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Marketing farmacêutico: O que você precisa saber para aumentar suas vendas

Um bom marketing farmacêutico pode ajudar sua farmácia a melhorar as vendas semanais e fechar positivo todos os meses do ano, principalmente nas épocas em que a sazonalidade aperta.

15 out 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
rede de farmácia

Para ter sucesso com o marketing farmacêutico, é preciso um investimento planejado, desde o impacto na percepção do cliente no espaço físico ou no ambiente online.

O marketing é responsável por colocar sua farmácia no mapa e é fundamental destacar seus produtos e serviços em relação a seus concorrentes, consequentemente aumentando suas vendas.

Para entender melhor como ele deve ser aplicado, elaboramos um artigo explicando a importância desse marketing e as principais estratégias para você não errar e ainda agir dentro da lei.

Por que devo investir em marketing para a gestão farmacêutica?

Saber como administrar uma farmácia nem sempre é uma tarefa simples. Além de contar com um bom atendimento farmacêutico na área de medicamentos, é importante contar com o marketing para melhorar suas vendas e estar sempre em dia com a competitividade do mercado.

Para que isso ocorra com o sucesso esperado, é importante que você invista em marketing farmacêutico. Esse investimento faz com que você tenha um retorno (ROI) maior, podendo fazer modificações importantes que impactam a percepção do cliente com o ambiente físico da farmácia

Isso faz com que você consiga converter uma maior quantidade de leads em clientes fidelizados e gerar um aumento nas vendas semanais e mensais da farmácia.

Entretanto, para que isso seja realizado de forma clara, é preciso saber o que diz a lei sobre o marketing farmacêutico para não agir fora da ética.

O diz a lei sobre marketing farmacêutico?

Por trabalhar diretamente com medicamentos sob prescrição médica e de uso geral, as redes de farmácia precisam estar dentro das diretrizes estipuladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Isso faz com que os remédios prescritos pelo médico só podem ser adquiridos no balcão e através de um farmacêutico, podendo muitas vezes ter um controle de compra para evitar vícios ou alta dosagem em medicamentos de tarja preta.

Outro ponto importante para um bom marketing farmacêutico é saber que o seu estabelecimento só pode anunciar e vender medicamentos que estejam registrados na Anvisa.

Além desse cuidado, a farmácia também deve divulgar todas as informações sobre os medicamentos de maneira clara e completa, evidenciando benefícios e contra indicações para determinado grupo de pessoas.

6 estratégias infalíveis para o marketing farmacêutico

Embora a farmácia tenha que seguir as diretrizes da legislação, isso não quer dizer que o empreendimento não tenha formas diversas para aplicar o marketing farmacêutico e se manter dentro da ética exigida.

Por isso, separamos 6 estratégias infalíveis e fáceis de serem aplicadas para você melhorar as vendas e manter o negócio competitivo.

Marketing de relacionamento

O objetivo central do marketing de relacionamento é encantar o cliente, ou seja, você tem a missão de torná-lo fiel ao seu empreendimento, fazendo com que ele dê preferência para a sua farmácia no momento de realizar suas compras.

Para realizar um bom marketing farmacêutico de relacionamento, você pode investir em um banco de dados dos clientes, guardando informações como nome e e-mail para um posterior contato.

Dessa forma, é possível desenvolver estratégias de marketing de conteúdo através de um e-mail marketing mostrando as principais novidades da semana ou do mês, promoções exclusivas e abertura de programas de fidelidade. Tudo em primeira mão para o consumidor não ter a chance de perder nada.

Também é importante manter uma página ativa nas principais redes sociais, com interação ao público e postagens atrativas e chamativas para fazer com que esse cliente visite a farmácia ou realize o pedido através do delivery.

Entretanto, vale ressaltar que o marketing de relacionamento não existe somente nesse ambiente online, é possível investir nele também no presencial, através de um bom atendimento ao cliente pela sua equipe.

Sendo assim, além de contar com bons profissionais para o social media, você também deve investir na formação dos funcionários presentes no dia a dia da farmácia, fazendo com que esse consumidor se sinta bem-vindo e realize suas compras com a certeza de que pode confiar em uma rede de excelência.

Distribuição de produtos

A disponibilidade certa dos produtos e medicamentos em geral em uma farmácia está totalmente ligada ao comportamento do cliente e sua tomada de decisão sobre comprar ou não determinada mercadoria.

Sendo assim, para o varejo farmacêutico essa é uma vantagem e tanto, pois o cliente que entra na farmácia com uma lista pré-determinada de itens que precisa comprar, acaba passando mais tempo analisando outros produtos que ele encontra durante a sua caminhada pela drogaria.

Ou seja, para aqueles consumidores que chegaram até a farmácia para comprar um medicamento ou um simples produto para o cabelo, acaba encontrando no seu caminho até o caixa, diversos produtos que chamam sua atenção, o relembrando até mesmo da necessidade de comprá-los.

Sendo assim, ao elaborar corredores com categorias específicas de produtos de uma mesma linhagem, você pode atrair o consumidor a comprar mais do que ele planejou anteriormente, principalmente se o ambiente da loja for acolhedor, limpo e claro.

Networking com profissionais de saúde

Um bom marketing farmacêutico também pode se dar através de parcerias com profissionais de saúde, seja ele médico de variadas especialidades, nutricionistas ou até mesmo dentistas.

Com a excelência de atendimento e profissionalismo da farmácia, é possível contar com esse profissional para indicar a sua rede como a mais confiável para a compra de determinado medicamento.

Dessa maneira, você acaba ganhando mais clientes que já chegam confiando no serviço e podem se tornar fiéis compradores, podendo inclusive auxiliar no marketing de relacionamento que citamos anteriormente, já que a chance de indicação para parentes e amigos próximos acaba sendo elevada.

Curva ABC de medicamentos

Todo bom empreendedor que possui uma farmácia deve ter um amplo entendimento sobre como funciona uma curva ABC de medicamentos. Ela é fundamental para a realização de um bom gerenciamento de estoque, pois é possível categorizar todos os itens e entender melhor a disponibilidade dessas mercadorias.

Geralmente, a classificação é feita do mais importante produto para o faturamento até a mercadoria que menos rende retorno em vendas para a farmácia.

Dessa maneira, fica mais claro para o gestor entender quais são os medicamentos e produtos que não podem faltar na rede, além de tentar encaixar os de menor popularidade em épocas que podem render vendas maiores e sanar um possível prejuízo para a loja.

Campanhas de sazonalidade

O marketing farmacêutico também precisa contar com a sazonalidade de diversos produtos que são vendidos diariamente na farmácia. Esse tipo de empreendimento é um dos que mais lidam com isso durante o ano, uma vez que as estações do ano demandam produtos mais específicos.

Para ilustrar melhor, podemos pensar, por exemplo, na época do inverno, onde bronzeadores e hidratantes pós-sol não são procurados com a mesma urgência que remédios para o combate de resfriados, umidificadores de ar e protetores labiais.

Dessa forma, é possível pensar em promoções ou campanhas criativas que chamem o público para a necessidade de consumir esses produtos e evitar a propagação de doenças ou ter um alívio mais rápido dos sintomas.

O mesmo vale para o verão, estação em que cresce a preocupação com a exposição da pele ao sol e a procura por produtos de tratamento intensivo para os cabelos, bloqueadores solar e todo tipo de mercadoria dessa linha faz com que o cliente entre no estabelecimento para conferir preços e garantir a proteção necessária.

Programa de fidelização

O programa de fidelização de uma farmácia já é algo amplamente conhecido pelas principais redes. Ele tem como objetivo se aproximar do cliente oferecendo descontos progressivos em determinados produtos de acordo com o seu comportamento de compra naquele momento.

Ou seja, caso ele tenha comprado um valor em medicamentos, ele pode ter a chance de comprar produtos variados com desconto de 5%, 10%, 15% ou acima disso, dependendo do que a gestão farmacêutica consegue oferecer naquele momento sem impactar negativamente o faturamento semanal ou mensal da loja.

Além disso, a fidelização também pode ocorrer através de um programa de pontos, fazendo com que ao final de cada mês, o cliente possa escolher um ou mais produtos de uma faixa de preço para sair de graça pela pontuação acumulada em outras compras.

Esse é um excelente passo do marketing farmacêutico e faz com que o seu consumidor desista de ir em outras farmácias que não possuem as mesmas facilidades.

Conclusão

Mesmo com uma extensa legislação necessária para cumprir e manter o bom funcionamento da farmácia, podemos ver que não faltam alternativas para que o marketing farmacêutico seja aplicado dentro da ética e conquiste a confiança e a satisfação de todos os clientes que cruzam a loja diariamente.

Além de garantir um bom retorno em vendas e possibilidades de investimento em equipe e infraestrutura, sua farmácia também consegue concorrer com redes maiores em questão de competitividade de mercado e influência na decisão de compra do consumidor.

Aproveite as dicas do artigo para analisar qual é a melhor estratégia para o marketing farmacêutico da sua rede hoje e garanta todos os seus benefícios a longo prazo.

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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