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Delivery Farmacêutico: Como implantar o melhor sistema

O delivery farmacêutico tem crescido no Brasil após a pandemia. Dessa forma, toda farmácia e drogaria deve estabelecer esse sistema entre os seus serviços e aprimorá-lo para o atendimento numa farmácia online.

28 fev 2023

Tempo de Leitura: 8 min.
Delivery Farmacêutico

“Pedir remédio por aplicativo, por exemplo, tem ganhado cada vez mais adeptos que encontram nessa opção vantagem, praticidade e economia.” (Guia da Farmácia)

O delivery farmacêutico não é uma novidade dentro do varejo farmacêutico. Desde sempre ele foi praticado no Brasil, já que simplifica o trabalho dos estabelecimentos. O que acontece agora é a adição da tecnologia ao serviço.

Sendo assim, o que se pensa hoje em dia é no delivery de farmácia aliado com a farmácia online. Isso se trata de aliar a entrega em domicílio com os serviços de delivery (Uber, iFood, etc), WhatsApp e outros canais digitais.

Porém, para conseguir isso, é necessário estruturar de maneira inteligente o serviço de delivery. Prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais sobre esse sistema para farmácia!

O delivery farmacêutico está realmente em alta no Brasil?

A pandemia da COVID-19 e o isolamento social promoveram grandes mudanças no cotidiano do brasileiro e no varejo farmacêutico. Desde 2020, o delivery de farmácia apresentou uma grande ascensão, segundo a Abrafarma.

No primeiro trimestre de 2022, o crescimento dessa modalidade de serviço foi de 40%, quando comparado com o mesmo período em 2021. Nesse ritmo, chegou a faturar mais de R$ 815 milhões.

Voltando um pouco mais no tempo, entre 2019 e 2020 houve uma duplicação de tamanho no delivery de farmácias. Dessa forma, em 2021, o faturamento chegou a 2,8 bilhões de reais, um crescimento de 56,8% em relação ao ano anterior.

Sendo assim, o delivery apenas aumentou com o passar dos anos. E com a flexibilização da legislação para a venda de medicamentos controlados, o crescimento se tornou ainda mais claro.

Dessa maneira, o esperado de toda farmácia e drogaria no Brasil é que invista na entrega em domicílio mais digital!

O que diz a legislação brasileira sobre o serviço de delivery?

Muitas empresas já realizam a entrega em domicílio. O que está mudando agora é o sistema praticado para a realização desse serviço, que está se tornando cada vez mais digital. Com essa mudança, vem uma preocupação com a legislação.

O que a legislação estabelece é que a gestão da farmácia deve garantir um farmacêutico responsável durante o funcionamento do espaço. Dessa forma, ele estará presente durante a compra de um remédio por delivery.

No delivery de medicamentos, o atendente da farmácia deve solicitar o documento/receita do cliente por e-mail, WhatsApp, internet, etc. Inclusive, na venda do remédio, o entregador deve levar um papel impresso com os seguintes dados:

  • Nome do farmacêutico que realizou a dispensação do medicamento
  • Telefone + endereço da farmácia
  • Forma de utilização do medicamento

Além disso, o atendente da farmácia não pode permitir todo tipo de delivery dos medicamentos. Os remédios tarja preta, por exemplo, possuem controle especial da Anvisa e só podem ser vendidos presencialmente.

O mesmo é válido para os medicamentos enquadrados no Programa da Farmácia Popular!

Agora, como montar o melhor delivery farmacêutico para o seu negócio?

Planejamento é a palavra-chave para o melhor delivery farmacêutico. Contudo, para pensar no planejamento, é necessário antes entender as qualidades e defeitos aparentes em seu negócio. É aí que entra a análise SWOT da farmácia.

Também conhecida como análise FOFA, ela se trata de um método de planejamento estratégico que envolve a análise de cenários para melhor tomada de decisões. Essa análise é realizada através de 4 fatores:

  • Strenghts (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

As forças e fraquezas se referem unicamente a você e sua empresa, ou seja, são fatores internos e possíveis de maior mudança. As oportunidades e ameaças são fatores externos, ou seja, que exigem uma adaptação da sua empresa.

Feita a análise SWOT, e outras análises importantes, você já andou meio caminho para um ótimo serviço de delivery. Prossiga com a leitura e veja o que mais falta para melhorar a sua performance neste serviço!

1. Tenha noção de como funciona o seu público-alvo

Antes de qualquer decisão, você precisa analisar o público-alvo da farmácia. Sem isso, não é possível entender o que vai oferecer no estabelecimento e como vai oferecer algo nele.

E pensando especificamente no serviço de delivery, você deve entender o seu público a partir de perguntas como:

  • Seus consumidores têm o hábito de ir até a farmácia?
  • Eles apresentam familiaridade com os smartphones e a internet?
  • Há interesse prévio dos clientes por um serviço de entrega em domicílio?
  • Se já oferece o serviço, é comum que receba muitos pedidos de entrega e ligações?

Aproveite as perguntas e elabore um Mapa da Empatia, ferramenta que permite entender melhor o que ele pensa, deseja, necessita e teme.

2. Realize o benchmarking de mercado

O benchmarking de mercado se trata da comparação entre produtos e serviços de outras empresas do ramo com os seus. Essa técnica aprimora a noção de mercado, permite o estudo de novas estratégias e promove novas ideias.

Em geral, ela ajuda na gestão da farmácia por completo, mas pode ser usada para fundamentar a sua decisão pelo oferecimento ou não do delivery. Além disso, ajuda a entender a relação entre o tamanho da cidade e o serviço de entrega.

3. Use um sistema para farmácias

Ao adotar um sistema de delivery, você traz uma nova questão para o seu negócio: como administrar as vendas realizadas no espaço físico e as vendas realizadas por delivery? A resposta é o Enterprise Resource Planning ou Sistema ERP.

O ERP é um sistema de gestão que permite a organização das informações geradas pela empresa. Através dele, é possível armazenar e administrar diferentes processos (estoque, logística, clientes, produtos, etc) num único local.

Com isso, ele otimiza o fluxo de comunicação, evitando que as vendas realizadas em delivery atrapalhem o ritmo das vendas presenciais. Por isso, adote um sistema para farmácias antes de implantar o serviço de delivery!

4. Agilize o atendimento através do Whats para farmácias

Um delivery que demora para ocorrer acaba pegando mal para a imagem da farmácia. Por isso que é comum para muitas empresas do meio adotarem o WhatsApp Business como principal canal para vendas.

O Whats para farmácias é um meio informal, mas muito útil, para o atendimento ao público. Afinal, os pedidos são rapidamente atendidos através dele e, como está no formato Business, podem ser limitados por horário.

Porém, não esqueça de uma coisa: a velocidade do atendimento depende muito do treinamento de seu atendente. Se ele for lento, não é um aplicativo que vai resolver o problema.

5. Agilize também o tempo de atendimento do entregador

Nunca prometa um tempo pequeno de entrega se isso não for possível, pois caso não cumpra com isso, ficará marcado como um negócio desonesto. Porém, nada impede você de tentar o menor tempo de entrega. Para isso, você precisa:

  • Conhecer todas as rotas e o trânsito na região, além de estar atento para mudanças de sentido ou trechos interditados. O Waze ajuda muito nesse sentido
  • Escolher o melhor serviço de motoboy, que pode ser próprio da empresa ou parte de um serviço terceirizado, o que gera economia de caixa

 

6. Não esqueça da Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e)

A Nota Fiscal Eletrônica deve ser emitida para tornar a entrega em domicílio mais segura para o cliente, caso ocorra algum problema na entrega. Afinal, a nota facilita o processo de logística reversa, como devoluções, trocas e outras coisas.

Além disso, é o direito do consumidor receber esse documento e, de qualquer forma, ele aumenta a confiança do cliente em você.

7. Seja inteligente nas taxas de entrega e precificação

A taxa de entrega deve ser definida de uma maneira que respeite as finanças da empresa, mas que não afaste o interesse dos clientes. Em geral, a opção mais atraente é a isenção da taxa.

Isso é possível se você estabelecer uma quantidade mínima de dinheiro gasto. Por exemplo, se o cliente gastar R$ 80,00, ele ganha o frete gratuito.

Outra solução é apenas variar a taxa de acordo com a proximidade do ponto de entrega. Dessa forma, bairros próximos teriam um frete mais barato!

8. Aproveite o delivery para fazer a propaganda da farmácia

O delivery deve ser usado como uma ferramenta de propaganda da farmácia. Afinal, é possível reforçar a sua marca/branding nos baús de motos, carros, uniformes dos funcionários, sacolas, panfletos da farmácia, etc.

Dessa forma, você potencializa o reconhecimento de marca e estimula o desejo de compra para os atendimentos posteriores.

9. Não esqueça de trazer vários canais de comunicação

O Omnicanal se trata da fusão de canais online e offline para estreitar as relações e experiências de compra. Com várias formas de contato, você eleva as chances de lucro e satisfação.

Por isso, é importante que sempre diversifique as suas formas de contato, não limitando as opções do cliente.

Conclusão

Para implantar o sistema de delivery, você precisa ter análise, planejamento e noções de mercado. Além disso, precisa acompanhar o que está sendo feito no quesito tecnologia, pois com certeza isso deverá ser implantado no seu negócio.

Dessa forma, farmácias e drogarias que aderirem ao projeto, poderão ter um sistema de delivery muito mais simples. Porém, esse e-Delivery é apenas uma das possibilidades nesse ramo do mercado.

É por essa razão que o delivery é algo crucial para as farmácias e drogarias, pois amplia as vendas e te mergulha de vez no digital. Se a sua empresa ainda não implantou o delivery farmacêutico, implante. Se tem, aprimore!

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Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer sua farmácia.
Sobre o autor: Wendel Oliveira – Diretor Comercial da i3W Farma Cursou MBA em Finanças pela Ibmec e Gestão Contemporânea pela Nortus. Trabalha no ramo farmacêutico a mais de 25 anos, tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação para seus parceiros a todo instante.

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