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Como a fachada de farmácia pode impactar seu negócio em 8 passos

A fachada da farmácia é um dos elementos mais importantes para a comunicação visual da empresa. Ela desperta a atenção dos consumidores e funciona como o seu principal convite para eles entrarem.

26 nov 2021

Tempo de Leitura: 8 min.
fachada de farmacia

Fachadas de farmácias e drogarias são capazes de gerar um ‘encanto’ no cliente – encanto esse que os leva a entrar na sua loja.

A fachada de farmácia é um elemento essencial para a comunicação da drogaria com o público. Por melhor que sejam as ofertas em sua loja, é a fachada que cumpre com o papel de captar a atenção do consumidor para dentro.

Segundo pesquisa da ABIESV, que envolveu diferentes setores do mercado, 63% dos clientes consideram a fachada da loja fundamental para a identificação da marca. 59% dos entrevistados decidem se a loja é certa para o seu gosto pela fachada.

Isso significa uma coisa: você precisa ter uma fachada de farmácia moderna, que demonstre a sua qualidade e profissionalismo. Prossiga com a leitura do artigo e veja como ela impacta no seu negócio!

Antes de tudo, o que é considerado uma fachada de farmácia?

É comum que se encare a fachada da farmácia como o letreiro, a placa bonita e, basicamente, a arte que fica na frente. Contudo, apenas isso não é a fachada e sim uma pequena parte dela.

A fachada é todo o entorno que se encontra na entrada da loja e nos seus arredores. Ela é composta pelos elementos externos ao seu estabelecimento que entram em contato com o campo de visão do cliente. Entre os principais elementos, estão:

  • A vitrine da farmácia;
  • A placa da farmácia;
  • Cartazes de divulgação;
  • Placas com os valores dos produtos gerais e medicamentos;
  • Iluminação durante o dia e a noite;
  • Piso de entrada, estacionamento e gramado (caso tenha);
  • Tendas infláveis e outros projetos de marketing;
  • Todo o projeto de comunicação visual da marca.

Todos esses elementos externos são pensados de maneira estratégica, de forma que exista uma harmonização visual. O objetivo é transmitir uma mensagem clara ao cliente e o convidar a entrar no estabelecimento através dessa mensagem.

Qual é a importância das fachadas de farmácias e drogarias?

Como dito anteriormente, o objetivo da fachada é passar uma mensagem para o cliente, que corresponde à identidade da sua farmácia. Através dela, você comunica a sua imagem, nome, logomarca e as ofertas.

O que acontece quando você não se preocupa com a fachada da drogaria? Você acaba passando uma mensagem negativa. Pense como se fosse uma pessoa: você sairia com alguém de aparência descuidada ou estranha?

E numa realidade onde há muitas farmácias disponíveis, quando você passa uma imagem negativa, você perde o cliente para a concorrência. É por esse motivo que deve pensar na melhor comunicação visual para a sua fachada de loja.

Como fazer uma fachada de farmácia moderna em 8 passos?

“A primeira impressão é a que fica”, é isso que diz o ditado popular. É por esse motivo que o projeto da farmácia deve dar atenção à produção da fachada, de forma que ela seja mais atraente. Ela deve ser basicamente usada como um dos diferenciais competitivos.

Ao pensar em como organizar uma farmácia, você precisa também pensar nos elementos externos dela. Levando em conta que a fachada é muito mais que o letreiro, tudo impacta na mensagem que você quer passar para o público de fora.

Os principais elementos que pedem pela sua atenção nisso são:

  • As cores adotadas na fachada;
  • O material para a fachada;
  • O tamanho da fachada;
  • A padronização dos elementos (em caso de franquia de farmácia);
  • As informações que são colocadas.

Para montar uma fachada de farmácia moderna, vamos abordar todos esses elementos num passo a passo!

1. Monte um projeto de comunicação visual

O primeiro passo para montar a fachada da drogaria é criar um projeto de comunicação visual com pessoas que são profissionais nisso. Esse projeto é essencial para melhorar a visibilidade da marca e criar a melhor experiência para o cliente desde a fachada.

Através disso, você consegue passar para o próximo passo: as cores para a fachada da farmácia.

2. Escolha as melhores cores para a fachada da farmácia

A cor predominante na fachada faz a diferença na hora de captar a atenção do possível consumidor. As cores para a fachada de farmácia devem fazer sentido para estabelecimentos de saúde, enquanto seguem a lógica da psicologia das cores.

Cada cor transmite um sentimento segundo a psicologia, com as principais cores sendo:

  • Vermelho passa a sensação de urgência e paixão;
  • Amarelo traz a sensação de otimismo e jovialidade, chamando a atenção;
  • Azul cria o sentimento de clareza e autoridade;
  • Laranja passa uma sensação de energia e chama grande atenção;
  • Verde traz a sensação de relaxamento, sendo comumente relacionado com produtos naturais e de saúde;
  • Branco transmite limpeza e calma;
  • Preto traz elegância e sobriedade.

Para chamar a atenção dos consumidores, as cores mais adotadas são o vermelho, laranja e amarelo. Porém, fachadas de farmácias e drogarias tradicionais também costumam usar o azul e o verde por serem mais tranquilos.

Por fim, o branco é a melhor opção para o layout interno de drogarias, mas também pode ser combinado com outras cores na fachada.

3. Siga o padrão da sua identidade visual no layout da farmácia

Além da psicologia das cores, você também deve levar em conta a identidade visual da sua marca na confecção da fachada. O layout de farmácia pequena, média ou grande deve conter o conjunto de cores, tipografia, grafismos e logotipo no seu padrão visual.

Dessa forma, a fachada não fica tão diferente de outros materiais gráficos da farmácia, o que mantém uma identidade uniforme para o seu estabelecimento.

4. Estabeleça o tamanho ideal para a fachada

O comum é que a fachada ocupe todo o espaço acima da porta de entrada e os arredores, incluindo gramado, estacionamento e calçada. Para estabelecer o tamanho, você precisa definir:

  • As dimensões do prédio ou local onde a farmácia está localizada;
  • O que você busca pôr em sua fachada;
  • O que é permitido pelos órgãos sanitários e conselhos de engenharia do seu município. Dependendo do local, pode ser necessário que siga uma padronização urbana.

 

5. Defina os materiais para a fachada

Em geral, a principal opção de fachada é a parede do estabelecimento, com uma pintura descrevendo o nome e outras informações da farmácia. Porém, essa opção é de baixo custo e pode passar uma mensagem pouco atraente para o consumidor.

Algumas alternativas que podem ser adotadas são:

  • Pintura direto no revestimento, que costuma ser azulejo;
  • Toldos e cobertura de lona na cor da sua identidade visual;
  • Chapas de metal ACM na marquise, que apresentam o custo mais alto;
  • Faixas com tamanho de banner.

Em alguns casos, é possível combinar mais de um material para a fachada, mas é importante sempre manter a harmonia visual.

6. Pense nos aspectos visuais que destacam a fachada

Pela fachada ser mais do que a placa com o nome da farmácia, é importante que aprimore o ambiente externo do seu estabelecimento. Algumas dicas nessa parte são:

  • Adotar canteiros de plantas e gramados para tornar o ambiente mais refrescante;
  • Utilizar de objetos decorativos no jardim;
  • Apresentar um estacionamento privativo para os clientes, com espaço para carros, motos e bicicletas;
  • Possuir letreiros luminosos, seja em neon ou LED;
  • Utilizar de objetos infláveis em ações promocionais fora da farmácia.

Junto de um profissional, combine os elementos externos que mais contribuem para a sua fachada.

7. Defina quais informações são relevantes para colocar na fachada

O que você quer informar quando as pessoas passam em frente a sua fachada? É isso que você deve definir nessa etapa. As principais informações que a fachada deve conter são:

  • Nome, que deve conter a logo e o nome fantasia;
  • Segmento de atuação;
  • Informações para contato, geralmente telefone e WhatsApp.

Essas informações devem ser colocadas na fachada de maneira simétrica, com tamanho proporcional e disposição correta. É importante que a placa não fique carregada de muitas letras e números.

Se ainda sobrar espaço, insira outras informações como e-mail, redes sociais, site da farmácia e diferenciais.

8. Invista na iluminação do espaço

A fachada deve ser funcional de dia e de noite. Por isso que precisa investir em lâmpadas de LED e refletores para iluminar a fachada, dando maior destaque à marca e às informações da empresa.

Além disso, os clientes se sentem mais seguros pela presença maior de iluminação na rua. Contudo, tome cuidado para não ter excessos nesse aspecto.

Sempre invista na melhora da fachada de sua farmácia!

Ao fazer um projeto de farmácia que valoriza a fachada, se torna mais fácil da sua marca ser melhor lembrada pelos clientes. Afinal, ela é o primeiro ponto de contato com o público externo no atendimento presencial.

Para melhorá-la, é importante que:

  • Sempre mantenha a fachada da farmácia muito limpa;
  • Não deixe que a pintura da fachada fique desbotada ou gasta;
  • As pessoas devem enxergar o ambiente interno pela fachada;
  • O nome e o logo estejam bem destacados;
  • A sinalização do estacionamento seja bem visível;
  • Tenha zelo pelo calçamento da fachada.

Além disso, não esqueça de investir no ambiente interno da farmácia, como em sua gestão de estoque ou na organização do balcão de farmácia.

Ao equilibrar o ambiente interno e externo em seu estabelecimento, se torna mais fácil de manter um visual que atraia o cliente. Por fim, crie uma fachada de farmácia atrativa que sirva de convite!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

Sobre o autor:

Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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