fbpx

Propaganda para farmácia: O que fazer e o que NÃO PODE fazer

A propaganda para farmácia, apesar de suas regras, é possível de realizar. Com os devidos cuidados no marketing farmacêutico, é possível promover um aumento nas vendas e no faturamento do negócio.

11 abr 2023

Tempo de Leitura: 8 min.
propaganda para farmacia

“Tanto a publicidade, quanto a propaganda, devem respeitar a legislação vigente para as empresas farmacêuticas.”

Para conquistar um cliente, é importante pensar em atrativos como os descontos em medicamentos. Então, imagina só reunir os principais Programas de Benefícios em Medicamentos numa única plataforma? Essa é a ideia do Portal da Drogaria.

O Portal da Drogaria é uma plataforma de gestão e fornecimento de infraestrutura para os PBMs. Em seu espaço, é possível contar com a participação dos Programas e ajudar as farmácias e drogarias a ofertarem produtos com descontos.

Qualquer empresário no mercado farmacêutico sabe da importância dos descontos para a fidelização de um cliente. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre o sistema online!

O que você precisa saber sobre a legislação na propaganda para farmácia

Publicidade e propaganda são dois termos diferentes na teoria. A publicidade se trata da promoção de um serviço ou produto, se voltando apenas para a venda em si.

Já a propaganda tem como objetivo a transmissão de ideias e a influência do comportamento individual e coletivo. Nesse sentido, a propaganda é algo muito mais amplo para a farmácia, que não unicamente se preocupa em vender.

Porém, ainda corre o risco de ferir algumas das legislações vigentes para a farmácia. Acontece que o marketing farmacêutico é limitado pela legislação envolvendo a publicidade e propaganda de medicamentos: a RDC 96/2008.

Basicamente, é uma lei que proíbe qualquer estratégia que leve ao estímulo ou indução do uso indiscriminado de medicamentos. Mas apesar de limitar, ela ainda pode ser contornada de maneira inteligente.

    Quais são algumas das indicações da RDC 96/2008?

    A propaganda de medicamentos sem necessidade de prescrição deve apresentar obrigatoriamente:

    • Nome comercial do medicamento, assim como o nome da substância ativa
    • Nº de registro na Anvisa. Caso seja um medicamento de notificação simplificada, deve apresentar a frase: Medicamento de notificação simplificada RDC Anvisa nº…./2006. AFE nº……
    • A indicação do medicamento
    • A advertência “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO
    • Uma das três advertências da Anvisa (padrão, se é sedativo ou advertência relacionada à substância ativa do medicamento)

    Em materiais impressos, é possível divulgar o nome comercial do produto, substância ativa, apresentação (concentração, forma, quantidade), número de registro, nome do detentor e preço.

    Quanto ao que é exposto na farmácia, é possível informar o percentual de desconto para certos grupos de medicamentos. Por exemplo, genéricos, anti-hipertensivos e anticoncepcionais. Também pode informar os preços com desconto.

    É possível criar um programa de fidelização para a farmácia?

    Sim, é possível, mas não envolvendo os medicamentos. Por exemplo, a perfumaria da farmácia, cosméticos e outros produtos podem ser utilizados nesse programa de fidelização.

    Em geral, o que as farmácias fazem é oferecer o acúmulo de pontos, participação em sorteios ou desconto nos preços após uma compra. Os pontos acumulados podem ser usados na compra de um produto, contanto que não seja medicamento.

    Em que canais é possível realizar a propaganda farmacêutica?

    Um dos canais já citados são os materiais impressos, que envolvem flyers, jornais, panfletos e outros. Eles são umas das principais estratégias de marketing tradicional e costumam ser usadas para a publicidade local (rua, bairro, cidade).

    Dentro dele, deve ser destacado o outdoor, que apresenta uma frequência alta de divulgação na rua. Contudo, não abrange públicos diferentes e pode haver imprevistos naturais que dificultem sua visualização

    Também há os carros de som, que apresentam grande impacto local e um custo menor. Porém, causam poluição sonora e a taxa de conversão do público tende a ser baixa.

    Outra opção é o uso do SMS, que é assertivo, permite disparos em massa e pode ser usado para assuntos diversos. Contudo, você pode entrar na blacklist, caso mande mensagens para contatos muito antigos.

    Mais uma opção é a rádio ou TV, que atinge uma grande massa da população, principalmente em horário nobre. Porém, não há grande variedade de segmentação dos públicos aqui.

    Por fim, existem as redes sociais, que permitem uma segmentação mais eficaz, custo variado, pode viralizar e conta com diversos canais internos: WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc.

    Quais são as melhores estratégias de marketing para farmácias?

    Agora que sabe mais sobre a lei e onde divulgar sua farmácia, é hora de conhecer as principais estratégias de marketing. Apesar das dificuldades da legislação, é possível aplicar diferentes técnicas que aumentam as vendas e o faturamento.

    O universo do marketing traz diferentes possibilidades para as farmácias e drogarias no Brasil. Além de permitir a captação de novos clientes, também ajuda na fidelização daqueles que já são clientes da farmácia.

    Segundo Philip Kotler, grande publicitário, o investimento para adquirir um cliente é 5 a 7 vezes maior do que o de fidelização. Por essa razão que a maioria das estratégias são voltadas para criar clientes fiéis.

    Porém, quais são essas estratégias? Prosseguindo com a leitura, você vai entender as principais dicas e ferramentas de marketing. E com isso, poderá aplicar uma propaganda voltada para o segmento de mercado das farmácias!

    Passe confiança para o espectador através do panfleto

    As informações no layout do panfleto de farmácia devem ser objetivas e facilmente compreensíveis. Um bom preço ou visual atraente só funcionam se o design permitir um rápido entendimento do conteúdo.

    Por isso, evite o excesso de informações (seja texto ou imagem) e a desconexão entre as cores.

    Ponha em sua farmácia os principais tipos de placas informacionais

    Não existe só um tipo de placa que pode ser colocada na farmácia – são vários os tipos que podem cumprir com tarefas informacionais. No geral, todas devem ter uma harmonia com a identidade visual e o layout da sua loja.

    Além disso, não devem gerar poluição visual. De qualquer forma, quais são os tipos?

    • Placas obrigatórias: informações sobre a empresa, como CNPJ, nome fantasia, horário de funcionamento e licença sanitária. Também deve existir a identificação do farmacêutico
    • Placas opcionais: placas de setorização favorecem a circulação no estabelecimento. Placas de contato, com QR Code ou link, são bem úteis. Também podem anúncios promocionais e o logo da Farmácia Popular

    Alguns modelos de placas promocionais mais comuns são o Wobbler, Móbile Promocional e os displays de balcão.

    Faça publicidade estratégica no ponto de venda

    Aproveitando as placas informacionais, é importante que coloque os adesivos com propaganda em locais estratégicos do ponto de venda. Os principais locais são as paredes, os vidros da entrada e os cestões.

    Nas peças, ponha informações sobre os descontos oferecidos, que devem ser bastante visíveis para o público. Contudo, cuidado para não poluir visualmente a loja.

    Divulgue a sua loja através dos serviços oferecidos

    O delivery farmacêutico também pode ser utilizado como uma ferramenta de marketing para a farmácia. Aproveite o baú da moto do entregador para adesivar o número de contato da sua loja.

    Além disso, produza imãs de geladeira e outros brindes que sejam úteis em casa, como pano de prato. Todos devem ser personalizados com a identidade visual da sua farmácia.

    Aproveite as datas comemorativas para campanhas sazonais

    Dia das mães, das crianças, natal, páscoa e outros dias comemorativos devem ser aproveitados em campanhas de marketing. Afinal, nesses momentos, há uma vontade maior de consumo por parte dos clientes de uma farmácia.

    Num calendário, elabore ações de marketing específicas para cada data. Além disso, faça a lista de compras da farmácia com base em cada estação do ano, tendo em mente as demandas.

    Tenha um site

    A internet oferece grandes possibilidades para a farmácia, começando pelas redes sociais. Mas indo além delas, é possível criar um site para a propaganda da farmácia.

    O site é uma grande fonte de autoridade dentro do meio digital, sendo mais facilmente encontrado em ferramentas de pesquisa. E ao criar um layout agradável e responsivo, você facilita de ser encontrado em aparelhos celulares.

    Leve a sua marca para eventos locais

    Uma das principais ideias de propaganda para farmácia é participar de eventos sociais na sua localização. Aproveite os eventos para tornar a sua marca mais conhecida através de palestras de saúde e para a prevenção de doenças.

    Além disso, aproveite e leve uma tenda inflável para oferecer os serviços de aferição de pressão e de glicemia. Por fim, distribua brindes e realize sorteios!

    Pense bem no texto de propaganda da farmácia

    Ao pensar nas peças publicitárias do seu estabelecimento, é importante que desenvolva bem o texto de propaganda da farmácia. O texto pode ser tanto para os anúncios, quanto para as placas informacionais do espaço.

    Alguns exemplos são:

    • “Os preços altos também estão de férias – venha curtir o verão com a nossa farmácia!”
    • “Promoção: comprou, ganhou! Ao escolher qualquer produto da linha X, você recebe um produto Y de graça!”
    • “Tranquilidade e segurança na hora de comprar remédios tem nome”
    • “Remédio na hora e direto em casa? Só pedir no WhatsApp da (nome da farmácia)”

    “Já baixamos os preços. Agora é sua vez de baixar o aplicativo!”

    Conclusão

    Como pode ver, é possível sim realizar uma propaganda de farmácia que atenda à legislação vigente para o segmento. Tudo que precisa fazer é conduzir campanhas de marketing conscientes e pouco sensacionalistas.

    Para começar, você deve entender bem a lei que guia a publicidade e propaganda dos medicamentos. Você deve ter em mente como funciona a divulgação dessa categoria de produtos antes de partir para o resto.

    Depois, deve entender quais são os seus principais canais de divulgação. Veja qual faz mais sentido para a sua farmácia (ou se todos fazem sentido). É importante que foque nos canais que mais dão retorno.

    Por fim, com base na lei e nos seus canais de divulgação, você deve começar a pensar nas ferramentas de marketing. Se bem feita e bem organizada, a propaganda de farmácia para de ser esse bicho de sete cabeças!

      O que você achou desse conteúdo?

      Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.

      Sobre o autor:

      Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma
      Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *