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Como Fidelizar clientes na Drogaria com 6 dicas

A fidelização do cliente é um processo natural nas farmácias quando o cliente tem uma experiência melhor do que em outros estabelecimentos. Para fidelizar o cliente na drogaria, é necessário garantir a satisfação total dele.

5 out 2022

Tempo de Leitura: 8 min.
fidelizar clientes drogaria

“Fica cinco vezes mais barato manter os clientes que já conquistamos do que sair à procura de novos.” (Omar Souki)

Muitos empreendedores ainda não sabem como fidelizar os clientes na drogaria e a causa disso, em grande parte, é a inexperiência. O empreendedor sabe como administrar uma farmácia ou drogaria, mas nem tanto como manter os clientes

Manter os clientes é muito mais econômico do que conseguir novos e é disso que se trata a fidelização do cliente. É essencial que garanta a melhor experiência do cliente para que ele se mantenha comprando regularmente da sua drogaria.

E prosseguindo com a leitura do artigo, você vai entender mais da importância da fidelização e garantir algumas dicas para fidelizar os clientes!

Antes de tudo, o que é a fidelização do cliente?

A fidelização do cliente se trata do processo de tornar os seus produtos, serviços e atendimentos farmacêuticos especiais para o cliente. Dessa forma, quando ele precisar novamente do mesmo atendimento, pensará logo no seu estabelecimento.

Clientes fiéis a uma loja pensam mais na qualidade do que no preço. Ao fidelizar, eles optarão primeiramente pela experiência de compra, que foi melhor do que a tida em outras farmácias e drogarias.

Afinal, o cliente corre o risco de pagar um pouco menos em outra farmácia e ter uma experiência pior, desperdiçando o dinheiro do mesmo jeito.

Enquanto isso, é vantajoso para o seu lado, pois é mais fácil e rentável manter um cliente do que conquistar um novo. Afinal, toda vez que for conquistar, terá que investir mais tempo e dinheiro para montar uma nova jornada do consumidor.

Como funciona a fidelização do cliente?

A ideia da fidelização do cliente é proporcionar o aumento contínuo das vendas sem aumentar frequentemente os custos da drogaria. Para isso, permite a retenção dos clientes, que se tornam um lucro mais regular para o estabelecimento.

E como ocorre a fidelização? O processo costuma ser ordenado em:

  1. Agregação de valor aos produtos, serviços e atendimento farmacêutico, o que surpreende as expectativas dos clientes
  2. Obtenção de autoridade, o que abre espaço para uma relação mais forte com o consumidor
  3. Satisfação do cliente, que começa a pensar mais na qualidade e valor do que no preço praticado

O resultado final desse processo é a fidelização e retenção dos clientes regulares!

Qual é a importância de fidelizar os clientes na drogaria?

Para entender porque a prática de fidelização é importante, é necessário saber que o cliente é o ativo mais importante da drogaria. Como já foi dito, é custoso para o orçamento ter que constantemente conquistar novos clientes.

Enquanto isso, o consumidor já estabelecido proporciona um lucro mais regular, sempre injetando dinheiro na drogaria. Dessa forma, é possível renovar o estoque mais rapidamente e realizar mais ações promocionais.

Basicamente, a fidelização permite que a sua empresa tenha um giro de caixa mais confiável. Com essa regularidade, é possível pagar os custos de manutenção da drogaria e executar aprimoramentos no estabelecimento.

E para conseguir fidelizar os clientes na drogaria, você deve pensar em estratégias offline e online. Basicamente, deve saber como fidelizar os clientes online (farmácia virtual, redes sociais) e dentro do estabelecimento físico.

Ao conseguir realizar a fidelização com sucesso, você garante algumas vantagens estratégicas para a sua loja!

Clientes gastam mais na drogaria

Quando os clientes se encontram mais satisfeitos com o atendimento farmacêutico, eles passam a ser menos sensíveis ao preço. Para eles, qualidade e valor se tornam características mais importantes.

Com isso, eles acabam gastando mais em sua drogaria!

Maior recorrência das compras

Além de gastar mais, os clientes compram com maior regularidade, tornando as compras na farmácia algo até mensal. Isso faz o fluxo de caixa ser mais confiável e ainda auxilia na construção da curva ABC de medicamentos.

Maior redução de custos

Como já foi dito, manter um cliente é mais barato do que tentar conquistar novos. Dessa forma, ao focar na fidelização, você diminui os custos de captação, seja no meio online e offline.

Divulgação gratuita da drogaria

Ao prestar um atendimento de qualidade, você acaba garantindo a satisfação do cliente. Com isso, ocorre a divulgação boca a boca gratuita: o cliente satisfeito passa a indicar o estabelecimento para amigos, familiares e outros conhecidos.

Mais feedbacks positivos dos clientes

Ao fidelizar os clientes, você garante uma maior constância de feedbacks positivos dos clientes acerca do seu negócio, seja online ou offline. Consequentemente, evita a publicidade negativa, que se espalha mais rápido que a positiva.

6 dicas para fidelizar os clientes rapidamente

Segundo o pai do Marketing Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Essa frase estava presente no livro Princípios de Marketing e continua se encaixando na gestão farmacêutica.

E como fidelizar clientes online e offline? Bem, a fidelização à sua marca só ocorrerá se proporcionar uma experiência de compra com mais vantagens do que as outras drogarias oferecem. Para o consumidor, é importante que seja garantida:

  • Segurança na compra
  • Satisfação no atendimento
  • Credibilidade nos produtos e serviços

Por isso, as principais dicas para fidelizar os clientes envolvem a preocupação com os aspectos que impactam diretamente nas principais questões do cliente. É necessário garantir a satisfação, segurança e credibilidade para obter a preferência.

Mas conseguir isso no varejo farmacêutico não é tão fácil sem experiência. Por isso, veja agora como fidelizar os clientes online e offline!

1. Defina o público-alvo da empresa

Não é possível fidelizar um público que você não conhece ou não consegue definir de maneira específica. É necessário montar a persona, a representação do cliente ideal com base em características de clientes reais.

Por meio de dados demográficos e pesquisas de comportamento com clientes já presentes, é possível definir as características dos principais clientes. Por exemplo, você pode descobrir que seu público é majoritariamente feminino de 28 anos.

E com uma persona bem construída, é possível usar das ferramentas para fidelizar clientes de maneira mais otimizada. Afinal, você monta a jornada do consumidor, da preparação até o pós-venda, de forma personalizada.

2. Construa a jornada do consumidor

A jornada do consumidor se trata das etapas pela qual o cliente passa durante o processo de compra na farmácia ou drogaria. Em geral, é composta por 5 etapas:

  • Assimilação: o cliente cria a consciência da marca
  • Atração: o cliente passa a considerar a marca como a escolha correta para atender às suas necessidades
  • Arguição: o cliente começa a procurar por provas sociais que comprovem a qualidade da drogaria
  • Ação: o cliente realiza a compra na drogaria
  • Apologia: o cliente passa a fazer publicidade positiva da marca

Com base na persona, você deve montar diferentes estratégias para cada etapa, personalizando para os seus principais públicos.

3. Marque presença online através do marketing digital farmacêutico

Mais da metade dos brasileiros têm acesso à internet e grande parte deles utiliza do celular para acessar. Dessa forma, a melhor forma de criar a consciência da marca é através do marketing digital farmacêutico.

O marketing farmacêutico pode ser aplicado da maneira tradicional e digital, utilizando das mídias sociais e do blog para despertar interesse. Conteúdos informativos envolvendo a saúde sempre chamam a atenção.

Além disso, você pode criar ações personalizadas para o marketing digital farmacêutico, buscando captar especificamente o público virtual. Por exemplo, cupons disponíveis em datas temáticas apenas nas redes sociais.

4. Capacite os seus atendentes

Um atendimento de qualidade é essencial para atrair o consumidor, seja na comunicação digital ou balcão. Para isso, a equipe deve conhecer profundamente a área onde trabalha para esclarecer as principais dúvidas do cliente.

Além disso, eles devem ser treinados para mexer nas ferramentas de trabalho do balcão, de forma a prestar um atendimento ágil. E não só ágil, o atendimento deve ser humanizado, respeitando as necessidades do cliente.

Se o atendente demonstrar com sinceridade que se importa com o cliente, é mais certo que ele vai se interessar em voltar.

5. Invista num programa de fidelidade

O programa de fidelidade se trata de uma estratégia feita especificamente para fidelizar os clientes. O programa geralmente oferece pontos a cada compra, que podem se tornar descontos, troca por produtos/serviços e outros benefícios.

Dessa forma, funciona como um motivador para que o cliente retorne à drogaria. Além disso, serve para rastrear a frequência das compras e melhor administrar o estoque do estabelecimento.

6. Crie ações de pós-venda

Ao manter um relacionamento após a venda, o cliente percebe a importância que tem para o seu estabelecimento. Dessa forma, a manutenção do contato é uma das principais ações para obter a fidelização.

Por meio do contato mantido, você pode:

  • Informar o cliente sobre produtos em oferta pelo e-mail
  • Lembrar sobre a renovação dos medicamentos de uso contínuo
  • Enviar mensagens em datas comemorativas
  • Entre outras ações

Conclusão

A fidelização dos clientes é um processo essencial para a manutenção lucrativa da farmácia ou drogaria. Ao ter clientes fiéis, você já garante:

  • Maior poder de negociação com os fornecedores: tendo uma maior recorrência de compras na farmácia (os clientes são mais regulares), é possível negociar quantidades maiores de produtos com desconto
  • Indicação de novos clientes: clientes satisfeitos acabam produzindo publicidade positiva natural. Dessa forma, ao fidelizar um cliente, você aumenta a chance de conquistar os seus amigos, parentes e conhecidos
  • Redução dos custos de marketing: ao pensar menos em conquistar clientes momentâneos, você diminui os gastos com marketing e divulgação
  • Prática de preços mais altos: quando os clientes começam a confiar em você, é possível supervalorizar a marca e praticar preços mais altos sem perder público

Tendo isso tudo em mente, é fácil de entender a importância de fidelizar os clientes da drogaria. É mais barato, mais inteligente e mais benéfico no longo prazo!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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