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Varejo farmacêutico: quais são as estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio?

O aumento nas vendas do varejo farmacêutico ocorre através de uma gestão estratégica dos recursos e dos processos do negócio. Ao gerir o estabelecimento como um todo, o fluxo de vendas apresenta os resultados esperados.

10 dez 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
varejo farmaceutico

O fluxo de vendas de uma farmácia não pode depender da sazonalidade ou de episódios de alta. É importante que mantenha uma maior regularidade dentro do mercado farmacêutico.

O varejo farmacêutico se trata de um segmento do mercado que reúne os estabelecimentos que vendem medicamentos e outros produtos ao consumidor final. No Brasil, e no mundo, é um setor que se encontra em alta.

Segundo o Monitor Mercantil, o setor farmacêutico apresentou um crescimento de 15,6% no faturamento em 2020, comparando com o período anterior. Em faturamento, as farmácias e drogarias alcançaram o valor de R$ 139,37 bilhões.

Como fazer parte desse setor tão lucrativo e lucrar também? Prossiga com a leitura do artigo e veja algumas estratégias para melhorar o seu desempenho no varejo farmacêutico!

Como melhorar o desempenho do seu negócio no varejo farmacêutico?

Como administrar uma farmácia para que ela apresente o melhor desempenho possível? Essa é a grande questão para empresários que entram agora no mercado farmacêutico.

Em 2020, o varejo farmacêutico apresentou ótimos resultados e, nesse período pós-pandemia, é esperado que os resultados se tornem ainda melhores. Projeções indicam que o setor farmacêutico global deve ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2023.

Para as farmácias e drogarias acompanharem esse ritmo de crescimento, é necessário aproveitar as três principais oportunidades de aumento do desempenho:

  • Otimização dos resultados;
  • Implantação das novas tecnologias no setor farmacêutico;
  • Aprimoramento frequente da infraestrutura da gestão farmacêutica.

Como aproveitar essas três oportunidades e aumentar o desempenho no mercado farmacêutico? Aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar nisso!

Crie uma cultura de gestão farmacêutica

A aplicação da gestão farmacêutica é comumente um diferencial competitivo entre as suas concorrências. A gestão no varejo é ligada com a cultura organizacional da sua empresa e a aplicação de novas tecnologias.

Dessa forma, para criar uma cultura de gestão, é necessário:

  • Produzir um diagnóstico empresarial, avaliando os processos internos e externos;
  • Definir as metas da farmácia dentro do setor farmacêutico;
  • Estabelecer um plano tático baseado nas metas, que deve ter ações gerais e específicas;
  • Escutar os seus colaboradores através do brainstorming, concursos e programas de inovação. Além disso, reconheça as ações dentro do ambiente de trabalho;
  • Monitorar os resultados através de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
  • Otimizar o seu modelo de gestão e automatizar os processos da farmácia.

A partir dessa cultura, todas as ações restantes para a melhora do desempenho funcionam mais facilmente.

 

 

Se aprofunde mais no varejo farmacêutico

É fundamental que aprenda mais sobre o funcionamento do mercado farmacêutico no Brasil, de forma a entender o público-alvo e as oscilações do mercado. Isso vai lhe servir de guia na escolha dos produtos farmacêuticos e dos fornecedores.

Além disso, permite que acompanhe as modificações e oportunidades que surgem no cenário. Ao monitorar constantemente o setor, não dá brecha para ficar atrás da concorrência.

Fique atento aos seus principais concorrentes

Falando em concorrência, é essencial que conheça os seus concorrentes, os estude e os analise diariamente. Verifique os seus principais pontos de atuação para identificar o que eles fazem além do que você faz.

Ao observar o outro, você entende o que eles fazem para ter sucesso, mas também capta os pontos nos quais eles erram. Com isso, evita os erros na própria farmácia e aprimora os aspectos nos quais os concorrentes falham.

Não entre em guerra de preços

A pior opção para se destacar no varejo é entrar numa guerra de preços, pois é uma estratégia que desvaloriza o seu produto ou serviço. Pior, gera o risco de falência por não obter margem de lucro.

A melhor solução é focar nos seus valores e ser criativo no atendimento farmacêutico. Ao despertar no consumidor a vontade de comprar em seu estabelecimento, você cria uma confiança que um produto extremamente barato não cria.

Valorize os seus diferenciais em relação à concorrência

No varejo farmacêutico, pode ser um tanto difícil se diferenciar de outras farmácias – é um mercado de players muito similares. Porém, apesar das similaridades, há aspectos que pode inovar em relação aos outros:

  • Eficiência na entrega dos produtos (sistema de delivery);
  • Layout da farmácia;
  • Atendimento farmacêutico;
  • Qualidade dos produtos farmacêuticos;
  • As tecnologias utilizadas no estabelecimento;
  • As estratégias de marketing farmacêutico.

Dentro do que é possível para o mercado farmacêutico no Brasil, foque nos seus diferenciais competitivos!

Priorize as estratégias de fidelização na farmácia

Priorizar o trabalho de fidelização é muito mais prático do que tentar atrair novos consumidores. Afinal, focar o seu esforço naqueles que já são clientes traz um retorno de investimento maior.

Mas como elaborar estratégias de fidelização? Para isso, é necessário entender qual é o perfil do seu público comum:

  • Que tipo de linguagem os atrai mais numa estratégia de marketing farmacêutico?
  • O cliente prefere comprar em loja física ou virtual?
  • O quanto o cliente costuma gastar na farmácia e qual forma de pagamento ele usa?
  • O que ele costuma comprar mais na farmácia? Qual serviço farmacêutico ele mais utiliza?

Ao entender quem é o seu público, fica mais fácil de criar trabalhos de fidelização mais personalizados e efetivos.

Crie e mantenha a padronização do seu mix de produtos

A padronização do mix de produtos no cadastro tem como objetivo criar um modelo de nomenclatura. Com isso, fica mais fácil de encontrar os produtos no sistema, o que agiliza o atendimento e melhora a comunicação interna entre os funcionários.

Já para o gestor da farmácia, a padronização ajuda na obtenção de informações mais precisas em relação às mercadorias. Com a nomenclatura, o gestor pode facilmente identificar quais produtos estão vendendo e quais não.

Aplique a curva ABC de medicamentos no controle de estoque

A curva ABC de medicamentos se trata de um método de categorização do estoque, que classifica os produtos em três categorias distintas. Através desse método, é feita uma priorização de produtos com base na sua geração de receita.

Essa categorização é baseada no Princípio de Pareto, que afirma que 80% do volume de vendas é obtido por 20% da variedade de itens.

  • No grupo A, você coloca a menor variedade de produtos que geram o maior volume de vendas;
  • No grupo B, você põe uma maior variedade de produtos que geram volume de vendas um pouco menor;
  • No grupo C, você põe a maior variedade de produtos que geram o menor retorno.

Através dessa lógica, você consegue identificar os produtos que geram um maior número de vendas. Isso auxilia na reposição de estoque, indicando quais produtos deve repor em menor tempo e quais deve comprar em menor número.

Pense de maneira estratégica na exposição de produtos da farmácia

Baseado na curva ABC, você entende que alguns produtos merecem uma exposição adicional na farmácia. Algumas dicas nesse ponto são:

  • Pôr os produtos mais lucrativos na altura dos olhos do consumidor. Além disso, eles devem estar no início do fluxo da gôndola;
  • No final do fluxo da gôndola, ponha os produtos que mais geram visitas à farmácia;
  • Não deixe os produtos de lado, virados, deitados ou com o nome ao contrário – facilite na visão e leitura do consumidor.

 

Fortaleça a presença dos serviços farmacêuticos

Está cada vez mais claro que a presença dos serviços farmacêuticos deve crescer nas farmácias. Alguns dos principais serviços a oferecer devem envolver a diabetes, hipertensão, tabagismo, obesidade, etc.

Além disso, a aplicação de vacinas também precisa ser inclusa nessa lista.

Estabeleça mais parcerias no setor da saúde

Ao contratar um representante comercial, remunerando-o com comissões, você consegue estabelecer parcerias mais benéficas na área da saúde. Por exemplo, parceria com profissionais da saúde, que indicam a sua farmácia para os pacientes.

Além disso, fica mais fácil de buscar parcerias específicas com fabricantes de medicamentos e fornecedores de mercadorias variadas para a farmácia. Com isso, você melhora o controle de estoque e acompanha mais de perto novos lançamentos.

Quais são as maiores tendências farmacêuticas no mercado?

Com base em diferentes pesquisas e levantamentos, é possível já apontar quais são as tendências farmacêuticas a se seguir. Elas devem ser adotadas dentro do mercado farmacêutico no Brasil, seguindo um caminho já visto no mundo inteiro.

Elas são:

  • Farmácia como hub de saúde: está se tornando cada vez mais comum que as farmácias virem microcentros de saúde. A tendência é que os serviços farmacêuticos aumentem a sua presença nos estabelecimentos;
  • Farmácia digital: as pessoas estão buscando mais pela farmácia digital, realizando suas compras pelo site da farmácia, marketplace e até WhatsApp. Na pandemia, o canal digital de compras se popularizou bastante;
  • Maior investimento em tecnologias: é esperado que as farmácias invistam ainda mais na digitalização do negócio, desde o balcão do caixa até o sistema de gestão. Mesmo as pequenas farmácias devem investir;
  • Formas novas de pagamento: uma das últimas tendências farmacêuticas é o surgimento de diferentes formas de pagamento. Alguns exemplos são a tecnologia NFC, contactless, link de pagamento, QR Code, cashback e o Pix.

Conclusão

Como você pode ver, o desempenho do seu negócio no varejo farmacêutico depende da sua capacidade de gestão e da sua atenção às novidades. A administração de uma farmácia exige que esteja constantemente antenado ao que há de novo no Brasil.

Além disso, é importante que o gestor e os seus colaboradores trabalhem para sempre aprimorar os processos internos e externos da farmácia. É necessário que saibam como agregar vendas em uma farmácia, aumentando o retorno do investimento.

Também é essencial que se invista mais em novas tecnologias que otimizem os trabalhos, seja no estoque, na gestão empresarial ou no pagamento. Quanto maior é a presença da tecnologia, mais eficiente são as suas operações.

Dessa forma, o segredo para ter sucesso no varejo farmacêutico é gerir o estabelecimento como um todo, sem esquecer ou deixar algo de lado. Com isso, você melhora os resultados e não tem surpresas desagradáveis ao fim do mês.

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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