.

E como contratar um bom funcionário? Há alguns passos importantes a seguir para isso:

  1. Definição do perfil da vaga
  2. Análise de currículo
  3. Verificação das redes sociais
  4. Entrevista presencial ou virtual

Vamos entender todo o processo em cada passo!

1. Definição do perfil da vaga

Para começar, é importante que trace o perfil da vaga que deseja que seja preenchida. Você precisa definir a função que será executada, listar as tarefas principais da função e definir o horário de trabalho a ser cumprido.

Por fim, você precisa esclarecer qual é a flexibilidade e disponibilidade exigida do possível funcionário. Com isso, evita surpresas desnecessárias após a contratação.

2. Análise de currículo

É importante que consiga o maior número de currículos possíveis, através de variadas fontes, mesmo que não esteja contratando. Dessa forma, você terá uma base maior de informações para trabalhar antes de decidir pela pessoa certa.

Nesse momento, é importante analisar se o perfil descrito pela pessoa está em ordem com o perfil que estabeleceu. Algumas perguntas que o currículo deve responder são:

  • Estuda? Realiza alguma atividade extra que pode conciliar com o trabalho na farmácia?
  • Possui ensino médio completo ou superior?
  • Apresenta experiência no setor farmacêutico? Quanto tempo trabalhou nesses empregos?
  • As outras experiências tiveram foco na área farmacêutica ou em várias áreas?
  • Tem filhos?

 

 

3. Verificação das redes sociais

É importante aproveitar as vantagens da tecnologia para verificar os perfis sociais dos candidatos. Nesse momento, aproveite para conhecer mais da vida pessoal deles e também profissional, conferindo se possuem processos trabalhistas.

Pensando nesse caso, o seu principal foco deve ser o LinkedIn, um perfil totalmente voltado para o mundo dos negócios. Porém, também pode avaliar a conduta do candidato no Instagram ou Facebook.

4. Entrevista presencial ou online

Depois de verificadas as redes sociais, chame os candidatos selecionados para uma entrevista presencial ou virtual. Leve em conta as perguntas do currículo para conduzir a conversa, utilizando dele como se fosse um roteiro.

É importante que teste de tudo no momento da entrevista, perguntando até sobre as partes mais chatas do trabalho. Veja a reação dele quanto a isso e também quanto às normas e condutas do espaço de trabalho.

Por fim, desconfie se o candidato aceita tudo sem questionar, pois ele pode não estar dando a devida seriedade ao cargo. Crie situações para o candidato responder e analise a sua satisfação, postura corporal e feição.

Extra: separe o atendente de farmácia do farmacêutico

Ao conduzir os candidatos, é importante que diferencie a função de atendente da de farmacêutico. Apesar de ambos interagirem com o público, o atendente da farmácia tem capacidades mais comerciais, podendo ter apenas o ensino médio completo.

Enquanto isso, o farmacêutico deve ter capacidades comerciais, administrativas e, obviamente, farmacêuticas. Dessa forma, as suas principais atribuições são:

  • Planejamento e elaboração das compras e do controle de estoque, levando em conta a curva ABC de medicamentos
  • Segmentação dos medicamentos e suplementos no varejo farmacêutico
  • Manipulação de fórmulas
  • Elaboração, implantação e supervisão do Manual de Boas Práticas de Dispensação, dos POPs e do PGRSS
  • Administração de medicamentos
  • Prescrição farmacêutica
  • Farmacovigilância

Nenhuma dessas funções pode ser executada por um atendente de farmácia!

6 dicas de como contratar funcionários para a farmácia

Ter uma equipe de trabalho qualificada é algo essencial em qualquer organização empresarial. Porém, no caso da gestão farmacêutica, é ainda mais importante, considerando a grande competitividade que existe nesse mercado.

A avaliação dos candidatos deve ser criteriosa em todas as etapas do processo de admissão, independente de ser uma rede grande ou uma farmácia independente. E quais critérios deve adotar durante o processo?

Basicamente, você deve avaliar características do funcionário e também necessidades para o aumento da qualidade profissional. As vantagens devem partir do funcionário, mas você também deve garantir o melhor espaço de trabalho.

Algumas características são:

  • Produtividade
  • Capacidade de treinamento
  • Orientações diárias
  • Atendimento ao cliente
  • Processos trabalhistas
  • Trabalho em equipe
  • Etc

Pensando nisso, é importante que construa um RH estratégico, que adote essas características no processo de seleção. Prossiga com a leitura do artigo e confira algumas dicas para montar o melhor RH e contratar novos colaboradores!

Capacidade de trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é primordial para o sucesso da farmácia, pois a atuação coletiva aumenta o desempenho geral. Para conseguir isso, é importante que o candidato já apresente essa característica por conta própria.

Porém, a farmácia também deve deixar claro quais são os principais objetivos da loja e como cada colaborador pode contribuir para alcançá-los coletivamente.

Maior organização no trabalho

Pessoas mais organizadas planejam as tarefas com mais calma, tornando o fluxo de trabalho na farmácia mais organizado. Organização é uma característica que deve buscar no candidato, pois contribui para todo o processo de vendas.

Afinal, um ambiente mais organizado facilita o atendimento ao cliente e torna mais simples das compras na farmácia serem realizadas.

Boa comunicabilidade

A comunicabilidade é uma característica primordial que deve buscar na entrevista de emprego, pois se relaciona diretamente com a inteligência emocional e trabalho em equipe.

Por meio do profissional comunicativo, as informações são repassadas de maneira mais clara na farmácia, evitando a interrupção do fluxo de compras.

Formação própria

Pensando no cargo de farmacêutico, é importante que o candidato apresente a graduação em Farmácia e conhecimento de cosmetologia, assistência farmacêutica e controle de medicamentos.

Porém, o profissional não pode se manter apenas no que aprendeu na faculdade. É importante que ele pareça estar inteirado das novidades no mercado e que sempre busque realizar mais cursos.

Garanta o treinamento

Antes mesmo de contratar os colaboradores, é importante que já tenha garantido diferentes treinamentos para os novatos. Através deles, você consegue corrigir ou minimizar os defeitos que podem aparecer na entrevista.

Crie um bom ambiente de trabalho

Antes de buscar por novos funcionários, é importante que garanta que o seu espaço de trabalho seja atraente o suficiente. Como administrar uma farmácia sem garantir um clima amistoso e saudável para todos os colaboradores? Não há como!

Conclusão

A contratação de novos funcionários é uma etapa essencial para o funcionamento da empresa em geral. Por isso que não deve contratar apenas pensando em preencher vagas – se não há candidatos bons, então faça de novo.

É importante ter em mente que a sua equipe na farmácia é um ativo estratégico, pois interage diretamente com os clientes. Para fidelizar os clientes na drogaria, é necessário ter um atendente de farmácia comunicativo e organizado.

Além disso, você deve contribuir para um excelente espaço de trabalho, de forma a aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade. Afinal, de que vale contratar ótimos funcionários, se não consegue reter os talentos?

Por isso, contratar funcionários para a farmácia é uma via de mão dupla: é empregar os melhores profissionais, mas também oferecer as melhores condições de trabalho. Não dá pra esperar ótimo rendimento se não contribuir com isso!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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