fbpx

Farmácia independente x Franquia de farmácia

As farmácias independentes ainda apresentam força no Brasil, mesmo com o crescimento das franquias de farmácia. Contudo, por não ser franqueada, a farmácia deve se preparar em questões de organização, financeiro e logística.

20 jun 2023

Tempo de Leitura: 10 min.
farmacia independente

“Farmácias independentes correspondem a 65,18% da quantidade total de estabelecimentos.” (fonte: ABCFarma e IQVIA)

Para alguns brasileiros, as grandes franquias de farmácia dominam as cidades, visto que são fortemente presentes em todo canto. Contudo, isso não significa que a farmácia independente perdeu sua força – ela ainda existe por todo o Brasil.

Até meados de junho de 2021, existiam cerca de 82.827 estabelecimentos farmacêuticos funcionando. Desses, 53.984 eram farmácias independentes, sem relação com redes de farmácias ou associações de drogarias.

Ou seja, as farmácias independentes ainda são a maioria no Brasil. Mas como elas conseguem disputar espaço com as franquias e farmácias associadas? Prossiga com a leitura e entenda a situação!

Para começar, o que define uma farmácia independente?

As farmácias independentes são estabelecimentos farmacêuticos que não apresentam vínculo com franquias ou associações. Elas possuem uma administração independente, não sendo submetidas ao controle de uma empresa.

Dessa forma, podem tomar decisões próprias nos âmbitos operacionais, táticos e estratégicos, não tendo que seguir um direcionamento geral.

Com isso, é diferente das franquias de farmácia, onde há um franqueador que cede ao franqueado o direito de uso da marca. Só que exige que o franqueado siga as regras e direcionamentos gerais da empresa controladora.

Também é diferente das farmácias associadas, visto que não há relação com outros estabelecimentos farmacêuticos. Em geral, atua individualmente, podendo ser uma farmácia pequena e familiar.

Atualmente, ainda é um modelo de farmácia muito forte, estando presente principalmente em São Paulo. No estado, podem ser encontradas cerca de 14.848 farmácias independentes.

Qual é a presença da farmácia independente nos estados brasileiros?

Não é apenas em São Paulo que as farmácias independentes têm uma presença mais sólida. No Rio de Janeiro, por exemplo, é onde elas possuem a maior média de faturamento (R$ 92.000,00).

E quanto aos outros estados?

  • Amapá: 200 farmácias independentes, tendo uma média de faturamento de R$ 82.000,00
  • Goiás: 3.231 farmácias, com R$ 67.000,00 de faturamento
  • Mato Grosso do Sul: 1.064 farmácias, com R$ 60.000,00 de faturamento
  • Ceará: 2.359 farmácias, com R$ 59.000,00 de faturamento
  • Santa Catarina: 3.304 farmácias, com R$ 57.000,00 de faturamento
  • Acre: 255 farmácias, com R$ 53.000,00 de faturamento
  • Amazonas: 938 farmácias, com R$ 52.000,00 de faturamento
  • Tocantins: 719 farmácias, com R$ 52.000,00 de faturamento
  • Pará: 2.525 farmácias, com R$ 51.000,00 de faturamento
  • Rondônia: 630 farmácias, com R$ 51.000,00 de faturamento
  • Minas Gerais: 9.049 farmácias, com R$ 49.000,00 de faturamento
  • Paraná: 4.980 farmácias, com R$ 48.000,00 de faturamento
  • Pernambuco: 3.437 farmácias, com R$ 46.000,00 de faturamento
  • Rio Grande do Sul: 5.012 farmácias, com R$ 42.000,00 de faturamento
  • Maranhão: 2.615 farmácias, com R$ 36.000,00 de faturamento
  • Piauí: 1.494 farmácias, com R$ 34.000,00 de faturamento
  • Entre outros estados!

Existe queda na presença das farmácias independentes pelo Brasil?

Apesar de sua força no varejo farmacêutico, de fato as farmácias independentes mostraram queda. Segundo o levantamento da FEBRAFAR e ICTQ, as farmácias de bairro registraram queda em algumas capitais brasileiras.

O principal fator foi o crescimento das grandes redes de farmácia, que apresentam uma ótima ramificação espacial.

De qualquer forma, os principais estados que registraram a queda das farmácias independentes foram:

  • Espírito Santo, com 20,6% de queda
  • Rio Grande do Norte, com 17,6% de queda
  • Santa Catarina, com 15,2% de queda
  • Amazonas, com 8,4% de queda
  • Mato Grosso do Sul, com 2% de queda
  • Rio Grande do Sul, com 0,6% de queda!

    Farmácias independentes x franquias de farmácias: quem tem mais força?

    Dentro do varejo farmacêutico, existem dois modelos de farmácia principais: farmácias independentes e franquias de farmácia. Vários aspectos diferenciam esses dois modelos, mas o principal é a liberdade na gestão do negócio.

    Quando farmácias participam de grupos farmacêuticos, elas acabam ficando submetidas às cláusulas contratuais:

    • A escolha do mix de produtos
    • Método de realização dos pedidos de compras
    • Padronização de layout e fachada
    • Utilização da marca da rede de farmácias
    • Sistema da farmácia

    Além disso, existem outros pontos negativos, como o pagamento de royalties. Os royalties são uma espécie de taxa que é recolhida para garantir o uso da imagem da rede no marketing farmacêutico e em outros espaços.

    Por essas razões que se discute se vale a pena montar uma farmácia independente? E a resposta é: vale. Mas é uma questão que depende do seu planejamento para formar uma farmácia.

    Afinal, a criação de uma farmácia independente exclui uma das principais vantagens de uma franquia: o apoio financeiro, logístico e teórico do franqueador.

    Vale a pena criar uma farmácia independente?

    A principal vantagem e diferencial da farmácia independente no mercado farmacêutico é a liberdade nos serviços prestados aos consumidores. Elas prestam serviços de atenção farmacêutica e um atendimento personalizado.

    E essa é uma das principais críticas nas redes e associações: pela alta rotatividade de clientes, há uma grande falta de um atendimento mais humanizado. Falta a eles ofertarem serviços agregados para além da venda dos medicamentos.

    Claro que não é possível ignorar que farmácias independentes perdem em competitividade quando o assunto é preço dos medicamentos. Afinal, as franquias e associações compram em volume elevado, o que diminui o preço final de venda.

    Contudo, ainda existe liberdade para as farmácias pequenas negociarem com os fornecedores melhores condições de compra. Dessa forma, ainda vale a pena criar uma farmácia independente.

    Farmácia independente x franquia de farmácia: uma análise comparativa

    As farmácias são estabelecimentos essenciais para a saúde e bem-estar da população. Elas desempenham um papel vital ao fornecer medicamentos, oferecer orientações sobre saúde e realizar serviços farmacêuticos importantes. No entanto, quando se trata de escolher onde adquirir produtos farmacêuticos, surge o dilema entre farmácias independentes e franquias de farmácia. Neste artigo, vamos analisar e comparar esses dois modelos de negócio, levando em consideração diversos aspectos.

     

    1. Propriedade e Gestão

    Uma das principais diferenças entre farmácias independentes e franquias está na sua estrutura de propriedade e gestão. A farmácia independente é geralmente de propriedade de um único indivíduo ou uma pequena empresa, enquanto a franquia é parte de uma rede maior, com uma empresa-mãe que detém os direitos da marca e define as políticas e procedimentos a serem seguidos.

    A propriedade independente permite maior flexibilidade e autonomia nas decisões e no atendimento ao cliente. O proprietário tem a liberdade de adaptar-se às necessidades da comunidade local e tomar decisões com base em sua própria visão. Já a franquia oferece um modelo de negócio estabelecido, com suporte e estrutura pré-definida. Isso pode ser benéfico para aqueles que preferem ter um modelo de negócio já estabelecido e diretrizes claras a seguir.

     

    2. Relação com os clientes

    Outro aspecto importante a ser considerado é a relação com os clientes. Farmácias independentes costumam ter uma abordagem mais personalizada. Os proprietários e funcionários muitas vezes conhecem os clientes pelo nome e podem oferecer um atendimento mais próximo e individualizado. Isso pode ser especialmente valioso para pessoas que precisam de aconselhamento especializado ou têm condições de saúde complexas.

    Por outro lado, as franquias de farmácia podem oferecer uma experiência mais padronizada, mas também trazem a vantagem de ter uma rede maior de lojas. Isso pode significar uma disponibilidade mais ampla de produtos e serviços, além de programas de fidelidade e descontos que podem beneficiar os clientes.

     

    3. Variedade de produtos e serviços

    A variedade de produtos e serviços oferecidos é um fator importante para os consumidores. As farmácias independentes podem ter uma seleção mais limitada de produtos, devido a restrições de espaço e recursos financeiros. No entanto, elas podem se concentrar em oferecer produtos de qualidade selecionados para atender às necessidades da comunidade local.

    As franquias de farmácia geralmente têm uma gama mais ampla de produtos, graças ao poder de compra em larga escala e ao suporte da empresa-mãe. Além dos medicamentos, elas podem oferecer uma variedade de itens de conveniência, suplementos alimentares, produtos de beleza e cuidados pessoais. Também podem fornecer serviços adicionais, como vacinação, exames de saúde e até mesmo consultas farmacêuticas.

     

    4. Preços e descontos

    Quando se trata de preços e descontos, não há uma resposta única para determinar se farmácias independentes ou franquias são mais vantajosas. A competição e a negociação com fornecedores podem permitir que farmácias independentes ofereçam preços competitivos em certos produtos. Além disso, elas podem ter mais flexibilidade para aplicar descontos personalizados ou programas de fidelidade para os clientes.

    As franquias de farmácia, por sua vez, podem se beneficiar das parcerias com grandes empresas e distribuidores, o que pode resultar em preços mais baixos para alguns produtos em comparação com as farmácias independentes. Além disso, as franquias geralmente têm programas de fidelidade estruturados, que oferecem vantagens aos clientes que compram regularmente.

     

    5. Impacto na comunidade

    As farmácias independentes muitas vezes têm um impacto significativo na comunidade local. Elas podem patrocinar eventos, apoiar instituições de caridade e estar envolvidas em iniciativas de saúde pública. Além disso, a proximidade com os clientes permite que elas estejam mais atentas às necessidades específicas da comunidade e forneçam um serviço adaptado a elas.

    As franquias de farmácia também podem contribuir para a comunidade por meio de ações corporativas e programas de responsabilidade social. No entanto, sua abrangência pode ser mais ampla, abrangendo várias localidades e, portanto, seu impacto pode ser menos focado em uma comunidade específica.

    Como montar uma farmácia independente de sucesso?

    Como disse antes, a farmácia independente depende apenas de si mesma, já que não está associada ou faz parte de uma franquia. Sendo assim, a gestão financeira deve ser ainda mais sólida para garantir o seu sucesso.

    Apesar de sua liberdade tática, operacional e estratégica, ter uma farmácia independente significa mais responsabilidade. E também significa entender o seu local de atuação, já que é uma farmácia mais próxima do bairro ou cidade.

    Além disso, você precisa:

    • Ter um plano estratégico definido, com modelo de negócio bem escolhido e plano de negócio bem estabelecido
    • Estabelecer metas e objetivos, tendo noção do mercado farmacêutico onde está inserido e da intenção de compra do público
    • Organizar os seus processos e atividades, de forma a criar um fluxo fácil de entender por todos os funcionários
    • Investir em treinamento, capacitando seus funcionários

    Mas o assunto não para aí!

    Leve em conta o seu planejamento para montar as estratégias

    Após ter o seu plano estratégico definido, você deve iniciar as estratégias para a realização do plano. E as estratégias partem da seguinte ideia: você deve oferecer algo que as outras farmácias, principalmente franquias, não oferecem.

    Preço baixo é uma estratégia, mas não é a melhor estratégia, já que só funciona no curto prazo e pode causar déficit. Qualidade no atendimento e serviços farmacêuticos são ações a longo prazo.

    Faça uma pesquisa de locação

    Como farmácia independente, você depende apenas de seu estabelecimento. Por isso, é importante conhecer a região e o público local para escolher o melhor lugar para atuação. A movimentação e o fluxo de pessoas é essencial.

    Para ajudar, utilize ferramentas de geolocalização, que permitem mapear e analisar o ponto comercial. Através delas, você entende onde há maior potencial de vendas.

    Produza um cronograma para montar a farmácia

    É importante que exista um cronograma para a construção da farmácia, já que qualquer atraso significa custos adicionais. As datas definidas no cronograma devem ser acordadas com os seus fornecedores.

    Essas datas devem envolver todos os pedidos da loja, como móveis, fachada, piso, letreiro, sanca e, claro, os produtos. Dessa forma, as datas dependem do orçamento que foi definido pela gestão financeira.

    Defina o que vai compor o mix de produtos

    O estoque inicial é a compra mais importante da farmácia: preenche os espaços vazios da farmácia e serão as primeiras vendas que vai realizar. Mas claro que as vendas só vão ocorrer se você pensar bem os produtos.

    Por isso que deve montar um mix de produtos que atenda às expectativas do cliente – e isso parte do seu estudo regional e de público.

    Conclusão

    As farmácias independentes ainda têm força no Brasil, mesmo com o crescimento das franquias no período de pandemia. Essa força reside nas suas principais vantagens para o empreendedor:

    • Maior liberdade na tomada de decisão, já que não precisa seguir o padrão preestabelecido por uma franquia
    • Sem royalties, pois o pagamento de valores fixos mensais não ocorre para quem não participa de redes e associações

    Porém, também há desvantagens. Para começar, o poder de barganha é reduzido, já que você não compra grandes volumes de produtos com os fornecedores. E com isso, há o risco de furo de estoque.

    Também é de se considerar que o investimento em marketing farmacêutico é mais pesado, já que não há a presença de uma grande marca. Por fim, é fácil de haver o descontrole financeiro.

    Por isso, bote na balança os prós e contras antes de decidir por uma farmácia independente!

    O que você achou desse conteúdo?

    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
    Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *