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Qual é o melhor layout para farmácia pequena?

O layout de uma farmácia deve fazer o cliente se sentir confortável e atraído – quando esses dois objetivos são alcançados, o layout gerou resultados. Sua construção vai desde a fachada à estrutura de circulação dos consumidores pela loja.

15 dez 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
layout farmacia pequena

Assim como o layout interno de drogarias, o layout de farmácia pequena tem um objetivo simples: aprimorar a experiência do consumidor.

Como organizar uma farmácia? Essa é uma questão que é respondida pelo layout montado pelo empreendedor – nesse caso, o layout de farmácia pequena. Ele se trata de um fator decisivo para aumentar o movimento de consumidores na sua loja.

Os modelos de farmácia apresentam uma grande influência sobre as ações dos consumidores e sobre o fluxo de vendas da loja. Há mais de um tipo possível, mas há modelos que são considerados ideais e há aqueles que são incorretos.

Então, qual é a melhor estrutura organizacional de uma farmácia? Prossiga com a leitura do artigo e veja como montar o seu projeto de layout para a farmácia!

Por que é importante adotar o melhor layout para a farmácia pequena?

O layout é um ponto essencial no projeto de farmácia para montar um bom ponto de vendas. Ele é pensado para melhorar a comunicação visual da farmácia, seja no ambiente externo ou interno.

Pensando dessa forma, o seu primeiro elemento é a fachada da farmácia, que é o ponto de contato inicial do cliente com o estabelecimento. Ele é responsável por definir a primeira imagem da sua marca.

Depois, os elementos restantes contribuem para manter essa imagem e até aprimorá-la. O layout interno deve ser atraente e organizado de maneira estratégica, tendo impacto no aumento do fluxo de clientes.

Quando bem montado, ele é responsável por induzir o cliente a andar mais pela farmácia e a comprar mais. Além disso, o layout das prateleiras da farmácia é capaz de aprimorar até mesmo a gestão.

Qual é o objetivo de pensar no melhor layout de farmácia?

O objetivo é montar um projeto de layout de farmácia que seja inteligente, fazendo o consumidor se sentir bem e à vontade dentro do estabelecimento. Com isso, ele percorre mais a loja e é mais influenciado a comprar.

Nisso, um layout realmente inteligente é capaz de privilegiar diferentes tipos de público (por idade, por gênero, por classe social, etc). Dessa forma, proporciona mais de um fluxo de circulação dentro da mesma loja.

Qual é a estrutura organizacional de uma farmácia ideal?

Apesar de existir diferentes modelos de farmácia, há a estrutura organizacional de uma farmácia que é considerada ideal. Nesse modelo ideal, a distribuição dos mobiliários e dos produtos é otimizada e o conforto do cliente é maior.

E o que é o layout de farmácia ideal?

  • O estabelecimento apresenta um formato retangular, com proporção 3:2 entre os lados. Essa estrutura torna mais fácil a organização do balcão de farmácia e das gôndolas, encurtando o atendimento e melhorando o tráfego dos clientes;
  • O mobiliário deve aproveitar o espaço da melhor forma, reduzindo as aglomerações e diminuindo as dificuldades de trânsito. Além disso, precisa proporcionar a melhor visualização dos produtos;
  • A entrada deve ser limpa e grande, permitindo a visualização da loja por quem está do lado de fora;
  • Mantenha o balcão da farmácia no lado oposto à entrada da loja, enquanto os medicamentos devem ficar no fundo da loja. Isso faz com que o comprador caminhe por todo o estabelecimento;
  • O espaço do balcão pode ocupar uma pequena parte da área útil da farmácia, geralmente 20%. Enquanto isso, o restante é destinado ao autosserviço;
  • Na direita da entrada do ponto de venda, trabalhe com produtos femininos. A maior parte do público da farmácia é feminino e o consumidor, quando entra numa loja, costuma olhar para a direita primeiramente.

 

E o que é errado de se fazer no projeto de layout da farmácia?

  • Gôndulas em disposição confusa, atrapalhando o tráfego dos clientes;
  • Gôndolas muito altas ou gôndola única;
  • Parte da área útil sem ocupação, pois as gôndolas foram concentradas numa pequena área;
  • Falta de proporção adequada do estabelecimento;
  • Balcão de atendimento muito longo;
  • Portas estreitas e vitrine da farmácia cheia de produtos – isso dificulta a visualização do lado de dentro pelo público externo;
  • Medicamentos concentrados ao lado do balcão – isso diminui a chance do cliente transitar pela farmácia toda.

Como montar o melhor layout para a farmácia?

Tendo em mente o que é considerado ideal, o que pode ser feito para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas? Numa farmácia pequena, é possível aplicar mudanças em quatro elementos:

  • Comunicação visual externa da farmácia pequena;
  • Mobiliário;
  • Layout das prateleiras da farmácia;
  • Circulação dos consumidores.

Todos esses pontos são otimizados para cumprir com o objetivo citado lá em cima: induzir o consumidor a percorrer a loja por completo, fazendo-o conhecer mais produtos antes de chegar ao balcão da farmácia.

Levando em conta o que é considerado ideal, o primeiro passo para otimizar os pontos é uma proporção correta do estabelecimento. Sem uma proporção 3:2, o espaço é mais intricado para as mudanças certas.

O segundo passo é aproveitar bem o ambiente, não deixando grandes espaços úteis vazios ou gerando a concentração de produtos numa parte. Veja agora como otimizar todos os pontos!

Comunicação externa da farmácia pequena

Antes de pensar no layout da farmácia em si, você deve raciocinar sobre o nome da sua loja. Para realizar a escolha certa de identificação, leve em conta as particularidades da sua região de atuação.

Depois, faça um brainstorming que envolva toda a equipe de trabalho e decida por nomes simples, que sejam fáceis de serem pronunciados, escritos e digitados. Por fim, registre a sua ideia e comece a pensar nela na comunicação externa.

Na comunicação externa, é importante que demonstre de maneira clara a identidade visual, padronizando a sua marca. O nome, logotipo, cores, adesivos e outros elementos devem estar alinhados com a sua visão, valores e, claro, o modelo de farmácia.

Com isso, gera o reconhecimento de marca (que fará o cliente lembrar da farmácia quando precisar) e a atração do consumidor para dentro da loja.

O que são os modelos de farmácia?

Para definir melhor a sua identidade visual, é necessário estabelecer qual é o seu tipo de farmácia. Os principais são:

Farmácia convencional: a farmácia convencional é aquela com mix mais variado de produtos, tendo os medicamentos como produto-chave. Também apresenta mais serviços farmacêuticos;

Farmácia popular: famosa no varejo farmacêutico, a farmácia popular apresenta giro rápido de medicamentos, que são oferecidos com custo baixo. Não costuma apresentar serviços farmacêuticos ou manipulação;

Farmácia drugstore: nesse modelo, há maior variedade de produtos para além dos de saúde, como enlatados, bebidas, alimentos em geral, produtos de limpeza, etc;

Farmácia mista: aqui há um mix entre os tipos, apresentando preços mais populares, variedade de produtos além dos de saúde e serviços farmacêuticos;

Farmácia online: nesse tipo, o foco da loja é o mercado digital, o que faz com tenha mais atenção com o serviço de delivery.

Mobiliário

Como o layout deve ser pensado para melhorar a experiência do consumidor, o mobiliário é uma das partes mais importantes da farmácia. Através da disposição das mobílias, é possível influenciar fortemente na decisão de compra do cliente.

A primeira dica para pôr isso em prática é escolher mobiliário feito especificamente para farmácias. A mobília deve proporcionar bom aproveitamento do espaço físico da loja – se possível, compre móveis modulares.

A segunda dica é pensar nas mobílias dentro de um projeto de farmácia, não colocando elas de qualquer forma no espaço. Identifique quais são as medidas certas e repartições mais estratégicas.

Por fim, invista em materiais que tornem a sua farmácia moderna sem afetar muito o seu orçamento disponível.

Layout das prateleiras da farmácia

A disposição dos itens nas prateleiras faz toda a diferença no desempenho de vendas da sua farmácia. Em poucos toques simples, você consegue influenciar mais na tomada de decisão do cliente:

  • Separe os medicamentos por categoria nas prateleiras e no sistema de cadastro;
  • Ponha as promoções nos locais mais visíveis para o cliente;
  • Coloques os produtos carros-chefe na altura dos olhos do cliente;
  • Localize bem os produtos com maior número de vendas para aumentar o ticket médio da farmácia;
  • Dê enfoque aos produtos estratégicos os colocando nas pontas de gôndola e nos cestos.

Circulação dos consumidores

Por fim, você deve ser bastante inteligente na hora de dispor todos os elementos da farmácia. As seções do seu estabelecimento devem ser bem distribuídas, de forma que faça o cliente andar por toda a loja ou por grande parte dela.

Além disso, o consumidor não pode apresentar dificuldades para transitar no interior da loja e achar o produto que estava em busca.

Conclusão

Como ter o melhor layout para farmácia pequena? Bem, há alguns pontos que deve definir antes de estabelecer o seu modelo:

  • Quem é o público-alvo;
  • Quais produtos e serviços serão vendidos;
  • Qual é a estrutura física disponível;
  • Como é a dinâmica da sua farmácia com a região de atuação.

Esses pontos lhe ajudam a definir aspectos que fazem parte de um projeto inteligente: o espaço para fluxo entre as gôndolas, a escolha dos móveis, o aproveitamento do espaço útil e, claro, o atendimento às normas da Anvisa.

Isso acaba facilitando na sua escolha de modelo, tornando mais simples de identificar aquele que melhor aproveitamento gera do estabelecimento físico. Além disso, ele deve também proporcionar uma melhor experiência para o cliente novo ou antigo.

Sendo assim, o layout para farmácia pequena é um dos principais aspectos a ser discutido dentro da abertura do seu estabelecimento!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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