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Diferença entre farmácia e drogaria: quais são as suas principais características?

Drogaria é um termo que compreende apenas a dispensação e comércio de medicamentos, drogas, insumos e correlatos. Já a farmácia pode trabalhar também com a manipulação de fórmulas.

30 ago 2021

Tempo de Leitura: 8 min.
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Para muitos, não há diferença entre farmácia e drogaria – comumente os dois termos são usados como sinônimos. Tanto o “vou à farmácia”, quanto o “vou à drogaria”, são utilizados quando alguém quer algum remédio.

E qual é a diferença entre os dois? Saber o que é farmácia de manipulação e drogaria é algo essencial para quem está aprendendo a como abrir uma farmácia.

Prossiga com a leitura do artigo agora e entenda mais sobre o assunto!

Qual é a diferença entre farmácia e drogaria?

Entre a farmácia e a drogaria, você já deve ter notado as diferenças. Essas diferenças são apontadas por lei, estando presentes na lei 5.991/73, e residem basicamente na presença da manipulação de fórmulas.

Drogaria é um estabelecimento que trabalha com a dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em embalagens originais. Manipulação ou fracionamento de medicamentos não é permitido.

Já a farmácia é um estabelecimento onde é permitida a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. Nela, ocorre o atendimento privativo e também a dispensação e o comércio que existe na drogaria.

Essas são as principais diferenças que existem entre a farmácia e a drogaria – e é algo importante de se observar na abertura da empresa. Veja qual modelo atende mais aos objetivos que tem em mente.

Apesar desta diferença apontada na lei, muitas drogarias utilizam o nome de farmácia, pois a opção de manipulação de remédios pela farmácia não é obrigatório, mas sim, opcional.

O que é uma farmácia de manipulação?

Farmácia é comumente utilizada de maneira geral para definir qualquer local de venda de remédios.

Contudo, sua definição se encontra mais específica na lei 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Nela, é definido que farmácia é um:

“Estabelecimento de manipulação de formas magistrais e oficinais, de comércio de drogas e medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer equivalente de assistência médica.”

Posto dessa forma, se trata de uma farmácia de manipulação, que realiza a dispensação e comércio de medicamentos e também a manipulação de fórmulas. Sendo assim, tem uma atuação mais ampla que a da drogaria.

Quais são os pontos negativos da farmácia de manipulação?

Por causa da sua amplitude como negócio, o investimento inicial é muito maior do que o de uma drogaria. Afinal, é maior a estrutura física, é necessário mais gastos com capacitação dos profissionais e há um custo mais elevado para obtenção de mercadorias.

Além disso, a legislação é mais rigorosa. Por exemplo, é necessário ter um espaço exclusivo para:

  • Manipulações;
  • Armazenamento de insumos e matérias-primas;
  • Descarte adequado.

Junto disso, é necessário ter um sistema diferenciado para a filtração da água que será usada nas fórmulas das manipulações.

Por fim, há uma preocupação muitas vezes ignorada: o público-alvo da região está aberto para a adoção de medicamentos manipulados? Certas pessoas apresentam reticências em relação a isso, o que pode afetar o faturamento da empresa.

O que é uma drogaria ou farmácia sem manipulação?

Drogaria ou farmácia sem manipulação se trata de um estabelecimento para dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos e correlatos.

Dispensação é, nesse caso, a substituição de um medicamento após outro ter sido prescrito. Também é a orientação sobre dosagem, uso com outros medicamentos, indicação de possíveis reações adversas e dicas sobre conservação e armazenamento.

Dessa forma, a drogaria é um espaço que realiza apenas a comercialização de industrializados, assim como de cosméticos, itens de conveniência e afins.

Quais são os pontos positivos da drogaria?

Em relação à farmácia de manipulação, a drogaria não apresenta tantas exigências pela legislação brasileira quanto ao seu espaço físico. Afinal, não precisa apresentar um espaço exclusivo para manipulação, pois isso está fora do seu escopo.

Além disso, o investimento inicial de uma drogaria é muito menor em relação ao de uma farmácia. Dessa forma, se você busca uma empresa de pequeno porte, a drogaria costuma ser uma opção mais forte.

Por fim, é mais rápido de se chegar a inauguração da farmácia, já que há menos trâmites para a abertura da drogaria.

Quanto fatura uma farmácia sem manipulação ou drogaria de pequeno porte?

Em questão de margem de lucro em porcentagem, uma drogaria de pequeno porte pode ter entre 6% e 15%. O valor pode ser ainda maior dependendo das técnicas de vendas que aplicar, da administração e da organização da sua empresa.

Claro que isso depende das suas escolhas nas vendas e de mais duas coisas:

O que é a farmácia drugstore?

A farmácia drugstore é uma alternativa em relação à farmácia e a drogaria, pois foca na conveniência. É um modelo de negócio desenvolvido na América do Norte e que se encontra mais presente nos grandes centros urbanos.

Assim como a drogaria, a farmácia drugstore não apresenta manipulação, apenas comercializando os medicamentos. De qualquer forma, se destaca na variedade de produtos não-medicamentosos.

O que é a farmácia popular?

A farmácia popular se trata de um projeto criado pelo Governo Federal em 2004 com a parceria das prefeituras municipais. Ela reduz os gastos orçamentários com medicamentos, chegando a entregar até 90% de desconto neles.

Seu foco é os remédios, então é essencial que tenha em mãos uma lista de medicamentos para abrir uma farmácia.

E quais são as semelhanças entre a farmácia e a drogaria?

Mesmo com a grande diferença já apontada, há muitas semelhanças entre a farmácia e a drogaria. Segundo a Instrução Normativa 9, de 2009, as duas podem oferecer no seu catálogo:

  • Medicamentos;
  • Cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal;
  • Produtos médicos e diagnósticos in vitro (autoteste, como teste de gravidez);
  • Dispensação e indicações de uso dos medicamentos;
  • Administração dos remédios;
  • Monitoramento da pressão arterial, da glicemia capilar e da temperatura corporal;
  • Perfuração do lóbulo auricular;
  • Campanhas de promoção da saúde.

Além disso, ambas precisam ter um farmacêutico na equipe técnica durante todo o seu tempo de funcionamento. Esse profissional deve ser capacitado para realizar todos os serviços citados acima.

Dessa forma, as duas podem ter uma atuação similar dentro da indústria farmacêutica e serem ambas bastante lucrativas. Basta realizar um bom planejamento de negócio para que tenha lucro com uma das duas formas de empreendimento.

Conclusão

Quando você pensa em abrir um negócio, há diferentes possibilidades dentro da indústria farmacêutica. Você pode escolher entre abrir uma drogaria ou uma farmácia com ou sem manipulação.

Dentro disso, você pode optar por três perfis diferentes:

  • O tradicional, cujo foco é a qualidade do atendimento e da prestação de serviços, fora a variedade no mix de produtos. O estabelecimento costuma ter horário de funcionamento estendido e funcionários dedicados apenas ao caixa;
  • O popular, cujo foco é o desconto nos medicamentos. Apresenta horário de funcionamento reduzido, os funcionários não trabalham exclusivamente no caixa e há uma menor variedade de produtos;
  • O drugstore, cujo foco principal é a variedade de produtos não-medicamentosos. A sua ideia é passar a impressão de que vende de tudo.

Cada perfil traz algo de diferente ao seu negócio – conhecer eles lhe permite tomar a decisão mais lucrativa para a empresa.

Então, agora que sabe a diferença entre farmácia e drogaria, é momento de finalmente abrir o seu empreendimento!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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