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Layout interno de drogarias: como organizar o espaço da farmácia para favorecer as vendas?

Se você quer aprender a fazer um layout interno de drogarias vendedor, leia este artigo até o fim e confira dicas de profissionais para otimizar o espaço e a distribuição de produtos em seu estabelecimento!

23 fev 2022

Tempo de Leitura: 9 min.
layout interno de drogarias

O layout bem estruturado da farmácia não só aumenta o conforto do consumidor e bom fluxo de pessoas dentro do PDV, como estimula a compra e aumenta o faturamento.

Saber como organizar uma farmácia de forma eficiente que promova a circulação inteligente de pessoas e que impulsione as vendas é um desafio de muitos donos de drogarias.

Afinal, o layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento, se feito de forma estratégica pode incentivar o cliente a percorrer toda a loja, favorecendo o aumento das vendas.

Lembrando que o layout começa desde a fachada da farmácia e comunicação externa da loja até o balcão de farmácia.

Se você quer saber como estruturar o layout interno de drogarias e dispor assertivamente o mobiliário e fazer uma comunicação externa e interna da sua farmácia que seja efetiva nas vendas, acompanhe este artigo!

Tipos de farmácias e sua influência no layout interno de drogarias

O tipo de farmácia tem a ver diretamente com o modelo de negócio do estabelecimento, marketing e quais produtos são vendidos. Para fazer um projeto de farmácia inteligente é preciso levar esse fator em consideração. Vamos entender melhor citando os 3 tipos mais conhecidos:

Farmácia tradicional

Nesse tipo de farmácia o foco é a venda de medicamentos, no qual são vendidos também os medicamentos de venda livre (OTC).

Com isso, caso o cliente deseje algum produto precisa recorrer a algum funcionário, geralmente posicionado atrás do balcão. Esse tipo de farmácia tem um salão grande com poucos produtos de higiene, perfumaria e beleza expostos e a mobília é, geralmente, de madeira ou fórmica.

Farmácia de conveniência

Essa farmácia tem um design mais arrojado e moderno, por estar localizado, geralmente, em bairros movimentados e shoppings centers.

Nela você pode encontrar produtos diferenciados e até importados, além de uma maior seleção de produtos de higiene, bem-estar e beleza.

Nesse tipo de estabelecimento há um foco maior em marketing, com campanhas sazonais, cross selling e um PDV bem iluminado, com boa climatização, prateleiras e vitrine da farmácia de vidro e bom gerenciamento de categorias e share de gôndola.

Farmácia de rede

A farmácia de rede costuma ser pequena e o foco do estabelecimento é o autosserviço e os produtos vendidos estão dispostos por toda a loja, com bastante otimização, informatização e organização, com checkouts modernos, para que o cliente não precise recorrer ao balcão.

Para vendas, o estabelecimento recorre a programas de pontos e fidelização e cross selling,

Nessa farmácia você também consegue encontrar de tudo: medicamentos, bebidas, alguns alimentos e produtos de higiene e cuidados pessoais.

A disposição e design do ambiente é muito parecido com o da farmácia tradicional, porém visando a otimização de espaço.

Como é um layout interno para drogarias considerado ideal?

 

Apesar de alguns fatores mudarem de farmácia para farmácia, há algumas disposições de layout que funcionam para todos os estabelecimentos, inclusive para farmácias pequenas:

  • O ideal é que o espaço seja preferencialmente retangular, seguindo uma proporção de 3:2 entre os lados, pois permite que os balcões e gôndolas sejam facilmente ordenados respeitando o bom tráfego de clientes. Além disso, com essa área, a mobília pode ser melhor distribuída para visualização ampla dos produtos, menor dificuldade para transitar na loja e redução de aglomerações, o que se traduz em conforto para o cliente;
  • Na fachada, portas amplas de vidro facilitam muito o layout pois são mais convidativas, já que permite que as pessoas do lado de fora consigam observar facilmente o interior da farmácia;
  • Na parte interna da loja, é importante desenvolver uma distribuição lógica dos produtos, divididos em seções nomeadas, para impulsionar o cliente a transitar por toda a loja ou a maior parte dela;
  • A altura ideal para gôndolas é de aproximadamente 1,25m, para que facilitem a visualização dos produtos;
  • O ideal é que o balcão ocupe até 20% da área útil da farmácia e os outros 80% para o autosserviço, que é uma tendência de mercado bem promissora. Produtos promocionais ganham destaque em gôndolas no centro da loja e cestões próximos ao caixa estrategicamente distribuídos. Por fim, o ideal é que o checkout se localize na frente da farmácia, próximo à entrada.

    3 dicas para favorecer o layout de sua farmácia e otimizar o espaço interno

    Traduzindo as informações acima, daremos 3 dicas para estruturar o layout da sua farmácia de forma a favorecer o espaço e a distribuição dos produtos:

    Favoreça os espaços próximos ao caixa

    Os espaços próximos ao caixa destinam-se às chamadas compras por impulso, que devem chamar a atenção dos sentidos do cliente.

    Expor produtos atraentes, acessíveis, de consumo rápido e de alta conversão nesses espaços é a aposta ideal.

    No ramo farmacêutico, você pode expor alguns desses produtos: pastilhas, analgésicos, antiácidos, itens de maquiagem e preservativos.

    Caso a farmácia seja de conveniência, pode-se utilizar também chocolates, alguns tipos de balas e itens de higiene pessoal.

    Uma dica para aumentar o faturamento é a venda de chips e recarga de celular no caixa e até o serviço de pagamento de títulos por código de barras, assim você pode impulsionar a compra dos outros produtos.

    Distribua a mobília de forma que o espaço seja aproveitado

    Cada farmácia tem uma área em m2 diferente, o que comprar mobília já pronta pode desperdiçar ou abarrotar o espaço. O ideal é que os móveis sejam feitos sob medida por um designer de interiores ou um arquiteto.

    Assim, um profissional poderá analisar as oportunidades de limitações do ambiente para que o estabelecimento seja bonito e elegante, mas também prático e funcional.

    Lembrando que os ‘bastidores’ da farmácia também precisam estar em pleno funcionamento. Os estoques e salas internas dos colaboradores precisam estar bem estruturados, o que, além de valorizar seus funcionários, também irá otimizar o seu trabalho.

    Siga a identidade visual da sua farmácia

    Isso irá valorizar a comunicação da sua farmácia com o consumidor. Todos os elementos gráficos da sua farmácia, desde a fachada, devem seguir os padrões da sua identidade visual.

    Placas, cartazes, banners e mobília devem seguir os traços e cores da identidade visual para garantir a fácil identificação do cliente.

    Caso haja uma ação promocional de alguma marca que você deseje promover com uma ação de marketing, você pode utilizar uma seção decorada com cores e elementos da marca que deseja promover.

    Passo a passo para a combinação perfeita entre layout e disposição de produtos

    Agora vamos focar na distribuição dos produtos dentro do layout da farmácia. Esses passos são fundamentalmente importantes para o layout de farmácias pequenas.

    Confira os passos a seguir:

    Macro e microssetorização das categorias

    A macrossetorização consiste em definir o layout da farmácia de forma mais ampla, escolhendo em que pontos das lojas ficarão os medicamentos, produtos de beleza e higiene pessoal, etc.

    O ideal é que a área 20 a 30% da farmácia seja destinada a medicamentos e 70% a 80% para itens de conveniência, cuidados e higiene pessoal.

    O ideal é que nas laterais fiquem as categorias de perfumaria, beleza, infantil, boa forma e saúde e descartáveis adultos. Na lateral direita, dê preferência também aos itens femininos, que é o público predominante da farmácia e o lado direito é pra onde o ser humano costuma olhar quando entra em um estabelecimento.

    Já no centro, o indicado é que fiquem os itens de higiene oral e corporal e itens masculinos. Por fim, próximo ao caixa, conveniências e geladeiras.

    Já a microssetorização significa agrupar as categorias que se correlacionam. Por exemplo, dividir os itens por sexo, infantil, idoso, diabético e oftalmo, que são os principais públicos de uma farmácia.

    Como dispor os produtos nas gôndolas e vitrines

    Lembre-se sempre que os produtos precisam estar à altura dos olhos e ao alcance das mãos e com preços bem visíveis.

    Produtos de maior valor agregado devem estar nas prateleiras mais baixas. Marcas e produtos mais populares devem estar nas prateleiras de cima e em destaque.

    Além disso, deixe próximo ao balcão os MIPs (medicamentos isentos de prescrição) em gôndolas, pois é a área mais quente da farmácia e promove a compra de uma quantidade maior desses produtos.

    Buticalização

    Agregue valor estético na distribuição dos produtos na farmácia. Crie ambientes e segmentos que exponham os produtos de forma sofisticada e diferenciada.

    A exposição estética e bem iluminada de produtos pode fazer milagres.

    Atualmente, clientes preferem farmácias com mobiliário moderno, boa iluminação, conforto na circulação e com vitrines atraentes.

    Cuidar do sento estético do layout de farmácias é também ter controle e manutenção de produtos: mantenha sempre a limpeza e manutenção do local, evitando ao máximo gôndolas e vitrines vazias.

    Isso irá passar para o cliente uma imagem profissional, de eficiência e zelo com o seu negócio.

      Estruturar um bom layout interno de drogarias é possível

      Caso você já tenha aberto o seu negócio e tenha sua farmácia ativa há um bom tempo, não é tarde para otimizar o layout interno do estabelecimento.

      É possível começar com pequenas mudanças e com a mobília e o espaço que você já tem. Você vai poder notar a diferença de como uma boa disposição do espaço e dos produtos pode fazer milagres em suas vendas.

      Basta ter disposição e força de vontade para fazer mudanças. Caso encontre dificuldades, há profissionais capacitados para te ajudar nessa tarefa e ajudar com um plano de layout para sua drogaria.

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      Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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