fbpx

Descubra o modelo ideal de balcão para sua farmácia

Os balcões da farmácia devem servir com o objetivo inicial de exposição dos produtos e oferecer um conforto durante o atendimento ao cliente.

20 set 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
balcão de farmácia

A indústria farmacêutica é uma das maiores contribuintes para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Em 2019, o setor atingiu R$215,6 bilhões em vendas, fazendo com que o negócio seja bastante lucrativo ao receber investimentos.

Mas, você sabe como montar uma loja nesse setor? Desde o modelo de balcão de farmácia até noções administrativas, é preciso compreender um pouco mais a fundo sobre como o seu empreendimento farmacêutico pode contribuir para a economia.

Antes de tudo, a importância do atendimento da farmácia

Antes de pensar em um modelo de balcão de farmácia, você precisa ter atenção ao balconista. Esse profissional é, provavelmente, o funcionário mais importante para o sucesso da loja.

Essa importância se deve ao fato de que é a partir do balconista que o cliente consegue ter acesso aos medicamentos prescritos pelo médico e também pode vir a tirar dúvidas de outros produtos expostos no balcão de atendimento.

Além da sua evidência no relacionamento direto com o consumidor, o balconista assume responsabilidades administrativas e também de logística, cuidando do controle de estoque e de reposição de mercadoria quando necessário.

Sendo assim, antes de pesquisar o modelo de balcão de farmácia ideal, é preciso contratar um bom profissional para o atendimento. Caso ele não seja treinado e não tenha tanta experiência, é indispensável que a empresa possa oferecer um bom acompanhamento para o desenvolvimento de habilidades.

Como escolher o modelo certo para balcão de farmácia?

Ao entrar em uma farmácia, geralmente somos condicionados pela forma em que as prateleiras estão posicionadas e os produtos são expostos. Embora quase toda estética em si não tenha muitas mudanças, elas fazem parte de uma estrutura essencial para captação do cliente.

Dentro dessa experiência se encontram os modelos de balcão de farmácia. Eles devem servir com o objetivo inicial de exposição dos produtos e oferecer um conforto durante o atendimento ao cliente que citamos anteriormente.

É possível encontrar modelos prontos ou, ainda, contratar uma fabricação sob medida para o espaço disponível para o móvel. O ideal é que a sua farmácia ofereça um ambiente moderno e aconchegante, conquistando o consumidor desde a fachada da farmácia para um possível retorno.

Além disso, confira aqui algumas dicas importantes para montar e organizar os produtos no balcão da farmácia:

Modelos de balcão de farmácia: Escolha um combina com a estética do estabelecimento

Pensar no design do ambiente da farmácia é essencial para que o seu cliente permaneça mais tempo na loja. Porém, isso só é possível seguindo um padrão específico para os móveis, incluindo o balcão.

É possível encontrar tanto modelos prontos, como pré-fabricados e sob medida para os espaços da sua farmácia. Os materiais mais comuns que compõem essa estrutura são:

  • MDF: permite cortes mais maleáveis, resultando em móveis mais modernos e atrativos;
  • MDP: mais resistente à umidade e ao peso de determinados produtos.

Outros materiais, como chapas e ganchos de metal também são comumente usados pelas farmácias. No entanto, embora sejam estruturas mais baratas, elas correm o risco de entortar com o tempo devido ao peso colocado sob elas.

Também fica mais difícil manter um padrão de estética utilizando esse tipo de material, sendo ele mais indicado para o estoque interno.

Além de aproveitar o espaço, o balcão se torna visualmente agradável, podendo passar confiança ao consumidor no momento do pedido e acaba agregando mais as compras pelos produtos expostos.

Quem nunca chegou em uma farmácia visando um medicamento em específico, mas acabou saindo de lá com um item a mais que estava exposto e você sentiu interesse em comprar?

Elabore uma estratégia de posicionamento de seu balcão

O balcão de farmácia não pode ficar muito escondido e nem muito distante da porta de entrada, afinal, a grande maioria dos clientes vai até lá para comprar remédios com prescrição médica.

Dessa forma, a farmácia precisa pensar na praticidade e agilidade em atender o público. Por isso, ao montar o empreendimento, pense em colocar o balcão em um lugar estratégico e bastante visível mesmo a uma distância favorável.

Atenção a fabricação do balcão

Contar com um móvel esteticamente agradável também é contar com a qualidade do material. Dessa forma, caso você esteja pensando em adquirir um balcão de farmácia já pronto, é preciso analisar sua capacidade de resistência ao tempo e aos manuseios.

Essa também é uma boa maneira para encontrar bons móveis que caibam no orçamento que você pode liberar para realizar a compra no momento.

O layout de farmácia pequena também influencia na escolha

Ao elaborar o seu projeto de farmácia, o layout precisa ser uma grande prioridade e preocupação. Geralmente, layout de farmácia pequena dita toda a sua estratégia de conversão de cliente e aumento de vendas, uma vez que longe das grandes franquias fica mais difícil de fidelizar o consumidor.

Para que você não erre nessa escolha, é importante que você pense no espaço físico do seu ponto de venda, assim é possível não sobrecarregar o ambiente com muitas informações que possam distrair demais a atenção do cliente. Além disso, o layout deve ser escolhido de acordo com o estilo da farmácia. Ele pode ser:

  • Tradicional: com foco mais em medicamentos e menos em outros produtos de beleza e higiene;
  • Conveniência: uma espécie de drugstore, onde é possível realizar compras de cosméticos, higiene pessoal, perfumaria e outros atributos;
  • Redes: se você está querendo abrir uma franquia, é importante que elas se comuniquem entre si, oferecendo os mesmos produtos e atendimento de ponta.

Outro ponto que precisa da sua máxima atenção é a iluminação do balcão e da vitrine de farmácia.

O ideal é que ele não sirva como um grande refletor da luz principal da loja, dificultando a visão de quem está ali comprando. O cliente precisa estar em uma iluminação mais suave e que permita identificar todos os produtos com facilidade.

Como expor produtos na farmácia

Como adiantamos anteriormente, a boa exposição de produtos pode render altas conversões de vendas, principalmente aquelas compras realizadas casualmente. No entanto, para expor produtos no balcão da farmácia, é preciso conhecer seu público-alvo.

Não é porque o empreendimento é uma drogaria que seu público é mais idoso, existem farmácias onde é possível encontrar pessoas mais jovens em maior número. Tudo depende dos seus objetivos.

Ao obter esse conhecimento mais aprofundado, fica mais fácil de entender como você deve expor a mercadoria no balcão e quais são as chances de obter lucro com elas.

Por exemplo, públicos jovens podem estar mais interessados em ver cosméticos e itens de higiene, doces, ou algo do tipo.

Dessa forma, é importante que as mercadorias sejam divididas em seções, como:

  • Itens de perfumaria e higiene pessoal;
  • Medicamentos sem necessidade de prescrição médica ou em cápsulas;
  • Preservativos e cuidados íntimos;
  • Descartáveis, como fraldas e absorventes;
  • Doces, refrigerantes e comidas instantâneas que podem ser adquiridas ao longo da fila para o caixa.

Outra dica importante é não sobrecarregar o móvel, muitas opções diferentes podem acabar fazendo o cliente desistir. Você pode desenvolver essa praticidade entendendo melhor como funciona o layout interno de drogarias.

Quanto custa um balcão de farmácia?

O preço de balcão para farmácia pode variar entre R$600 a mais de R$3.000. Tudo vai depender do estilo, tamanho e objetivos que você tem para o espaço e as suas estratégias de marketing para vendas.

Dessa maneira, é importante contar a opinião de especialistas em design de interiores para saber o que mais pode encaixar para deixar a loja mais harmoniosa e convidativa.

Dicas para organizar uma farmácia

Se você está começando a empreender no ramo de drogarias, deve entender como organizar uma farmácia e o espaço para além do balcão. Pensando nisso, separamos 10 dicas que podem te ajudar a melhorar sua organização.

Compartilhe este conteúdo:

          

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *