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Perfumaria em farmácia: O que é essencial de ter nesse setor?

É crucial que conte com um setor de perfumaria na sua farmácia. Você deve adicionar os itens de perfumaria mais vendidos no mercado.

9 jun 2023

Tempo de Leitura: 8 min.
perfumaria farmacia

“Dependendo da sua atuação, os produtos de perfumaria podem responder por até 80% do faturamento de uma farmácia.”

Apesar de alguns não acharem, o melhor local para comprar produtos de perfumaria é a farmácia. A perfumaria na farmácia pode ser complementar ou potencializar o tratamento com certos medicamentos que você vende.

E é por essa razão que o dono de farmácia deve pensar bem na lista de produtos de perfumaria. Levando em conta o cálculo da curva ABC, ele precisa escolher os produtos mais vendidos e saber administrar bem esse estoque.

Afinal, o lucro de uma farmácia não existe apenas com os remédios. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre a relação da farmácia e perfumaria!

Antes de tudo, o que é a perfumaria de farmácia?

A lista de perfumaria numa farmácia é tão ampla, que é melhor definir pelo seu contrário: a perfumaria é o setor da farmácia composto por todos os setores que não comercializam medicamentos.

Dessa forma, inclui cosméticos, higiene pessoal, maquiagem, acessórios de limpeza, produtos infantis, perfumes, etc. Dessa forma, não foca em perfumes como o nome diz – na verdade, o perfume tende a ser o produto menos ofertado.

O foco desse amplo setor são os produtos focados no bem-estar. Não é de hoje que essa classe de produtos é o segredo para a promoção do maior ticket médio e melhor faturamento da sua farmácia.

Afinal, a população costuma ir recorrentemente à farmácia mais próxima. E se essa farmácia mais próxima oferece algo além de medicamentos, é mais fácil do cliente comprar mais a cada ida.

    Quais são os produtos que compõem a lista de perfumaria?

    Os principais itens que vai encontrar num mix de produtos são:

    • Xampus adultos e infantis
    • Pós Xampus
    • Tinturas
    • Cremes dentais
    • Escovas de dente
    • Fixadores para dentadura
    • Fraldas infantis
    • Fraldas geriátricas
    • Lenços umedecidos
    • Sabonetes
    • Desodorantes
    • Absorventes higiênicos
    • Absorventes internos e diários
    • Protetores solares
    • Curativos
    • Entre outros produtos!

    Quais são os produtos mais vendidos em perfumaria que devem compor seu mix de produtos?

    O mix de produtos é um dos principais elementos para as técnicas de vendas que aumentam os lucros de uma farmácia. Um bom catálogo de mercadorias não atende só às necessidades do cliente, mas também aos seus desejos.

    É por essa razão que os produtos de perfumaria devem ser bem pensados antes de compor qualquer mix. Para escolher bem, você precisa se atentar à:

    • Marca: é conhecida? É bem falada? Possui comentários negativos sobre? Quanto costumam custar seus produtos?
    • Variedade: os fornecedores apresentam uma boa variedade em produtos de bem-estar?
    • Necessidades e desejos: o quanto os produtos de perfumaria são atrativos para o público-alvo da sua farmácia?

    Outra coisa que deve prestar atenção é nas novidades e tendências do mercado. O setor de perfumaria está em constante mudança e apresentar novidades é uma das chaves para manter os clientes visitando a farmácia.

    Mas enfim, quais são os produtos mais vendidos? Vamos por categorias!

    Xampus adultos

    Para começar a lista de produtos da perfumaria, as marcas mais vendidas em xampus adultos:

    • Pantene
    • Elseve
    • Dove
    • Clear
    • Seda
    • TRESemmé
    • Head & shoulders
    • Kerium

    Xampus infantis

    Já na lista de xampus infantis, os produtos mais conhecidos são:

    • Granado
    • Palmolive
    • Johnson & Johnson’s
    • Turma da Xuxinha
    • Trá Lá Lá
    • Minions
    • Ricca
    • Aqua

    Pós Xampus

    • Pantene
    • Seda
    • Elseve
    • Salon Line
    • Niely
    • Novex
    • Dove
    • TRESemmé

    Tintura e coloração

    A tintura e coloração é um setor dominado pelas mulheres, que prezam pela variedade de cores e tonalidades. Por essa razão, é importante escolher bem esses produtos ao montar o mix.

    Além disso, você precisa agrupar os produtos nas estantes de acordo com a sua classificação, do mais básico ao mais premium. Os produtos são:

    • Cor & Ton
    • Koleston
    • Biocolor
    • BeautyColor
    • Soft Color
    • Nutrisse
    • Maxton
    • Imédia Excellence

    Cremes dentais

    Cremes dentais, enxaguantes bucais e escovas de dente são itens básicos em qualquer farmácia. Para começar, os cremes, que devem ser separados e distribuídos nas estantes conforme o seu valor agregado.

    Por exemplo, um creme dental com dupla ação deve vir primeiro, sendo seguido pelo creme com função branqueadora. Ao final, coloque o que apresenta apenas a função de limpeza.

    Você também deve separar os produtos por gosto e sabor, visto que pode influenciar na escolha dos clientes. Os produtos são:

    • Colgate
    • Sensodyne
    • Oral-B
    • Close Up
    • Sorriso
    • Tandy
    • Prevent
    • Malvatrikids

    Escovas de dente

    Já as escovas de dente devem ser separadas por faixa etária, tendo uma divisão clara entre a linha adulta e a infantil. A linha infantil deve ficar na altura da criança, de forma que ocorra a venda por impulso.

    E quais são as escovas que devem estar presentes na lista de compras da farmácia?

    • Oral-B
    • Colgate
    • Curaprox
    • Sensodyne
    • Close Up
    • Bitufo

    Fixadores para dentadura

    O público mais velho é um dos mais presentes em estabelecimentos farmacêuticos. Os clientes na faixa de 60 a 90 anos são responsáveis por 17% da receita em drogarias de São Paulo, segundo a Varejo 360. Em 2012, era apenas 9%.

    Dessa forma, produtos vendidos para essa faixa fazem sucesso no setor de perfumaria. Para começar, os fixadores para dentadura, cujo os mais famosos são:

    • Ultra Corega
    • Super Corega
    • Corega
    • Fixodent
    • Dentalfix
    • Aderefix
    • Protefix
    • Algasiv
    • Segurdent

    Fraldas geriátricas

    As fraldas geriátricas devem ter uma separação de acordo com o seu principal comprador. É preciso ter em mente que o cliente pode ser o próprio idoso ou um cuidador/familiar mais próximo.

    Dessa forma, as fraldas devem ser separadas de acordo com o nível de incontinência urinária. E os principais produtos são:

    • Bigfral
    • Plenitude
    • Biofral
    • Master
    • Adultcare
    • Sensaty Premium
    • Masterfral
    • Higifral

    Fraldas infantis

    Fraldas infantis são compradas pelas mães – e raramente pelos pais. Dessa forma, a disposição dos produtos deve seguir as indicações dos pediatras, que são os maiores influenciadores desse público.

    Além disso, é importante ter atenção com o valor por unidade do produto. Os pacotes mais econômicos precisam ter maior destaque e serem separados por linhas. E quais são os mais econômicos?

    • Pampers
    • Huggies
    • Turma da Mônica
    • Pom Pom
    • Cremer
    • Hipopo Baby
    • MamyPoko

    Lenços umedecidos

    Os lenços umedecidos também devem ser comprados e distribuídos de acordo com a sua economia e tipo de linha (noite, diurnos, para meninos, etc). Os seus principais produtos são:

    • Huggies
    • Pampers
    • Johnson & Johnson’s
    • Fisher Price
    • Baby Wipes
    • Dove
    • Drybaby
    • Bebê Natureza

    Sabonetes

    Um dos produtos mais vendidos na farmácia é o sabonete, que entra na categoria de produtos para higiene pessoal. É importante que traga ele na versão em barra, usada na hora do banho, e líquida, mais comum em lavabos e pias.

    As principais opções são:

    • Protex
    • Dove
    • Nivea
    • Lux
    • Granado
    • Phebo
    • Rexona
    • Johnson & Johnson’s

    Desodorantes

    Os desodorantes também são os produtos mais vendidos na farmácia, já que são de uso diário e acabam rápido. Por essa razão, um dos principais aspectos que o cliente avalia são a duração e a forma de aplicação.

    Além disso, é importante avaliar com o fornecedor a fragrância e o nível de proteção que o produto entrega. As principais opções no mercado são:

    • Rexona
    • Dove
    • Nivea
    • Axe
    • Bozzano
    • Old Spice
    • Monange
    • Adidas
    • BÍ-O

    Absorventes higiênicos

    É importante que os produtos de perfumaria femininos tenham um espaço reservado que desestimule a passagem de homens. Isso diminui a sensação de constrangimento e incentiva a compra por esse público.

    Dentro dessa categoria, existem três produtos que chamam a atenção: os absorventes higiênicos, internos e de proteção diária. Vamos começar pelos higiênicos:

    • Intimus
    • Sempre Livre
    • Always
    • Naturalmente
    • Ladysoft
    • Diana Active
    • BigMaxi

    Absorventes internos

    • Intimus
    • Tampax
    • Always
    • Séc Natural
    • O.B.

    Absorventes diários

    • Intimus
    • Always
    • Carefree
    • Geriamax
    • Dauf
    • Inciclo
    • Sym
    • Prudence

    Protetores solares

    No verão, o foco da propaganda de farmácia deve ser os protetores solares. Nessa época, muitas pessoas querem aproveitar a praia sem se preocupar, o que aumenta a demanda por esses produtos.

    Eles costumam ser mais buscados em férias e feriados prolongados ou durante uma estação inteira – no caso, o verão. O importante é que ofereça diferentes níveis de proteção FPS e modos de aplicação.

    Os principais produtos nessa categoria são:

    • Nivea
    • Sundown
    • Minesol
    • Episol
    • Anthelios
    • Neutrogena
    • Solar Expertise
    • Sunmax
    • Ideal

    Curativos

    Os curativos possuem dois públicos bem específicos: aqueles que se previnem e aqueles que já se machucaram. Para ambos os casos, é importante que conte entre os produtos da farmácia com esparadrapos, ataduras, gaze, spray, antisséptico, etc.

    Um muito necessário entre eles é o curativo, cujo as marcas mais vendidas são:

    • Band-Aid
    • Nexcare
    • Granado
    • Cicatrisan
    • Salvelox
    • Tegaderm
    • Cremer

    Conclusão

    Só ter os produtos não é o suficiente para haver uma gestão de farmácia bem sucedida. Para começar, você deve saber como precificar o setor de perfumaria, levando em conta o seu preço e o seu valor.

    Preço e valor são duas coisas diferentes, já que o valor é subjetivo para o cliente ou público-alvo. O preço final é o resultado da soma de custo + tráfego + margem de lucro. A partir disso, você pode calcular preço e valor:

    • Preço: custo do produto + margem de lucro
    • Valor: custo do produto + margem de lucro + valor do produto para o público

    Depois de aprender a precificar, você precisa entender como o ponto de venda pode potencializar esse setor. Para isso, fique a par de quatro pilares: layout da farmácia, categorização, exposição e sintonização.

    • Através do layout da farmácia, você consegue definir a melhor localização e a quantidade de gôndolas e prateleiras
    • Na categorização, crie categorias (higiene pessoal, maquiagem, cosméticos) e subcategorias (os famosos mini combos)
    • Na exposição, identifique quais são os pontos de maior tráfego dos clientes (e quem são esses clientes). Disponhas os produtos nos pontos mais quentes sem misturar os diferentes públicos
    • Na sintonização, fique atento às preferências do público, sendo o atendente de farmácia muito importante nesse momento!

    Com isso, você está mais ou menos pronto para ter sucesso nas vendas de perfumaria em farmácia!

    O que você achou desse conteúdo?

    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
    Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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