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Entenda o associativismo de farmácia e os benefícios para pequenas lojas

O associativismo de farmácias ou rede parceria é a melhor forma de farmácias independentes lutarem contra grandes franquias.

14 dez 2022

Tempo de Leitura: 6 min.
associativismo farmácia

De forma geral, farmácias pequenas sozinhas não conseguem concorrer contra os grandes nomes do mercado farmacêutico. A única forma de disputar no mercado é pelo associativismo de farmácias ou modelo de parceria..

A rede parceira ou associativa de farmácias reúne os pequenos e médios negócios, de forma a elevar o padrão geral de qualidade dos mesmos. Por meio da rede, as compras são unificadas, reduzindo os custos de estoque, além de outros benefícios.

Mas como esse modelo de negócios é entendido aqui no Brasil? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o modelo associativo entre farmácias!

Antes de tudo, o que é e como funciona o associativismo de farmácias?

O associativismo ou rede parceira engloba agrupamentos entre e tem como objetivo gerar crescimento aos participantes dessa rede.

E por que ele existe? Acontece que as grandes redes de farmácias e drogarias apresentam uma máquina logística poderosa e maior facilidade para negociar preços menores com os fornecedores. Dessa forma, esmagam a concorrência.

Para existir, as farmácias independentes se unem através de um modelo de parceria para negociar melhores preços com os fornecedores e se manterem competitivas.

E como funciona o associativismo de farmácias na prática?

Dentro da rede associativa de farmácias, existe o compartilhamento de informações e a formulação de estratégias. Basicamente, as empresas associadas:

  • Realizam as compras com os fornecedores em conjunto, reduzindo os custos com o fornecimento
  • Fazem ações de marketing farmacêutico
  • Conduzem uma administração profissionalizada que busca o melhor para todos os membros
  • Entre outras coisas

Dessa forma, a rede traz diversas soluções e ideias para todos os seus membros conseguirem competir com os grandes nomes do mercado.

É a mesma coisa que franquia de farmácias?

As franquias de farmácias tem um layout de loja padronizado, que existe para um fácil reconhecimento pelo consumidor. Porém, dentro do varejo farmacêutico, o franqueado é carregado de regras pré-determinadas de administração.

Enquanto isso, no associativismo ou modelo de parceria, o empresário apresenta total autonomia na gestão farmacêutica, podendo tomar todas as decisões. A ideia é o fortalecimento comercial da rede, que é composta de empresas individualizadas.

    Quais são as principais características do modelo associativista?

    Tomando como base os principais nomes associativistas no mercado brasileiro, é possível reconhecer algumas vantagens:

    Condições comerciais diferenciadas

    A rede associativa de farmácia ou rede parceira constrói e mantém uma estrutura comercial sólida para todos os empresários. Isso permite melhores condições de negociações com os fornecedores, podendo obter os produtos com preços mais baixos.

    Dessa forma, você garante o estoque da farmácia sempre abastecido, levando em conta a curva ABC de medicamentos!

    Acompanhamento para a gestão farmacêutica

    A rede também deve apresentar um painel com indicadores de desempenho variados, que indicarão pontos de melhoria em cada empresa. Dessa forma, ela guia os empresários em direção aos seus objetivos comerciais.

    Desenvolvimento de novas estratégias de marketing

    A rede parceira também deve pensar em estratégias de marketing que levem ao aumento das compras nas farmácias associadas. Dessa forma, todos os empresários adotam as estratégias que se provam corretas para a maioria dos associados.

    Busca recorrente pelas inovações

    Além de buscar pela participação dos empresários em feiras e congressos de tecnologia, a rede deve pensar em ferramentas que aproximem os associados. A ideia é gerar aprendizado interno, além de uma melhoria contínua.

    Quais são as principais vantagens de participar de uma associação?

    Como administrar uma farmácia se torna mais fácil com o associativismo? É possível definir algumas vantagens que mostram que a administração empresarial se torna mais simples quando parte de um coletivo.

    Isso leva em conta que os empresários são do mesmo setor e enfrentam problemas similares. Dessa forma, as soluções são unificadas, o que demanda menos custo e esforço do que seriam exigidos num enfrentamento individual.

    Além disso, outras vantagens podem ser contadas, como:

    • Maior planejamento para estratégias de divulgação
    • Maior capacitação da equipe (desde a etapa para contratar funcionários para a farmácia)
    • Conceito e layout da loja
    • Maior lucratividade
    • Disponibilidade de ferramentas de gestão

    Vamos ver por partes agora!

    Maior planejamento para estratégias de divulgação

    Justamente pela variedade de portes, as empresas podem diversificar as suas divulgações, pensando em como fidelizar os clientes da drogaria em específico.

    Maior capacitação da equipe

    Em geral, o treinamento de qualificação de cada empresa se volta para o atendente, já que o atendimento farmacêutico é uma das partes mais importantes da farmácia. Porém, isso se torna diferente com o associativismo.

    Por meio da rede, é possível trocar conhecimentos sobre todos os departamentos do estabelecimento. Dessa forma, a qualificação profissional se torna mais geral.

    Conceito e layout da loja

    Apesar de não ser exigida uma padronização no associativismo ou rede parceira, é possível adotar aspectos estruturais e propostas benéficas para todos. Por exemplo, os funcionários podem ganhar uniformes padronizados, o que deixa o espaço mais organizado.

    Além disso, a adoção de um conceito padronizado deixa a farmácia sempre atualizada com o mercado. Dessa forma, a sua farmácia independente se torna mais forte contra o design, publicidade e atração das grandes marcas.

    Maior lucratividade

    Como já foi visto muitas vezes nesse artigo, há vantagens financeiras para a farmácia que se associa a uma rede parceira. Para começar, a compra coletiva de produtos permite negociar preços mais competitivos com os fornecedores.

    Além disso, fica mais fácil de produzir relatórios econômicos e de seguir indicadores de desempenho. Com essas informações, é possível aplicar ações estratégicas de crescimento que se provaram eficientes para todos.

    Disponibilidade de ferramentas de gestão

    Por fim, as ferramentas de gestão são disponibilizadas para todos, o que permite o investimento em automatização dos processos farmacêuticos. O principal foco é a gestão, de forma que o empreendedor gaste menos com tarefas repetitivas.

    Com a automatização, também se torna possível reconhecer pontos de melhoria e questões negativas no processo farmacêutico. O que precisa de melhoria, é rapidamente melhorado. O que precisa de correção, é corrigido.

    É por essas razões que o associativismo ou modelo de parceria se tornou tão popular no meio das farmácias, pois é uma forma de evoluir contra os grandes nomes. Esses grandes nomes já são estabelecidos e as pequenas farmácias não tem como agir contra.

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    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
    Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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