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Vitrine de farmácia: Saiba como montar uma

A vitrine de farmácia tem grande destaque na organização e estética tanto para o empreendimento quanto para o cliente. Veja como montar e os seus benefícios. 

30 set 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
balcão de farmácia

Uma das coisas mais importantes para uma loja é a exposição dos produtos em uma vitrine com o intuito de chamar a atenção de quem está passando em frente, seja na rua ou no shopping. Para uma farmácia, isso não é diferente.

A vitrine de farmácia tem grande destaque na organização e estética tanto para oempreendimento quanto para o cliente. Veja como montar e os seus benefícios. 

 Para organizar uma farmácia, é preciso entender fundamentalmente um pouco mais sobre como funciona a ambientação de suas vitrines.

A importância de uma vitrine de farmácia

Geralmente, uma drogaria conta com uma estrutura interna e externa para a vitrine. A externa tem um grande peso junto a fachada da farmácia, tendo como objetivo a atração do cliente. Já a interna costuma ser importante para finalizar as compras do consumidor em um ambiente bastante favorável e agradável.

Dessa forma, é preciso elaborar como os móveis serão dispostos juntamente com as vitrines, quais produtos utilizar e quais informações mais relevantes podem ser úteis para captar a atenção do público para uma possível compra.

Existem alguns pontos mais relevantes que o empresário deve levar em consideração no momento de considerar montar uma vitrine de farmácia, além de contratar profissionais experientes para que esse serviço seja melhor aplicado.

O que deve ser considerado ao montar a vitrine externa e interna

Elementos como a distância ideal entre produtos, iluminação e layout são os mais relevantes para começar a montagem.

Geralmente, é importante que o empreendedor para o planejamento de:

  • organização dos produtos e layout;
  • cores usadas no ambiente;
  • jogo de iluminação correto;
  • exposição e categorização correta dos produtos;
  • Etc.

Veja algumas dicas de como montar a vitrine da sua farmácia a seguir:

Layout da vitrine

Você sabia que nossos olhos são a porta de entrada da nossa atenção? Pelo menos 83% da atenção humana é fisgada pelos olhos, de acordo com estudos do Instituto Veronis, Shler e Associados.

O layout de farmácia pequena é a primeira impressão do seu consumidor com os produtos apresentados.

É através do seu conteúdo que você consegue passar a credibilidade de que a loja está preparada para atender o cliente durante suas compras e garantir todos os medicamentos e produtos que ele está precisando comprar.

O desenvolvimento do layout precisa seguir um padrão do seu ponto de venda, ou seja, o balcão de farmácia. Se você está optando por uma vitrine moderna e sofisticada, o móvel escolhido para esse atendimento interno também precisa contar com esses requisitos.

O móvel mais comum para farmácias é composto de uma combinação de vidro + MDF.

Manter esse padrão faz com que o público se sinta mais acolhido e o bem-estar durante os processos de compras pode ajudar a fidelizar o cliente a longo prazo.

Iluminação

A iluminação de uma farmácia deve ser pensada para evidenciar os produtos que estão sendo expostos. Baixa luminosidade pode fazer com que o consumidor fique confuso ao escolher a mercadoria e desista do processo de compra.

No entanto, uma iluminação estourada vitrine de farmácia externa ou interna também atrapalha a visualização dos produtos e suas informações mais relevantes.

Sendo assim, o ideal é que você consiga iluminar o ambiente de maneira não agressiva, direcionando focos de luz estratégicos para certas prateleiras e para o próprio balcão.

Fitas de LED são uma ótima escolha para compor a iluminação da sua vitrine.

Considere, no momento de escolha dos móveis, estantes e prateleiras com iluminação própria. Dessa forma, os produtos estarão sendo postos em evidência sem maiores transtornos.

Distância e usabilidade

A iluminação também tem grande importância na distância e usabilidade dos produtos na vitrine da farmácia.

Uma vitrine exposta com muitos produtos amontoados e diferentes ao mesmo tempo não é atrativa e prejudica o posicionamento estratégico da iluminação para dar foco certo ao que está sendo vendido.

Tampouco uma vitrine sem muitos produtos também consegue chamar a atenção. O ideal é pensar no espaço físico que você tem disponível e, com a ajuda de um profissional, usá-lo a seu favor no momento da montagem.

A distância entre os produtos também precisa fazer sentido para os atendentes e o balconista da farmácia.

Além de perder menos tempo procurando pela mercadoria, eles conseguem identificar rapidamente produtos semelhantes (como genéricos) e explicar ao cliente os seus benefícios.

Essa usabilidade desenvolvida pelos funcionários também é importante para ajudar um cliente que esteja perdido procurando por algum medicamento ou mercadoria específica sem encontrar.

O bom e rápido atendimento também faz parte da experiência do cliente na sua farmácia, portanto, não seja negligente.

Planejamento

Embora esteja listado por último, o planejamento prévio é essencial para que você não acabe extrapolando os gastos previstos no orçamento.

Isso significa que você deve elaborar a produção das vitrines com base no caixa que você tem disponível. Ou seja, os móveis precisam estar dentro da faixa de preço proposta e a contratação de um design de interiores também.

Embora seja até mais vantajoso para o longo prazo gastar mais no início, evite. Espere para ver como serão as vendas e como a receita comercial pode ajudar a realizar melhorias futuramente.

Como deve ser realizada a ambientação da farmácia?

Para saber como organizar uma farmácia, preciso entender um pouco mais sobre como funciona a ambientação de suas vitrines. As vitrines de farmácia trabalham sempre com dois tipos de ambiente: o institucional e o promocional.

Vitrine institucional

No caso do institucional, o foco precisa ser todo para captar a atenção do cliente para o espaço da farmácia, ou seja, como você vai poder cativá-lo a comprar na sua drogaria e não na do concorrente.

Esse ambiente institucional pode ser visto durante datas comemorativas importantes para o comércio, como, por exemplo, o Dia das Mães. A ação de marketing institucional da vitrine pode e deve ser elaborada para atrair a empatia do consumidor com a data.

Vitrine promocional

Já para o caso da vitrine promocional, a estratégia precisa ser elaborada para aumentar as vendas de um determinado produto. Ou seja, toda sua evidência na exposição da vitrine precisa fazer com que o cliente sinta vontade de comprar a mercadoria, mesmo que talvez nem esteja precisando tanto assim.

Decoração das vitrines

Se você está anunciando um produto, ele deve seguir a proposta de venda elaborada por você. Isso significa que a decoração da vitrine de farmácia não precisa (e não deve) ser agressiva e fora do padrão da estética da drogaria.

Opte por utilizar tons que agreguem a identidade visual da sua farmácia. Na dúvida, opte por cores neutras como preto, branco e tons amadeirados.

Datas sazonais também têm um grande peso nessa estratégia, uma vez que a evidência daquele produto precisa ocorrer em um determinado período do ano. Um exemplo forte que podemos usar são as vitrines com produtos e promoções para o verão. Quem nunca se sentiu atraído com uma publicidade de protetor solar?

Cores como vermelho e laranja podem facilmente compor a decoração de vitrines de liquidação. Já tons pasteis e clarinhos, são excelentes para vitrines de produtos para mães, bebês e crianças.

Invista também na vitrine digital

Embora a farmácia seja um serviço essencial na sociedade e a população tenha o hábito de ir até loja fazer suas compras, estar presente no ambiente online também pode ajudar a melhorar as vendas.

A presença digital pode ser feita dentro de um site profissional próprio para a farmácia ou ainda um página no Instagram para mostrar as novidades, promoções e produtos que possam estar saindo de linha.

Uma loja virtual também pode ajudar a melhorar ou impulsionar novas vendas da farmácia, mesmo que ela seja um pequeno empreendimento e atenda somente as pessoas da região.

Com que frequência devo atualizar as vitrines?

Uma farmácia precisa estar sempre trazendo novidades para os clientes como qualquer outro empreendimento. O layout interno das drogarias também deve conter uma estrutura propícia para a atualização dos produtos.

Dessa maneira, o ideal é que a vitrine seja atualizada de 15 em 15 dias, mas essa troca também pode ser feita em até no máximo um mês de exposição. Tudo depende também do marketing que vai ser aplicado ou de quanto tempo a promoção pode durar.

Por exemplo, utilizando mais uma vez o caso da vitrine para produtos de verão, é um modelo de vitrine forte para estar presente durante todo o mês de janeiro, pois, como sabemos, além de ser um dos meses da estação, ele também significa férias para a maioria das pessoas.

Últimas dicas gerais para organizar uma farmácia

Se você está começando a empreender no ramo de farmácia, deve entender como organizar o espaço para além da vitrine. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua organização. Confira.

Escolha um tema agregador

Montar uma vitrine requer criatividade. As datas comemorativas durante o ano podem te ajudar a agregar valor à sua farmácia, use isso ao seu favor, mas sem exagerar nos detalhes.

A ideia é que você consiga contar uma história que faça parte também da vida do público da sua farmácia, fazendo com que eles sintam confiança de comprar de você e retornar outras vezes.

Reproduza sua vitrine também no interior

Ao sermos atraídos por uma vitrine bem organizada, já entramos no estabelecimento esperando o mesmo acolhimento da parte exterior. Sendo assim, é importante que o tema da vitrine também esteja presente no interior da farmácia.

É possível até mesmo brincar com a estética nas roupas dos funcionários e no jeito que os mesmos irão atender a clientela. Por exemplo, utilizando chapéu de papai-noel na época de Natal ou ainda um colar havaiano durante as ofertas de verão.

Estabeleça um foco de atenção

Uma boa vitrine prende atenção em um ponto específico. Geralmente, uma novidade na loja ou uma promoção de um produto que é muito querido do público pode fazer com que a pessoa entre na farmácia mesmo sem estar nos seus planos.

Portanto, pense bem em qual produto será o ponto de atenção da sua vitrine e capriche bastante no marketing para que ele seja notado, adquirido e aumente as chances de outras conversões de vendas durante sua exposição.

Agora que você já sabe como organizar suas vitrines, compartilhe para ajudar outros empresários do ramo a aplicarem boas estratégias.

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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