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Como criar ações promocionais em farmácias para vender mais?

Ações promocionais são ferramentas poderosas de marketing, já que trazem mais impacto para o que você está divulgando. Para por elas em prática, é importante ter planejamento bem definido e metas bastante claras.

8 jun 2022

Tempo de Leitura: 8 min.
ações promocionais em farmacia

Eventos em farmácias são uma maneira estratégica dos empreendedores entrarem em maior contato com os seus diferentes públicos.

Ações promocionais em farmácias são estratégias importantes para impulsionar vendas e, consequentemente, os lucros do negócio. Além disso, melhoram a imagem da farmácia em relação ao público, tornando ela mais próxima dos clientes.

Porém, se quer ações de marketing para farmácias com resultados positivos, é importante realizar um bom planejamento e separar uma verba específica para isso. Se a ação na farmácia é mal feita, você não alcança os resultados esperados e ainda perde dinheiro.

Então, resolvemos lhe ajudar nisso. Prosseguindo com a leitura, você vai entender melhor como realizar a estratégia de divulgação e conhecer algumas ideias criativas para farmácias!

Qual é a importância das ações promocionais?

Por que ações promocionais são tão relevantes no mercado, principalmente em farmácias e drogarias? Bem, acontece que essas ações não ocorrem de forma rotineira, sendo situações pontuais de maior impacto.

Elas não são planejadas para serem comuns, mas sim para causarem impacto e chamar a atenção do público de maneira imediata. Dessa forma, é mais fácil de passar a mensagem da empresa, já que todos os olhos se voltam para a sua farmácia.

Sendo assim, as campanhas promocionais são importantes para as estratégias de divulgação por:

  • Aumentarem o engajamento dos potenciais clientes;
  • Promoverem a fidelização dos que já são clientes;
  • Consolidarem a sua marca na região e até mesmo na internet.

Para entender melhor a importância das ações de marketing para as farmácias, vamos entender os seus benefícios por partes!

Engajamento dos potenciais clientes

Ao realizar uma ação promocional, você vai além de uma campanha que pretende fazer o cliente comprar produtos ou contratar serviços. O objetivo da ação é fazer o cliente tornar-se por conta própria um divulgador da farmácia.

O engajamento do cliente é a maior conquista da ação, pois ele confia o suficiente na sua marca para indicar a terceiros.

Fidelização dos que já são clientes

As ações promocionais em farmácias também são pensadas para estimular os clientes a manterem contato com a sua loja após as compras. As promoções de compre e ganhe são claras ações promocionais para manter uma relação duradoura com o cliente.

Consolidação da marca e imagem da farmácia

Por fim, as ações promocionais são postas em prática com uma clara intenção de gerar o famoso marketing boca a boca. Nesse tipo de marketing, os próprios consumidores realizam a publicidade da sua farmácia para terceiros comprarem nela.

De boca em boca, a imagem da sua rede de farmácias vai ficando mais positiva. Em pouco tempo, a sua autoridade local e digital fica bem maior e mais sólida.

Como criar ações promocionais em farmácias para vender mais?

No final, as três vantagens que citamos anteriormente culminam no maior benefício da campanha promocional: o aumento das vendas. Os eventos em farmácia são capazes de impulsionar as vendas até mesmo em períodos fracos para compras.

Através de promoções na farmácia, você consegue vender rapidamente aqueles produtos há muito tempo parados no estoque.

Porém, como qualquer ação, as campanhas promocionais precisam de planejamento para funcionar. Quando você não monta uma sólida base para as suas ações, elas acabam gerando prejuízo ao invés de aumentar os seus lucros.

Além disso, você precisa ter em mente que as ações promocionais não são ações simples, como mudar a decoração do ambiente para datas comemorativas. Elas se tratam de eventos, que devem ser impactantes o suficiente para chamar a atenção do público.

E como você pode chamar a atenção? Aqui vão algumas ideias para a farmácia que você deve aplicar em suas ações!

1. Comece sempre pelo planejamento

Não importa o canto da internet onde você vai buscar dicas, todos dizem que o primeiro passo de qualquer ação é o planejamento. É necessário definir um cronograma claro para as suas ações promocionais, de forma que trabalhe com o gatilho da escassez.

A ideia é simples: se há um limite para ocorrerem as ações, isso significa que o cliente tem um tempo limitado para aproveitar as promoções na farmácia. Se ele perder a chance, vai demorar até ter mais uma.

Claro que para aplicar essa estratégia, é necessário conhecer o perfil do público predominante na farmácia. Se você utilizar um gatilho ineficiente para o seu público, o potencial cliente se sente apenas irritado.

2. Crie metas e objetivos alcançáveis

Como agregar vendas em farmácia sem estabelecer metas e objetivos a alcançar? É simplesmente impossível, já que você não tem um parâmetro para saber se a sua ação promocional foi um sucesso ou fracasso.

Ao estabelecer metas e objetivos, você fica mais preparado para monitorar os resultados e realizar correções pontuais nas ações. Porém, tenha em mente que devem ser alcançáveis, pois assim você evita frustrações.

3. Veja quais produtos entrarão na promoção e de quanto será o desconto

Para escolher os produtos da farmácia que entrarão em promoção, é importante ter uma visão estratégica. Não foque apenas naqueles que estão parados no estoque, também tenha em mente aqueles que são tendência no mercado.

Como assim? Acontece que você pode negociar um lote maior com o seu fornecedor e pedir um valor menor de compra. Com isso, você pode fazer uma ação promocional com esse produto em alta, tendo certeza de que ele vai ser comprado.

E se o cliente economiza com a compra desse produto, isso significa que o dinheiro sobrando pode ser gasto em outro. Nesse caso, você consegue aumentar o ticket médio da farmácia.

Porém, não ofereça descontos absurdos – tenha noção de que você precisa conseguir uma boa margem de lucro.

4. Deixe claro que o cliente está ganhando

Na ação em farmácia, não basta apenas que o cliente saiba que está havendo uma promoção. Ele precisa saber o quanto ele está ganhando nesse evento. Uma estratégia simples, mas certeira, é mostrar o valor original sem o desconto.

Quando o cliente vê o quanto ele está economizando, fica mais difícil dele não comprar o produto.

5. Crie brindes com a logomarca da farmácia

Pensando mais nas ações de marketing para farmácias, é essencial a distribuição de brindes. Eles se tratam de extras que as pessoas podem receber após uma compra, sendo utilizados para construir o relacionamento com os clientes.

Os principais brindes são canetas, porta-cartões, chaveiros, bonés, lixas de unha e por aí vai!

6. Realize a publicidade no ponto de venda

Para as ações promocionais terem sucesso, é importante trazer mais visibilidade para essas ações. Utilize pontos estratégicos da farmácia para colocar adesivos com informações sobre os descontos oferecidos.

Os locais mais estratégicos costumam ser os vidros da entrada, as paredes internas e externas e os cestões.

7. Aproveite as datas comemorativas

Ações promocionais têm muito mais impacto quando você aproveita as datas comemorativas nelas: dia das mães, das crianças, Natal, Black Friday, férias escolares e por aí vai. Com a luz desses eventos, é mais fácil dos clientes prestarem atenção.

Porém, tenha em mente que as suas ações de marketing devem ser específicas para as datas, escolhendo produtos que fazem sentido para elas. Esses itens não só devem receber descontos, como precisam ser colocados em destaque na loja.

8. Crie sua presença digital

Ter um site e blog é o primeiro passo para criar a sua presença digital. Através desses dois, você consegue ampliar consideravelmente o seu alcance digital, o que é importante para as ações promocionais que vai realizar.

No blog, é possível criar conteúdo de qualidade, uma estratégia importante para o relacionamento com o cliente. Por meio dele, você informa o público e cria a sua autoridade, que vai ser relevante para as pessoas prestarem atenção nas suas ações.

9. Realize demonstrações de produtos

Como trazer mais impacto para a sua ação promocional? Simples: permita que o cliente tenha a oportunidade de experimentar os produtos. Ao ter contato direto com eles, fica bem mais fácil dele se engajar com a ação promocional.

10. Leve a sua marca para eventos locais

Se quer se aproximar da comunidade local, você precisa ficar próximo dos eventos locais. Ao levar a sua marca para eventos da comunidade, com serviços e palestras, as suas ações de marketing ganham mais relevância localmente.

    Conclusão

    Mesmo com pouco investimento, é possível realizar uma ação em farmácia. O fato de não ser simples, não significa que seja difícil de ser feita, já que tudo depende do seu planejamento e do marketing elaborado.

    Além do marketing, o sucesso dos eventos em farmácia depende da sua participação na comunidade local. A farmácia deve ser mais do que uma loja, mas sim um centro de saúde que se preocupa com os seus clientes.

    Para demonstrar isso, você precisa não só trazer serviços de saúde para o público, como também participar de eventos locais. Essas atividades são importantes para construir a sua autoridade local e dar mais força para as ações promocionais.

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    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
    Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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