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Entenda como a curva ABC de medicamentos ajuda na gestão farmacêutica

A curva ABC se trata de uma metodologia que permite a categorização de produtos por ordem de relevância. Isso facilita no planejamento das estratégias para o negócio, pois se descobre a participação de cada produto no faturamento.

5 nov 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
curva abc medicamentos

Certos medicamentos possuem maior saída de estoque do que outros e é necessário compreender essa lógica para ter um melhor controle dos medicamentos.

O controle de estoque dos medicamentos é considerado por muitas farmácias uma das tarefas mais desafiadoras. Sem a otimização desse trabalho, é mais recorrente a presença de falhas – e isso faz ser necessária a curva ABC de medicamentos.

Na curva ABC, existem três categorias de medicamento: A, B e C. Nelas, você organiza os produtos por importância, sendo A o mais regular e controlado e o C menos frequente e com controle mais brando.

Essa metodologia acaba sendo a mais eficiente na gestão de estoque da farmácia, permitindo um maior controle e evitando os gastos desnecessários. Como ela pode ser aplicada na gestão farmacêutica? Veja agora!

O que é a curva ABC e onde entra o Princípio de Pareto nela?

A curva ABC, conhecida também como controle ABC, se trata de uma ferramenta no controle do estoque de medicamentos. Ela traz um método para a organização do estoque em três categorias distintas, que são baseadas na geração de receita.

Dessa forma, a curva ABC tem o objetivo de identificar os produtos que são responsáveis pela maior parte do seu faturamento mensal. Com isso, lhe ajuda a ter melhor controle financeiro na hora de repor o estoque.

Essa técnica se baseia no Princípio de Pareto, uma teoria econômica desenvolvida pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Nessa teoria, é apontado que a relação entre o efeito e a causa é desigual.

Na realidade farmacêutica, 80% do faturamento da farmácia costuma se concentrar em apenas 20% da variedade de produtos. Esses produtos seriam o grupo A – e conforme é menor a relevância e a quantidade, se formam os grupos B, C e até D.

Lista de medicamentos da curva ABC: grupo A

No grupo A, se encontram os medicamentos de compra diária, ou seja, que apresentam maior giro de estoque. Eles são 20% da variedade do estoque de medicamentos, correspondem a 80% das vendas e precisam estar disponíveis em maior volume.

Lista de medicamentos da curva ABC: grupo B

No grupo B, se encontram os medicamentos de compra diária, mas que apresentam um giro de estoque menor em relação ao grupo mais relevante. Eles são 30% da variedade do estoque de medicamentos e correspondem a 15% das vendas.

Lista de medicamentos da curva ABC: grupo C

No grupo C, se encontram os medicamentos com giro de estoque pequeno e que, por isso, são de compra eventual. São cerca de 50% da variedade do estoque de medicamentos e correspondem a 5% das vendas.

Lista de medicamentos da curva ABC: grupo D

Dependendo da extensão do seu estoque, é possível adicionar mais um grupo, o D. Nele, se encontram os medicamentos que funcionam basicamente por encomenda. Dessa forma, apresentam a menor porcentagem de presença na variedade do estoque.

Por que é importante aplicar a curva ABC de medicamentos na gestão de estoque?

No varejo farmacêutico, é essencial que se dê total atenção à gestão de estoque. Todos os produtos precisam ser devidamente organizados, identificados e etiquetados, de forma que não haja erros em nenhuma etapa da venda.

Além disso, o controle do estoque de medicamentos permite que sejam armazenados os produtos nas condições corretas, de forma que não percam suas propriedades ou validade. Por fim, ele garante que você compre a quantidade certa.

Aí entra a curva ABC: ela permite identificar qual é a demanda de cada um dos produtos. Os de maior demanda são priorizados, de forma que não faltem durante o atendimento farmacêutico.

Já os de menor demanda são comprados em menor número de unidades, de forma que não empaquem no estoque e se tornem desperdício.

Porém, a metodologia vai além disso no controle de medicamentos: ela permite a compra de matérias-primas de forma mais precisa e inteligente no sentido comercial. Não é apenas uma questão de aumentar o grupo A e diminuir os grupos C e B.

Para entender isso, confira as suas vantagens!

Melhor precisão na previsão do estoque

Através do monitoramento e da coleta de dados, é possível identificar os produtos com maior e menor demanda. Por meio disso, você consegue definir com maior precisão a previsão de estoque para cada categoria de medicamentos.

A gestão de estoque fica mais otimizada

Conforme é identificada a demanda dos produtos, melhor é organizado o estoque da farmácia. Dessa maneira, o depósito é melhor alocado para a classe A, enquanto os níveis de estoque para a classe B e C são mais baixos.

As despesas com o estoque são reduzidas

Com uma melhor noção da demanda de cada categoria, você define a proporção correta do depósito de medicamentos. Dessa maneira, pode conseguir uma redução nos custos de manutenção do seu estoque.

Se torna possível distribuir os recursos da farmácia de maneira estratégica

A curva ABC permite que constantemente reavalie os produtos das categorias para redirecionar os recursos investidos. Dessa forma, se certos produtos apresentam diminuição na demanda, eles podem ser realocados para uma classe inferior.

Da mesma maneira, um produto com aumento de demanda pode subir para a classe A e ter um aumento no número de unidades.

Permite que negocie melhores valores com os fornecedores

Conforme é maior o volume de medicamentos pedidos, mais fácil se torna de negociar o valor com os fornecedores. Ao saber quais produtos têm a maior demanda, você pode negociar o preço deles e economizar.

Você se torna capaz de melhor gerenciar o ciclo de vida dos produtos

Por fim, através da curva ABC, você consegue acompanhar o ciclo de vida dos produtos, equilibrando a demanda com a validade deles. Com isso, é menor o risco de desperdício pela sua gestão.

Como implementar a curva ABC no controle de medicamentos?

Como administrar uma farmácia através da curva ABC? O primeiro passo para implementar a metodologia é identificar o objetivo da sua implementação: é aumentar o fluxo de caixa? Otimizar a gestão de estoque? Reduzir os custos com aquisição?

Depois, é necessário listar os medicamentos, principalmente os mais vendidos durante o período em questão na curva ABC. Nessa listagem, estabeleça o valor unitário do produto, a quantidade vendida e o lucro de cada um.

O período pode ser a última semana, o último mês ou até o último ano. O importante é que leve em questão na sua listagem todas as vendas realizadas nesse período. A partir disso, é possível começar a criar uma curva ABC:

  1. Realizando um levantamento de histórico e a classificação.
  2. Pondo em prática o controle da rotatividade.
  3. Colocando os dados da análise ABC numa planilha.

Veja agora em detalhes como isso é feito!

1. Levante os principais dados dos produtos listados

O primeiro passo para a criação da curva ABC é o levantamento do histórico e das previsões de cada medicamento. Através dos dados listados, você realiza a análise do giro de estoque de cada produto e identifica os que tem maior giro.

Conforme é maior o giro de estoque, maior deve ser o volume de unidades. Por meio dessa noção, você vai montando a pirâmide de classificação dos produtos em classe A, B e C.

2. Realize o controle da rotatividade

Após levantar o histórico e a previsão dos medicamentos, é momento de realizar o controle da rotatividade. Nesse controle, leve em consideração o tempo de compra, de transporte e de entrega para analisar o tempo de reposição dos produtos.

Através disso, é possível se antecipar nas compras de medicamento com alta demanda e evitar desperdícios com medicamentos que ficam parados no estoque. Isso deve ser levado em conta na hora de aplicar a metodologia ABC.

O que é SKU?

SKU se trata do Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque. Em seu cálculo, não são consideradas as unidades (3.000 caixas de paracetamol e 2.500 de simeticona = 5.500 caixas), mas sim a variedade de produtos.

Dessa forma, há 2 SKUs no exemplo acima: paracetamol e simeticona. Para manter a rotatividade, é necessário apresentar uma quantidade suficiente de cada SKU dentro de um período mínimo, como 30 dias.

3. Documente os dados numa planilha

Após levantar o histórico dos produtos e ter em mãos o controle da rotatividade, é momento de documentar todas as informações. Isso pode ser feito numa planilha do Excel, bastando executar os seguintes passos:

  1. Classifique todo os dados em ordem decrescente. Depois, calcule o total acumulado de cada medicamento no valor agregado.
  2. Após realizar o cálculo, determine quais são os limites de cada classe (volume de saída do estoque, quantidade de variedades, etc).
  3. Atribua a cada classe um nome de grupo e realize um gráfico de Pareto na planilha.

Cada farmácia deve apresentar a sua própria classificação para as classes da curva ABC.

Comece a aplicar a curva ABC no controle de medicamentos!

A curva ABC é uma ótima ferramenta para a gestão farmacêutica, principalmente na parte que se refere aos medicamentos. Ela garante que a sua farmácia sempre terá a disponibilidade de medicamentos quando estes forem necessários.

Seu maior benefício é que não atua de maneira simplista, aumentando o que vende mais e diminuindo o que vende menos. Através de dados e cálculos, ela define o volume adequado para produtos de baixa e alta rotatividade.

Isso acaba ajudando a ter uma reposição de estoque mais ágil e lhe auxilia paralelamente em duas coisas: negociar melhores valores com os fornecedores e a realizar o marketing farmacêutico mais adequado.

Essa metodologia pode ser facilmente aplicada no dia a dia da farmácia, otimizando os gastos e evitando desperdícios. Com o passar do tempo, a curva ABC de medicamentos se tornará uma realidade dentro do seu estabelecimento.

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Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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